[Resenha]: "O Evangelho de Sangue" - A Ordem dos Sanguíneos - Livro 01 James Rollins, Rebecca Cantrell - Viaje na Leitura

23/10/2014

[Resenha]: "O Evangelho de Sangue" - A Ordem dos Sanguíneos - Livro 01 James Rollins, Rebecca Cantrell


Sinopse - Autores de vários bestsellers, James Rollins e Rebecca Cantrell combinam seus talentos – ele, a habilidade em misturar ciência e mistérios históricos; ela, a perícia em criar uma atmosfera de suspense e sensualidade – em mais uma parceria de sucesso. Primeiro volume da série A Ordem dos Sanguinistas, O evangelho de sangue é um thriller gótico sobre vampiros (e outros seres sobrenaturais), uma ordem ancestral e a busca por um livro milagroso, há muito perdido. Ação e mistério ditam o tom da trama, uma bem-sucedida mistura de Entrevista com o vampiro com O Código Da Vinci.



Minha opinião - Narrado em terceira pessoa, o livro é divido em Prólogo + 5 partes. O prólogo nos leva inicialmente ao ano de 73 d.C em Massada, Israel, onde acompanhamos uma terrível situação envolvendo Eleazar e sua sobrinha Azubah.
Na parte I do livro somos levados aos tempos atuais, onde acompanhamos a Dra. Erin Granger, uma arqueóloga de 32 anos de idade e seu grupo de alunos explorando um local em Cesareia, Israel.
Desde o primeiro contato, o leitor percebe que Erin é uma mulher forte e determinada, que não gosta de misturar seu trabalho com sua vida pessoal. A história da vida de Erin é bem intrigante, que acaba definindo-a como uma mulher da ciência: para ela acreditar, ela precisa ver, tocar, presenciar. Tudo pode ter uma explicação lógica.
Em paralelo a história de Erin, temos a história de Tommy, um garoto de 14 anos que passou pela quimioterapia e seu prognóstico não é positivo. Tommy está em Massada, também em Israel, com seus pais, para um último momento marcante em família (apesar de ninguém assumir esse detalhe).Nesse passeio ocorre um desabamento que dá o pontapé inicial da trama na atualidade.
O Serviço de Inteligência militar israelense (Aman) é acionado e pede ajuda ao governo dos EUA, que enviam o sargento Jordan Stone, de 35 anos e a sua equipe.  Jordan Stone é o homem dos sonhos de muitos leitores: é leal, preocupado ao extremo, inteligente e divertido. Ele também é um pouco ciumento e torna algumas cenas até mesmo fofas, em meio a tanta loucura.
O Vaticano também acaba envolvido e envia seu emissário, o misterioso Padre Rhun Korza. Um homem quieto, que não tem a intenção de se envolver emocionalmente e que guarda um grande segredo.
Na parte II, o trio descobre o que estão realmente procurando e qual seria o papel de cada um deles na história.
Também vão conhecer os Belial, o grupo que está do lado oposto e que fará de tudo para cumprir seus objetivos. 
Alguns outros personagens de grande peso na história aparecem, como a Sua Eminência Bernard, que tem uma amizade de longa data com Korza.
O leitor também é apresentado a outras criaturas sobrenaturais além dos strigois, como os blasphemares, animais letais e assustadores.
A parte III se passa em Oberau, Alemanha e é basicamente o início da caça ao tesouro, onde conhecemos Nadia e Emmanuel, e também alguns icarops.
Na parte IV somos levados à São Petersburgo, Rússia e nos deparamos com um importante ícone da história, que com sua loucura e ações sem sentido deixam o trio em grandes apuros.
E não seria de se esperar menos em uma história que envolve fatos históricos, ciência e religião, que o livro terminasse em Roma, na Itália (parte V). Um ótimo final que deixa claro que o leitor vai ter grandes emoções no segundo livro.
A história toda é perfeitamente delineada. Os autores mesclam fatos históricos, ciência e religião, de modo que todas as explicações sobrenaturais se tornem convincentes. O aparecimento de figuras históricas "ao vivo" complementam todo o cenário. O cenário em si, é maravilhoso. Vamos de desertos à nevascas, de escavações embaixo da terra à bunkers debaixo d'água. 
O modo como os strigois foram descritos, separados pelas suas crenças em Sanguinistas ou não, é interessante e desperta no leitor diversas reflexões.
A escrita é empolgante. Os autores sabem quando deixar o leitor na expectativa e nas cenas de ação as descrições são ricas e empolgantes.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um ótimo trabalho. Encontrei um errino na página 44, mas nada que interferisse na leitura. A capa ficou um pouco escura demais e acabou se tornando um pouco sem graça. A parte interna é cheia de imagens e símbolos, e o leitor acompanha as pistas que os trios conseguem junto com eles.
"Enquanto Jordan e Erin se inclinavam para passar pela pequena porta, ele lançou um derradeiro olhar ao redor. Não descobriu nenhuma ameaça, mas uma sensação de perigo ainda espicaçava seus sentidos." (p. 226)



Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788532528889
Ano: 2014
Páginas: 480
Tradutor: Ana Deiró
Skoob: aqui
Avaliação: 4/5

14 comentários

  1. Que mistura interessante! Fiquei muito animada com a história. Gostei de como o autor conseguiu inserir tantos elementos diferentes e fazer dar certo.
    O panorama histórico e a religião me lembram (em alguma medida) o Dan Brown. E se a trama for "amarradinha" e cheia de ação como nos livros dele, com certeza vou gostar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, eu simplesmente adorei esse primeiro livro e quero muito ler os seguintes.
      Bjkas

      Excluir
  2. Nossa um livro empolgante, fiquei bem curiosa por ele,
    mas achei meio confuso rsrs,
    cheio de personagens e lugares, é um livros que voce precisa prestar atenção.
    Quero le lo,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny, é uma história complexa mas se você curte o gênero, vale muito a pena conferir.
      Bjkas

      Excluir
  3. Quando vi a capa achei que não ia gostar, achei a capa um pouco "feia". Mais comecei a ler a resenha e adorei, gostei mesmo! Adoro histórias que envolvem um tanto de arqueologia, ficção, mistério e aventura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno eu fiquei fascinada com o livro. Quando vi a sinopse não sabia muito bem o que esperar, mas no final me alegrei por ter realizado a leitura.
      Bjkas

      Excluir
  4. A mistura é boa e tem como um dos tema o sobrenatural... mais precisamentos vampiros, tema pelo qual sou apaixonada. E essa inclusão de vários elementos - ação, ficção, mistério - é empolgante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois o livro é empolgante mesmo, e se você curte o tema, dê uma conferida no livro.
      Bjkas

      Excluir
  5. O que mais me interessou nesse livro foram os vários temas abordados. Fiquei com mais vontade ainda de ler quando li na resenha que as cenas de ação são empolgantes.
    Ótima resenha! Bjs, Carol <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza que bom que gostou da resenha!!
      São diversos temas abordados, mas todos eles estão conectados.
      Bjkas

      Excluir
  6. O livro não me chamou a atenção não kkkkkkkkkkkkkkkkk
    A capa eu achei bem sinistra também, rs. Mas enfim, sei lá... acho que estou querendo leituras mais leves no momento, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, esse livro não é uma leitura leve mesmo, então se não faz o seu gênero literário é melhor não ler rs.
      Bjkas

      Excluir
  7. Gosto muito dos livros que a Rocco decide publicar, parece que são escolhidos a dedo e que realmente passam por uma criteriosa escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Georgia, realmente as escolhas da editora são minuciosas e parecem atingir diversos públicos.
      bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!