Viaje na Entrevista com Sèlene D'aquitaine - Viaje na Leitura

22/07/2012

Viaje na Entrevista com Sèlene D'aquitaine

Olá viajantes!
Trago uma entrevista super especial, desta vez, com a autora nacional Sèlene D'aquitaine. Já resenhei os dois primeiros volumes da Trilogia Annástria: Annástria e o Príncipe dos DeusesAnnástria e os Sete Escolhidos e em breve também teremos resenha de um outro título da autora! Vamos conferir este papo divertido?

Viaje na Leitura - Primeiro, gostaríamos de agradecer pelo tempo disponibilizado para esta entrevista, é sempre um prazer entrevistar nossos autores brasileiros, que tal começar falando um pouco de você?
Sèlene D'aquitaine - Sou uma garota muito batalhadora, tímida, viciada em livros e estudos. Sim, eu adoro estudar! Adoro assistir as aulas do meu curso (Letras – USP), ler os textos recomendados na faculdade. Gosto de ir ao cinema, teatro e ficar em casa relaxando. Sou muito ligada a minha família, principalmente a minha mãe. Ah, claro amo café, bem forte e sem açúcar!

Viaje na Leitura -Você costuma visitar blogs literários? Você acredita que as opiniões dos blogueiros influenciam os leitores na compra de um livro?
Sèlene D'aquitaine - Gosto dos blogs literários, visito vários. Acho que sim, a opinião do blogueiro pode acabar influenciando assim como uma divulgação “boca-a-boca”.

Viaje na Leitura - Qual característica é fundamental na escolha de um livro? Você costuma comprar um livro pela capa? Qual seu gênero favorito?
Sèlene D'aquitaine - Não compro livros pela capa. Eu leio a sinopse e dou uma espiadinha das primeiras páginas. Acho que o fundamental é a ideia trabalhado no livro, o conteúdo, os assuntos abordados, a linguagem utilizada.

Viaje na Leitura - Todo mundo sabe que, antes de escritor, existe o leitor voraz, você lê muito? Quais seus títulos e autores favoritos?
Sèlene D'aquitaine - Eu amo ler, com certeza! Meus livros favoritos são: Ken Fullet (Os Pilares da Terra), JK Rowling (série Harry Potter), Taylor Caldwell (Os Pilares da Terra), Machado de Assis (Dom Casmurro), CS Lewis (Crônicas de Nárnia, Além do Planeta Silêncioso e Perelandra), entre outros.

Viaje na Leitura - O que te  influenciou a escrever, teve algum grande incentivo?
Sèlene D'aquitaine - Sempre amei ler e escrever, desde pequena, uma paixão. Eu adorava brincar de inventar pequenos contos e novas histórias para os personagens dos meus livros favoritos. Minha mãe sempre é uma grande incentivadora. Ela me dá muito apoio em relação aos meus livros.

Viaje na Leitura - Você escreveu e publicou alguns títulos, fale sobre a criação deles.
Sèlene D'aquitaine -  De modo geral, eu começo com um resumo com as ideias gerais. A partir daí eu desenvolvo a estória. A cada novo livro eu procuro me aprimorar, superar o anterior.  Penso nas personagens e como quero que cada um seja, como irei trabalhar cada um deles no decorrer dos livros; protagonistas e secundários. Também penso como quero contar a estória, como encadear cada palavra, como trabalhar a linguagem no decorrer da trama; o modo de falar, pensar e agir das personagens.

Viaje na Leitura - A trilogia Annástria  surpreende pelas aventuras, fantasias e cenas fantásticas, como foi desenvolver a narrativa de cada um deles e chegar ao livro finalizado?
Sèlene D'aquitaine - Primeiro eu escrevi um rascunho com as ideias principais da trama. Muitas vezes eu também fazia tópicos para cada capítulo. Isso ajuda bastante a organizar as ideias. A partir do segundo volume o livro é divido em partes, cada parte narrada por um personagem diferente. Cada personagem tem sua visão de mundo dentro dos acontecimentos vividos da trama, cada um pensa, fala e age de um jeito.

Viaje na Leitura - Como foi o desenvolvimento do primeiro volume da Trilogia Annástria?
 Sèlene D'aquitaine -  O primeiro volume introduz o leitor no universo de Annástria, uma dimensão que está passando por um período nebuloso e tenso. Tem-se uma ideia da situação atual de Annástria. A narrativa foi escrita em terceira pessoa, alias esse é o único livro da trilogia nessa tipo de narrativa, os demais são em primeira pessoa. Utilizei um rascunho inicial, uma base e tópicos para cada capítulo. A linguagem eu procurei deixar dinâmica, de modo que a leitura fluísse, ficasse prazerosa, cada vez mais cativante.

Viaje na Leitura - Antes de começar a escrever o primeiro volume você já idealizou a trilogia ou foi durante a escrita que decidiu prolongar o título?
 Sèlene D'aquitaine -  Sim, desde o começo a trama foi planejada para ser uma trilogia, cada livro foi planejado. Quando eu bolei a ideia eu também já pensei em como dividir a estória em três livros.


Viaje na Leitura Como é ser escritora em nosso país? Existem incentivos suficientes para publicar?
 Sèlene D'aquitaine - Ser escritora no Brasil é difícil. Nós escritores sentimos um certo “preconceito” , as barreiras são muitas, e as dificuldades também. Tudo é bem trabalhoso, ainda mais quando se é muito jovem. Literatura Fantástica dentro da “alta crítica” é rebaixada... porém sabemos que muitos leitores, tanto jovens como adultos, gostam desse tipo de literatura. Muitos escritores sofrem no começo.

Viaje na Leitura Sabemos que é uma jovem escritora, quais seus planos para o futuro?
 Sèlene D'aquitaine - Entrei a pouco tempo no curso de Letras da USP. Quero estudar para aprimorar-me, ganhar cultura, estudar a fundo linguagem, literatura, línguas, poesia, origem das línguas latinas, linguística, etc. Quero evoluir como escritora, estudar muito. Amo estudar. 

Viaje na Leitura - Tem previsão para o lançamento do terceiro e último livro da trilogia?
Sèlene D'aquitaine - O terceiro volume ainda está em processo de escrita. Não sei quando será o lançamento, mas assim que eu souber, eu aviso o Viaje na Leitura, com certeza!

Viaje na Leitura - Agradecemos pelo carinho, deixe uma mensagem para nossos leitores
 Sèlene D'aquitaine - A Literatura Brasileira tem ótimos autores. Conheçam melhor esses escritores, tanto aqueles considerados clássicos como os nossos contemporâneos. É muito interessante a riqueza da Literatura Brasileira. Experimentem! Para aqueles que sonham em se tornarem escritores eu incentivo a tentar. Não se deve desistir do seu sonho logo na primeira barreira. Haverá barreiras. Muitas. Mesmo assim, siga em frente. Tropeçou? Errou? Normal, faz parte do aprendizado. Levante-se, e tente de novo!
Eu estarei na Bienal do Livro (São Paulo) dia 19 de Agosto das 18:00 as 19:00 no estande JR 78. Venham me conhecer! E não deixam de conhecer meus livros!


Acompanhe a autora em suas redes sociais:
Espero que tenham curtido a entrevista, aguardem novidades =D


3 comentários

  1. Bom dia Thais, tudo bem?
    Adorei a entrevista, é ótimo conhecer um pouco mais os autores. Ainda não tive a oportunidade de ler a obra de Sèlene D'aquitaine, mas espero em breve fazer isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A Sèlene D'aquitaine é muito simpática, adorei o papo. Não li nenhum livro dela, mas pelas resenhas parece ser um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a autora
    Mas me encantei com a entrevista
    Fiquei muito curiosa com o trabalho dela, meus parabéns

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!