[Resenha] O Anjo de Hitler - William Osborne - Viaje na Leitura

31/01/2015

[Resenha] O Anjo de Hitler - William Osborne

Sinopse: Verão de 1941. A Segunda Guerra Mundial está em curso. Otto e Leni achavam que estavam a salvo na Inglaterra, mas agora o governo britânico os convoca para uma missão ultrassecreta. Enviados além das linhas inimigas, eles devem resgatar uma garota de nove anos que vive em um convento na Alemanha e pode ser a peça-chave para a derrocada de Hitler. Eles embarcarão na maior jornada de suas vidas, repleta de tensão, perigo e aventuras.





Otto e Leni são adolescentes que fugiram para Inglaterra a fim de ficarem a salvos da guerra, já que ele é filho de comunistas e ela de uma família judia, alvos da perseguição do partido nazista. Eles tentam se adaptar ao novo país e a nova língua e um dia são convocados para uma missão secreta do governo britânico: ir até a Alemanha resgatar uma garotinha que pode ser o trunfo para que o país e seus aliados vençam a guerra.

Após passarem por um rápido treinamento, eles embarcam rumo ao país que eles deixaram para trás. Há muitos perigos os aguardando e apenas alguns dias para cumprir a missão.

“Leni não ousaria gritar o nome de Otto. Não havia como saber quem poderia estar ali na escuridão. Talvez Otto estivesse morto. Por favor, não esteja morto, ela pensou” p.44

Acho que todo mundo conhece pelo menos um pouquinho sobre a Segunda Guerra Mundial e seus personagens, entre eles Hitler, o ditador alemão. E é nesse cenário que a história ocorre, envolvendo ficção mesclada a acontecimentos reais, uma verdadeira aventura ao leitor.

É claro que é necessário relevar algumas coisas, como o fato de duas crianças serem usadas como espiãs da maneira como Otto e Leni são e até mesmo elementos místicos presentes no livro, mas nada que atrapalhe a leitura. Inclusive no final, o autor dispõe algumas notas históricas esclarecendo o que realmente existiu nessa época.

Os capítulos são curtinhos e empolgantes. Ficamos torcendo para que nada grave aconteça com eles e meu coração ficou na mão em diversas partes. Você se apega aos personagens, porém não há garantia de um final feliz. O livro possui muita ação, e tudo é descrito de uma maneira que você consegue construir com muita clareza a cena na sua cabeça, quase como um filme.

Eu fiquei um pouco decepcionada com algumas coisas que ficaram em aberto, questões que o autor colocou durante o livro e até mesmo no final que ficaram sem respostas. Fica a cargo do leitor imaginar o que pode ter acontecido, o que me incomodou um pouco.

A capa é muito linda, meu único problema é o material com que ela é feita, um tipo emborrachado que suja muito fácil. Então na hora que você vai ler e segura na capa, suas digitais ficam imediatamente marcadas.


Recomendo o livro para quem gosta do gênero e aos interessados na Segunda Guerra Mundial.

5 comentários

  1. Apesar de ter achado meio estranho o fato dos adolescentes serem usados para uma missão tão série, fiquei com a impressão de que a história é bacana. Gosto muito de tramas que envolvem a 2ªGM, mas nunca li nada nesse estilo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da história, e me interessei bastante. Nossa a capa é de emborrachado, deve ser muito bonita, é uma pena que fique a marca dos dedos. Gostei do livro e não entendo bem as 3 estrelas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa,
    Amo livros que contam histórias de ocorridos na Segunda Guerra, acho que é uma forma de aprendizado. É uma pena que alguns pontos ficaram em aberto, mas as emoções que o livro proporciona, por si só são suficientes para me fazer querer lê-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante de livros que sejam relacionados a segunda guerra, etc.
    Li alguns comentários negativos desse livro, mas ainda tenho muito interesse em lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Não entendi essa de usarem dois adolescentes, crianças, como espiões num cenário como o da Segunda Guerra Mundial. Mas até acho que isso deu um tom de leveza na narrativa, temas pesados como Hitler e Segunda Guerra Mundial contados pelos olhos de uma criança.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!