[Resenha Nacional] O Homem Perfeito - Vanessa Bosso - Viaje na Leitura

30/01/2015

[Resenha Nacional] O Homem Perfeito - Vanessa Bosso




Sinopse - "Melina teve alguns relacionamentos ruins, outros péssimos... Mesmo assim, ela não desiste: um dia ainda vai encontrar alguém que a complete e que entenda algumas manias fofas que ela tem como comprar mais sapatos do que pode guardar ou tomar uma multa ou outra por excesso de velocidade. Ela faz a sua parte escrevendo um pedido ao universo, no qual descreve esse ser incrível nos mínimos detalhes. Agora é só esperar, certo?Melina não imagina, porém, que esse presente dos céus já existe, mas foi parar nos braços de uma mulher in-su-por-tá-vel. O que fazer quando o destino insiste em brincar com a sua paciência?"





Minha opinião - Mais uma vez me vi cativada durante a leitura de um livro da autora Vanessa Bosso. Melina, ou Mel para os íntimos é uma jovem de temperamento forte (podem perguntar para o ex dela, o Roger) e é dona de Lucifer, um jeep troller. Devido a alguns problemas no trabalho, Mel se vê voltando a Paraty, para a Pousada das Margaridas, cujo os proprietários são os seus avós (muito fofos por sinal). 
"A Pousada das Margaridas é um lugar bucólico e acolhedor. Foi fundada em 1970 e a decoração mudou muito pouco desde então. Apesar disso, não é um local com cara de velharia. Está mais para um estilo vintage: rústico, chique e atual." (p. 26)
Mel é explosiva, irritadiça, imprevisível e hilária. Fazendo uma análise em sua vida, Mel percebe que perdeu o grande amor da sua vida graças a um erro muito estúpido da sua juventude. Bernardo era um jovem apaixonado por Mel, que sofreu uma enorme decepção e foi embora de Paraty. Mas e se o destino trouxesse Bernardo de volta, e dessa vez comprometido com sua arqui-inimiga.. Mel vai lutar ou fugir? É isso que os leitores vão descobrir. Os personagens criados pela autora são totalmente cativantes: Nuane, a melhor amiga de Mel, seu pai, seus avós e Bernardo... Ah, Bernardo. O rapaz é fofo demais. 
Um ponto muito positivo no livro da autora é que dessa vez é a mulher que pisa na bola e corre atrás do amor perdido. Foi bem interessante ler uma trama com a perspectiva feminina no lado de "vilã". Na maioria dos livros são os homens que pisam na bola e ao estalar os dedos as mocinhas suspiram e os perdoam. 
Mel errou sim, mas está tentando corrigir a sua vida. E é nesse ponto que acabamos nos identificando com a protagonista. Todos nós temos algo que queremos mudar na nossa vida: o emprego, o relacionamento ou algo em nosso corpo. Mel demonstra isso ao analisar sua vida. Existem decisões que ela gostaria de ter realizado de outra maneira, mas que como todos os mortais, só vai se dar conta disso após o dano ter sido feito.
"- Pense antes de tomar decisões como as de hoje. Não brinque com a sua vida e a das pessoas que a amam dessa forma irresponsável." (p. 113)

A escrita da Vanessa Bosso é leve e fluida. É uma trama divertida, onde Mel está bem longe da perfeição e é super atrapalhada. Impossível não reconhecer uma amiga ou um amigo nas atitudes ou no jeitinho dela.
Uma leitura rápida, gostosa e inesquecível. Desafio as leitoras a lerem "O homem perfeito" e não se apaixonarem pelo Bernardo!
"Comi pirulitos de pimenta por quase um ano. - A boca está salivando, irritada com a lembrança. Meu estômago também se remexe como se gritasse "Não, pelo amor de Deus." (p. 42)
Os detalhes internos do livro estão lindos. Os inícios dos capítulos são repletos de frases lindas e inspiradoras, assim como a última página de cada capítulo.



Fonte das imagens: clique aqui

Edição: 1
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581635736
Ano: 2014
Páginas: 224
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5

10 comentários

  1. Esse livro está na minha wishlist há um bom tempo, antes mesmo de ter a nova edição.
    A história parece fofa e divertida. E realmente é legal conhecer uma trama pelo lado da "vilã". Aliás, isso bem entre aspas mesmo. rs
    A personagem é toda tortinha, meio doida, mas está tentando corrigir os erros e ajustar a vida. Nesse ponto, concordo que o leitor deve se identificar bastante. Afinal, quem nunca errou ou quis mudar alguma coisa na vida, não é?
    Espero ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      Eu concordo com tudo o que você disse. Acho que todos vão se identificar com a protagonista, principalmente porque ela tem um jeito doidinho e acaba sendo muito querida.
      Bjkas

      Excluir
  2. Não tenho o costume de ler livros nacionais, mas to sempre acompanhando lançamentos pra ver o que tá em alta, mas, sei lá, essa procura pelo homem perfeito me irrita. Isso de achar que só pode ser feliz se tiver um homem ao lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, tudo bem?
      No caso desse livro, não foi essa impressão que eu tive. Mas sim dela ter tido o "cara perfeito" dela logo cedo, pisou na bola e depois disso só arranjou sapo. Eu vejo mais pelo ponto de vista daquele ditado que a pessoa só dá valor ao que tem quando perde, sabe?
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol,
    Fiquei apaixonada pela diagramação <333, maldade nos desafiar rsrs, acho que será uma missão quase impossível haha. Gostei muito de saber que a autora usou a menina pisar na bola, em geral é o contrário. Fiquei curiosa e louca para ler esse livro da Vanessa.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      A diagramação está muito fofa mesmo. Foi só um tiquinho de maldade da minha parte desafiar vocês <3
      Sobre o fato de ser a garota que pisou na bola, eu adorei.
      Bjkas

      Excluir
  4. Amo nacionais, porém vi que este livro é mais voltado ao público feminino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Como é um romance, acaba agradando mais o público feminino, mas não acredito que apenas as mulheres irão gostar do livro viu?
      Bjkas

      Excluir
  5. Eu gosto basnatte do gênero e parece ser uma leitura bem divertida!
    Não estava na minha lista de próximas leituras, mas acho que vou colocar, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, tudo bem?
      Espero que venha nos contar o que achou quando realizar a leitura!
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!