[Resenha] "O Menino dos Fantoches de Varsóvia" - Eva Weaver - Viaje na Leitura

25/08/2014

[Resenha] "O Menino dos Fantoches de Varsóvia" - Eva Weaver




Sinopse - Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança. E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de marionetes – um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo... O avô de Mika morreu no gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos. Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho... o príncipe. E um teatro de marionetes seria uma maneira incrível de alegrar o primo que acabou de perder o pai, o menininho que está doente, os vizinhos que moram em um quartinho apertado. Logo o gueto inteiro só fala do mestre das marionetes – até chegar o dia em que Mika é parado por um oficial alemão e empurrado para uma vida obscura. Esta é uma história sobre sobrevivência. Uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, e duas vidas que se entrelaçam em meio ao caos da guerra. Porque mesmo em tempo de guerra existe esperança.


Minha opinião - "O Menino dos Fantoches de Varsóvia" é um dos mais recentes lançamentos da editora com uma história sensível e emocionante. O pano de fundo da história é a segunda guerra mundial, que se torna um personagem ativo e pulsante, capaz de alterar o rumo das vidas dos personagens. A narração em primeira pessoa torna o livro ainda mais intimista, pois permite conhecermos os pensamentos e sentimentos desse garoto extraordinário.


Mika é um garoto de 12 anos de idade que vivia uma plena vida em Varsóvia, até que os alemães invadiram a cidade e Mika e sua família, junto com outros milhares de judeus foram confinados a uma vida miserável.


Apenas esse cenário inicial é capaz de deixar qualquer leitor emocionado e sofrendo com os acontecimentos, mas o livro conta mais, muito mais. Em meio a todo esse terror, violência e desespero, Mika e sua prima Ellie encontram um meio de viver, e não apenas sobreviver: através dos fantoches que seu avô possui, os dois criam histórias e mundos capazes de levar os dois e as crianças que estão ao seu redor para um lugar melhor.


Mika começa também a ver os fantoches como oportunidades, mesmo não gostando do que precisa fazer: distrair oficiais alemães. 

" - Escute, Mika. Suas apresentações são um entretenimento fabuloso para nós, mas elas também podem ser uma maneira perfeita de elaborar planos para operações perigosas". (p. 207)

A construção do enredo é tão complexa e ao mesmo tempo tão delicada que se torna impossível não se apaixonar e chorar durante a leitura.

Durante a leitura é possível encontrar semelhanças com o livro "O menino do pijama listrado", mas não no quesito enredo e sim na força desses jovens protagonistas que vivenciaram atrocidades e foram capazes de viver.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é simples e ao mesmo tempo significativa. 

"Alguma coisa dentro do seu ser decide retornar. Voltar, assim como o príncipe, mesmo que apenas por alguns momentos. Pela primeira vez em vários dias ele respira sem precisar do aparelho, ruidosamente, sorvendo. Seus olhos vibram, e a vontade de abri-los é irresistível". (p. 388)

14 comentários

  1. Eu prefiro livros mais pro lado da comédia. Odeio sofrer com histórias tristes, mas, de uns tempos pra cá, venho reparando que os autores estão dando mais visibilidade às crianças, sejam elas narrando ou sendo protagonistas e isto favorece pois tira um pouco da tensão do livro, como no caso deste que aborda a guerra como tema.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Eu amo romances de guerra, descobri isso há algum tempo, e esse com certeza vai pra minha lista (ou seja, estante do Skoob :D).
    Deu pra ver que o cenário inicial é mesmo de emocionar, e como sou muito chorona, com certeza vou chorar (dã).
    Amei a resenha! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não costumo ler livros cuja história se passa em momentos históricos do mundo. Ao ler está resenha pensei: "taí vou começar a pesquisar mais sobre estes tipos de livros". Adorei a resenha, adorei o livro e também achei a capa um pouco simples demais. Esse livro não vai entrar POR ENQUANTO na minha lista de desejados pois ela está um pouquinho (muuuito grande) grande. A lista de super desejados então está imensa, rs.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. gosto de histórias que tragam a guerra como plano de fundo, além de literatura é aprendizado, não é 100%ficção, pois as pesquisas detalhadas na construção do enredo e situações trazem uma parte dessa cruel realidade!
    tenho esse livro, mas acredita que ainda não deu tempo de ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que história linda e tocante.
    Eu, particularmente, gosto demais de tramas que se passam na guerra. Elas acabam sendo tocantes e fazendo refletir. Mas esse livro parece melhor do que tantos outros simplesmente por mostrar um outro lado da guerra. As crianças, com sua inocência e esperança, conseguem buscar saídas para o cenário trágico, buscar vida onde a perda é tão avassaladora.
    Espero ter a chance de ler a história.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol
    Desejei este livro exatamente por ser narrado por um garoto e também, e principalmente, pelo tempo da narrativa: a segunda guerra como fundo me atrai.Só não gosto quando foca no sofrimento imposto pelo nazismo, todas as atrocidades que os judeus experimentaram e que nos comovem profundamente, até hoje.
    Por esta razão, ainda não li o livro... tenho medo de encontrar muita dor e sofrimento... Se for como A Menina que Roubava Livros, que tem um outro olhar, ainda que haja guerra, aí, sim, vou querer ler.
    Que bom que vc mostrou que o livro procura mostrar um pedaço de esperança no meio do caos.
    Beijo!

    Minhas novas resenhas, dois livros sensíveis, adorarei ter sua opinião:
    A verdade sobre nós: Ler para Divertir
    A cor do leite: As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu não li muitos livros de Segunda Guerra mundial, e confesso que não gostei muito dos que li. Mas esse parece ser diferente, pelo jeito a autora surpreendeu mesmo nesse livro, o enredo e os personagens paresem ótimos. Acho que vou ler esse livro sim =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol, em vários momentos não consegui segurar as lágrimas. Já não sabia mais onde estava a realidade e a ficção. Aprendi coisas neste livro que eu não conhecia sobre esta triste época. Depois que terminei o livro fui no google pesquisar. Um excelente livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Confesso que a primeira vez que vi o livro nem dei bola, mas parece ser realmente bom, adoro livros que se passam na segunda guerra mundial .

    ResponderExcluir
  10. Logo que eu vi esse livro, eu lembrei de O Menino do pijama listrado. Primeiro pelo titulo e depois pela capa que achei muito parecido, e pelo jeito os protagonistas também lembram um pouco.
    Esse livro parece ser realmente bem emocionante, e o enredo parece ser bem construído mesmo.
    Já entrou pra minha lista :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. ja ouvi falar deste livro , mais nao me interessei mt por ele , mais até q ele parece ser legal , so tem uma coisa , nao curto livros que se passam na segunda guerra mundial ! entao nao sei se leria !

    ResponderExcluir
  12. Eu não li a resenha com medo de pegar algum spoiler, já que é minha próxima leitura. Estou louca para lê-lo, porque gosto muito de livros que tem guerras como tema.

    ResponderExcluir
  13. Eu costumo evitar leituras pesadas - no sentido do drama -, mas sei que estou deixando de ler excelentes historias e no fundo eu tenho curiosidade em conhecer livros com essa premissa.

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    Já estou preparando os lencinhos para me emocionar,não é segredo que eu fico relativamente muito estável quando a história envolve crianças e guerras.Já tenho uma listinha de livros nesse mesmo tema para ler mas até agora não tirei nenhum da estante,estou curtindo meu momento romances perfeitos.A Capa está linda e os personagens parecem ser muito bem construídos e desenvolvidos.Parabéns a escritora.
    bjs

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!