[Resenha Nacional] A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde - Viaje na Leitura

17/11/2014

[Resenha Nacional] A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde

Sinopse - Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.




Minha opinião - "A Máquina de Contar Histórias" é um livro que fala sobre segundas chances e recomeços. A história é dividida em três partes e tem como protagonista o escritor Vinícius Becker.
Na primeira parte do livro temos a visão da vida de Vinícius como um escritor de sucesso, indo à eventos e sessões de autógrafos, acompanhado de seu agente Salvatore.
Tudo está correndo bem até que após o evento realizado no Centro de Convenções de Belo Horizonte, Vinícius recebe uma ligação que muda a sua vida.
A sua esposa, a arquiteta Viviana Coltelli faleceu após uma longa batalha travada contra a leucemia. E Vinícius não estava presente....
Ao chegar ao cemitério do Morumbi, a realidade se apresenta ao protagonista: ele tem duas filhas - a corajosa Valentina e a espirituosa Vida, que perderam a mãe, mas não antes de terem sido abandonadas pelo pai.
Vinícius é um personagem difícil de classificar. Quando percebemos que ele continua seguindo sua agenda profissional enquanto sua esposa está extremamente doente em casa, achamos que ele é insensível e egoísta. E de certa forma ele é mesmo, mas também vemos uma vulnerabilidade ao decorrer das páginas. Vinícius tem dificuldades de expressar sentimentos (parece brincadeira já que seus livros são repletos de emoções) e poderíamos até dizer que ele usa o trabalho como forma de negar a verdade que está acontecendo com Viviana. O problema é que como consequência, ele deixa duas jovens sozinhas com uma mãe doente.
Então, na primeira parte do livro temos a perda e a motivação de Vinícius em ser perdoado.
Na segunda parte do livro temos os momentos em que esse trio viaja para diversos locais marcantes. É durante essa viagem que Vinícius conhece mais sua filha Valentina e também que Valentina conhece os sentimentos de seu pai. Vida como sempre, traz a leveza e a ingenuidade que uma criança tem em sua essência, com o seu amor pelo sorvete e pela Disney.
Valentina é uma adolescente extremamente sensível. Cresceu vendo a mãe ficar doente, a acompanhou nas consultas médicas, internações. Ou seja, se tornou a adulta da casa. Apesar de ter mágoas profundas em relação ao pai, é muito parecida com ele, inclusive herdou o amor pela escrita (e é muito talentosa).
Vida é fofa, espirituosa e por ser tão jovem, é bem mais fácil para ela perdoar, pois não ficou tão marcada pela ausência do pai.
E na terceira e última parte temos a volta para a realidade. Como os três vão se adaptar a nova vida sem Viviana e como o relacionamento deles pode florescer com o cotidiano a espreita.
O enredo mescla o presente com alguns flashbacks que vão desde o relacionamento a dois de Vinícius e Viviana, até alguns momentos ternos em família, como a aquisição da nova casa da família quando Valentina era criança.
A escrita do autor Maurício Gomyde é tocante. A maneira como ele dosa a perda e as lembranças de tempos felizes demonstra um equilíbrio no enredo que deixa o leitor acalentado. A construção dos personagens é muito bem feita. Eles são reais, humanos e por causa disso com a capacidade de cometer erros. A história tem referências atuais, cita filmes e séries, locais e eventos.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina com o título do livro e possui alguns detalhes da trama, como o sorvete, a roda gigante e muito mais.
"- Papai, você é famoso? ...- Não, minha linda. Mas, se vocês duas virarem minhas fãs, eu vou ser o homem mais famoso e feliz do mundo..." (p. 170)

Edição: 1
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581635040
Ano: 2014
Páginas: 192
Avaliação: 5/5
Skoob: clique aqui

2 comentários

  1. Esse livro logo que vi me encantou pela capa ele deve ser bem dramático por se tratar de segunda chances achei bem legal com certeza vou dar uma olhada !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      É uma trama bem delicada e apaixonante.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!