[Resenha] O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su, Kate Rorick - Viaje na Leitura

25/01/2015

[Resenha] O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su, Kate Rorick


Sinopse
Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries.
Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet.
De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto... ~
(364 páginas, Editora Verus. 2014)

Olá viajantes!
Vocês já conhecem o livro O Diário Secreto de Lizzie Bennet, certo? Para quem ainda não conhece, saiba que ele foi baseado no Vlog lançado no Youtube (https://www.youtube.com/user/LizzieBennet), queria muito dizer que ele é melhor que o vlog, mas isso seria uma inverdade, o livro baseado no seriado é fielmente escrito e mantém as características originais do vlog, mas não sei, o livro não conseguiu superar o mesmo. Para não me deixar influenciar (faço isso o tempo todo, é uma regra, se o filme é baseado em um livro, eu vou ler o livro antes de ver o filme e vice-versa) assisti aos vídeos no Youtube e em seguida fiz a leitura do livro. Mesmo sendo fiel ao vlog, este romance moderno e com modernas adaptações do original Orgulho e Preconceito de Jane Austen (resenha aqui), foi uma leitura que se arrastou, é bastante cansativo e a narrativa embasada em diários (como nos vídeos), não me agradou totalmente. Talvez, isso tenha acontecido pelas minhas altas expectativas em relação ao livro (não adianta, eu sempre crio expectativas =/ ...) e quando finalmente eu pude apreciá-lo, ele simplesmente não atendeu ao esperado.

Eu diria outra inverdade (gosto dessa palavra, soa melhor que mentira) se dissesse que o livro é ruim, porque mesmo não sendo o que eu esperava, aprendi muito durante a leitura e apreciei demasiadamente a forma como a autora transformou um clássico em uma releitura atual e moderna. Foi extremamente difícil para mim ler o romance sem comparar com o original que inspirou o mesmo, durante todos os momentos eu esperei ser surpreendida pelos antigos personagens, acredito que as adaptações sejam grandes problemas, reescrever Jane Austen em uma língua moderna e em tempos de tecnologias é insano. Prefiro imaginar que Lizzie e Darcy são como sempre foram.

A diagramação é excelente, possui quase nenhum erro de grafia e a capa é interessante. O livro veio com um marcador anexado na capa frontal (que eu não destaquei porque odiaria fazer isso) e é uma leitura corriqueira, nada que atendesse às minhas expectativas. Ainda assim, vale a pena você ler e quem sabe se deparar com uma releitura interessante, que para mim não funcionou.



6 comentários

  1. Primeira resenha que leio de alguem que não amou o livro. E isso é bom para colocar minhas expectativas num lugar mais seguro. rs
    Tenho o livro e será minha próxima leitura. Confesso que espero uma boa leitura, ainda mais por amar qualquer coisa da Jane. Espero ter um experiência muito positiva e, talvez, eu tenha, principalmente por não esperar TANTO quanto antes. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Não me interessei nem um pouco pelo livro pois acho que ele não faz meu "tipo" de leitura. Tenho a versão em ingles de orgulho e preconceito que eu ganhei, mais ainda não tive a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais,
    Como ainda não li Orgulho e Preconceito, esse livro não entrou para minha lista de desejados. Essa foi a primeira resenha que li que não curtiu tanto a leitura desse livro, talvez seja apenas por causa das expectativas, de qualquer foma é uma dica.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Tenho amigas que amam o canal de vídeos, mas eu não vejo graça. Tbm nunca li Jane Austen… então não sou a melhor pessoa pra opinar hahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu assiti alguns episódios da webserie antes de comprar o livro então não sei bem o que esperar. Comprei em virtude da opinião favorável que li em vários blogs, mas gostei de saber esse outro lado. Assim que ler, digo o que achei ;)

    Beijçao!
    Blair

    http://arabesqueando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li algumas resenhas sobre o livro e parece que é bem divertido!
    Mesmo com alguns pontos negativos, fiquei interessada em lê-lo =)

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!