[Resenha] Insurgente – Divergente Vol 2 – Veronica Roth - Viaje na Leitura

28/03/2014

[Resenha] Insurgente – Divergente Vol 2 – Veronica Roth

Sinopse
Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Livro em oferta na Cia dos Livros
Utilize o cupom: BOOKVNL e ganhe 12% de desconto neste ou em outros livros do site.

Minha Opinião

Insurgente é a esperada continuação de Divergente, segundo volume da Trilogia distópica de sucesso da autora Veronica Roth.

Leia a resenha do primeiro volume da Trilogia Divergente.

Iniciamos a leitura com Tris, Tobias e os demais sobreviventes dirigindo-se para a sede da Amizade para se abrigarem, mas a estadia na facção não provará ser uma boa escolha.

Em uma narrativa frenética e repleta de adrenalina, voltamos ao cenário caótico do mundo dividido por facções. Para quem não se recorda, em Divergente o leitor foi apresentado em um futuro distópico onde a sociedade foi controlada através das aptidões, ou seja, dividiram os povos conforme suas características: Audácia, Amizade, Abnegação, Franqueza e Erudição.

Beatrice (Tris) era da Abnegação, em testes de aptidão mostrou-se divergente. Escolheu a Audácia onde conheceu Quatro (Tobias) e ficou lá até quando a Abnegação foi atacada pela Erudição comandada por Jeanine.

Em Insurgente, continuamos conhecendo mais dos protagonistas, porém, perdemos grandes personagens ao longo da narrativa, isso foi bastante complicado (tenho trauma de George R.R. Martin!!!) para mim, não posso negar que deixou a trama cada vez mais frenética e empolgante, mas também me decepcionei com esses detalhes.

Tris e Tobias ainda continuam juntos, apesar da constante separação (as batalhas e ataques atrapalham sempre!) o romance, definitivamente não é o foco desse livro. O contexto em torno da eminente batalha travada por Jeanine, as questões maternas com Evelyn e Tobias e as mentiras de Tris para com ele, tornaram a trama delicada e suspensa em torno do próximo golpe.

Tris não é tão forte e audaciosa quanto aparentou ser em "Divergente", ela passará por momentos difíceis em torno da questão "Will" e sua trágica morte, ela sabe que estava em uma simulação e não podia ter evitado matá-lo, mas conviver com a irmã dele torna a perda do amigo ainda mais difícil. Até onde ela estará disposta a ir e o quanto está preparada para arriscar tudo com Tobias para salvar a quem ama?


"- Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva."  Pág. 445

Envolvente, delicioso e frenético, indubitavelmente essa trilogia, em minha opinião, ultrapassou a Trilogia de Jogos Vorazes em trama, enredo, história e emoção. Já comecei a ler Convergente (terceiro e último livro) e em breve, volto para comentar sobre ele.

Recomendadíssimo!

3 comentários

  1. Olá...
    Adorei a resenha de Insurgente... Embora eu ainda não tenha lido o livro o que li aqui na resenha não foi nada do que eu não soubesse. Mas gostei de saber um pouco o que acontece para eu não ser tanto de surpresa assim porque em Divergente quase tive um surto psicótico kkkkkkkk. Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro dessa trilogia. Pelo que vi até agora nas resenhas o primeiro e o segundo são ótimos mas o terceiro ficou a desejar. Espero que não ache isso.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...Há a capa do livro é linda, ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!