Resenha Internacional: The Breakup Club - Melissa Senate - Viaje na Leitura

02/01/2012

Resenha Internacional: The Breakup Club - Melissa Senate

Livro: The Breakup Club
Série: Não há
Autor: Melissa Senate
Editora: Red Dress Ink
Categoria: Literatura Internacional  
ISBN: 9780373895588
Páginas: 296
Lançamento: 1º de Janeiro de 2006
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 


"Lucy, Miranda, Christopher and Roxy are all employees at Bold Books, a major New York publishing house. While put together to work on a high- profile insta-book, these four become fast friends and also form a support group for dumpees, as they have all recently been jilted. And so The Breakup Club is formed, and through the time spent together they learn about life, love, each other and themselves."

A grande vantagem de poder ler em Inglês é que, além de poder ter a experiência de ler histórias escritas por autores americanos em sua forma totalmente original (afinal, muito é perdido na tradução), você tem a oportunidade de, simplesmente, conhecer mais histórias. Poder pegar aquele livrinho que ninguém conhece e que talvez nunca seja traduzido, dar uma chance àquele autor e àquela obra, é uma das coisas que eu mais adoro fazer - porém, faz muito tempo que eu realmente não colocava isso em prática. Para diferenciar um pouco, resolvi buscar em blogs literários americanos alguns livros pouco conhecidos, e o primeiro que me deparei foi este: The Breakup Club.  
Faz 17 leituras que eu não dou cinco estrelas para um livro - mas foi só começar a ler The Breakup Club que me encontrei completamente imersa em sua história: as dores e vitórias dos personagens tornaram-se minhas dores e vitórias. Pelo título, já da para saber sobre o que se trata: um grupo de pessoas que acabaram de ter o relacionamento terminado. A capa mostra os quatro protagonistas dessa história que divide seus dezesseis capítulos entre os personagens - em cada capítulo, muda o narrador. Começamos por Lucy - casada, mãe de uma garota de 12 anos, editora sênior da Bold Books. Ela ama seu trabalho, sua filha, seu marido... Apesar de que o casamento, há um ano, não esteja em seu melhor momento. Os dois pareciam mais colegas de quarto do que marido e esposa e, de repente, ele começa a agir de forma estranha. A critica, dá pitis, se mostra frio e distante... Mas o problema mesmo começa quando Lucy encontra no bolso da calça de seu marido, médico, uma prescrição onde estava escrito suas "resoluções de ano novo" - na verdade, podemos colocar isso no singular, já que só havia uma resolução de ano novo... Uma que fez o mundo de Lucy cair. 

Em seguida temos Miranda, irmã mais nova de Lucy. Miranda é completamente apaixonada por Gabriel - seu ex-namorado há seis meses. Ela ainda tem esperanças de que ele vá voltar, esperanças de que ele perceba que Miranda é o amor de sua vida. Trabalha como editora de romances (tudo bem, assistente) também na Bold Books e odeia o seu trabalho. Adora ler - mas por diversão, não quando é obrigada! Tem um carinho todo especial por sua sobrinha Amélia e é aquela típica tia estilo jovem, descolada e, ao mesmo tempo, madura. Como único personagem principal masculino temos Christian - pai solteiro, ainda não conseguiu superar sua esposa que o deixou há dois meses para viver com outro homem. Ela mesma admitiu que estava tendo um caso - depois pegou suas coisas e foi embora. Christian tenta ser o melhor pai possível para Ava, não lhe falta amor para dar à filha. Também trabalha na Bold Books e, para tentar manter a cabeça longe dos assuntos do coração, trabalha arduamente dia e noite, noite e dia. 

Por fim, mas não menos importante, temos Roxy - uma garota que simplesmente não viveu o suficiente para saber o que quer da vida. No dia do seu casamento, ela finalmente acorda e percebe que ela não quer se casar com seu amor de infância, o único amor de sua vida, Robbie. E agora, casar e tentar viver assim ou... Fugir e tentar descobrir as coisas por si própria?


Eu amei, amei, amei o livro - e todos os fatores possíveis contribuíram para isso. Começando com os personagens: eles são totalmente reais, diferentes, unidos por apenas duas coisas: o coração partido e o local de trabalho. Cada um tem uma personalidade tão própria, mas ao mesmo tempo tão real - é possível enxergar pessoas que você conhece em cada um deles. Depois, tem a própria escrita da autora que consegue prender você do início ao fim. A história já é dinâmica por culpa da troca de personagens durante a narrativa, mas até a própria escrita da autora é dinâmica - os personagens pensam, falam, agem, sentem... Mas não como qualquer outro. Achei que foi tudo - tudo! - na medida certa. Também há o fator bônus de que eu me identifiquei muito com os personagens e suas dúvidas: posso ter apenas 15 anos, mas é incrível para onde voa a mente de alguém dessa idade. Sempre quis saber o que muda quando as pessoas se casam. É muito grande a quantidade de casais que vejo que não se mostram tão apaixonados. Ou, simplesmente, não se mostram apaixonados – sempre brigam, discutem às vezes mal se falam... Mas continuam juntos. Também há aquele medo (no meu caso, distante) quando você pensa "será que um dia eu vou ficar com alguém... Para sempre?". E o livro também fala disso: das inseguranças.

Pela capa e pelo título, julguei o livro como um chick-lit um tanto fútil, apenas para passar o tempo - mas acabei descobrindo tanta coisa durante a leitura que é até difícil (apesar do tamanho da resenha) falar sobre ele.

Não tenho nada a reclamar sobre o livro, a não ser que eu não consegui largá-lo, o que afetou um pouco meu o dia. Mas isso, a gente releva.


Ni tem quinze anos é estudante do ensino médio adora chick-lit, romance e ficção científica!
Geminiana, leitora compulsiva, dramática. Gosto de chuva, sol, perfumes, idiomas e amo viajar - seja by plane, bus, car ou books. Tenho cabelos vermelhos, um coelho, um blog e muitos livros! 
 
Redes Sociais da Ni :
 





9 comentários

  1. ADORO a Melissa Senate. Quer dizer, só li um livro dela, mas adorei. Vou correr atrás desse! *-*

    ResponderExcluir
  2. Que chique uma resenha internacional *-*
    Estou com vontade de pegar um livro bem fácil de espanhol pra começar a ler (a língua que eu estudo) para aprender mais e conhecer novos autores... Mas, inglês... odeio para ler :/ hihi

    Beijos
    http://leitoracompulsiva1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bom mesmo =D, um dia eu paro de preguiça e começo a ler em inglês,kkkk.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de ler livros em inglês também, mas algumas vezes prefiro esperar pelo livro traduzido! Primeiro porque leio muito mais rápido em português e depois porque, ainda que alguma coisa se perca na tradução, muita coisa é adaptada à nossa cultura, como algumas gírias e expressões!
    Pelo o que você contou do livro, parece mesmo muito bom... Vou anotar a dica!!
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Quero ler!! Vou comprar ele em e-book mesmo e ler! Só vou esperar minha lista de livros físicos diminuir um pouquinho.

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. AAAA quero ler agora , como faz ein ???")

    ResponderExcluir
  7. Ni que resenha incrível... ADOREI!!!
    Que inveja de vc consegue ler esses livros incríveis em inglês - hahah.

    Beijão =)

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha, me fez querer ler o livro o mais rápido possível.
    Só uma dúvida, esse livro é nível fácil de inglês? Meu inglês não é dos melhores, mas quero ir treinando lendo esses livros, porém tenho que começar com aqueles mais fáceis.

    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fácil! Acho que para um nível intermediário de Inglês uma coisinha ou outra vai precisar de um dicionário, sabe? A narrativa é tão simples e gostosa que chega uma hora que você nem percebe mais que está lendo em Inglês hahahaha! Beijo :* <3

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!