[Resenha] Trilogia das Almas - Deborah Harkness - Viaje na Leitura

25/11/2015

[Resenha] Trilogia das Almas - Deborah Harkness


SinopseA professora Diana Bishop foi convencida pelo medo de que é melhor ser humana do que bruxa. Mas quando descobre um antigo manuscrito com a origem de espécies sobrenaturais, fica muito próxima do mundo do qual sempre fugiu. Demônios e vampiros passam a cruzar seu caminho, e o instinto de sobrevivência dessas criaturas faz Diana ser uma presa vulnerável. Até que ela seja capaz de dominar os próprios dons e usar seus poderes.

A história é narrada em primeira pessoa e se passa principalmente em Oxford, mais precisamente na Biblioteca Bodleiana.
Nesse mundo criado pela autora Deborah Harkness, existem três espécies que caminham entre a humanidade: as bruxas, os vampiros e os demônios. Esqueçam as caracterizações clássicas. Todos possuem aparência humana e tem aptidões em determinadas áreas, como os demônios e a arte ou qualquer outra área que utilize a criatividade.
A Dra Diana Bishop é um prodígio. Aos 16 anos de idade entrou na faculdade, possui memória fotográfica e no momento está fazendo uma especialização em química do século XVII. Ela foi criada por sua tia Sarah e por Emily Mather, pois seus pais, Rebecca e Stephen Proctor, faleceram quando ela ainda era pequena. Acontece que Diana é a última representante da linha de bruxas Bishop, mas que não quer saber de magia, apenas de ciência. 
Só que as coisas não transcorrem da forma que ela gostaria. Um dia, durante sua pesquisa na biblioteca, um livro mágico, perdido há séculos, a encontra. Isso mesmo, o livro a encontra. Acontece que esse livro, o manuscrito de Elias Ashmole, possui o maior dos segredos das espécies mágicas e todos estão a procura dele, inclusive Matthew Clairmont, um professor de Oxford e sexy vampiro nas horas vagas.
Diana não possui muitas habilidades sociais. Em alguns momentos ela passa a impressão de ser uma pessoa com alto QI mas com dificuldades de socializar. A própria narrativa, através de sua perspectiva, é prova disso. Inicialmente, observamos um excesso de adjetivos, descrições e linguagem rebuscada, sem mencionar o fato de que a obra explora muito teorias científicas e história da arte. Por conta disso, a leitura demora um pouco para engatar.
Matthew tem um ar misterioso e no início tem atitudes ambíguas. Sabemos que ele possui interesse no manuscrito, mas não sabemos se ele é do time dos bonzinhos ou não. Apenas quando a história dele e de Diana começa a se desenvolver que vamos percebendo suas intenções.
O livro conta com inúmeros personagens, que acabam sendo divididos em grupos. Temos o grupo das bruxas, liderado pelo odioso Peter Knox, que não mede esforços para conseguir o livro, Matthew, Marcus e Miranda, do grupo dos vampiros e Agatha Wilson, que acaba representando os demônios.
O enredo ainda apresenta um pouco sobre a vida familiar de Diana, suas tias e o relacionamento entre elas.
A autora mesclou de forma muito interessante magia e ciência e com base em dados e histórias reais.
Em relação à revisão, diagramação e layout o livro deixa um pouco a desejar, pois contêm inúmeros errinhos e a diagramação é um pouco bagunçada.

ISBN-13: 9788532526489
ISBN-10: 8532526489
Ano: 2011 
Páginas: 781
Idioma: português 
Editora: Rocco
Avaliação: 3/5
Skoob: clique aqui


SinopseNo romance, a pesquisadora Diana Bishop, descendente de uma antiga linhagem de bruxas, e o geneticista Matthew de Clermont, um vampiro ancestral, se aprofundam em sua pesquisa sobre o manuscrito encantado conhecido como Ashmole 782, numa trama que entrelaça paixão, alquimia, ciência e história.

 Contêm spoilers do livro anterior.

No primeiro livro, Diana e Matthew vão para Sept-Tour na França para proteger a protagonista de terríveis inimigos. Só que na casa da família de Matthew está sua mãe Ysabeau, uma vampira perspicaz, mas que também tem uma antiga rixa com bruxas. Diana começa a aprender um pouco mais sobre os vampiros, sobre a Congregação e Os Cavaleiros de Lázaro, porém, pouco sabe sobre suas próprias habilidades. Por conta disso, ela e Matthew resolvem retornar à 1590, onde eles poderão ficar incógnitos por um tempo e Diana poderá tentar recuperar o manuscrito e entender seus imensos poderes.
Acontece que em 1590, Matthew era um homem muito ocupado. Conhecido como Matthew de Roydon, ele era um dos patrocinadores da Escola da Noite, um grupo de homens que discutiam ciências e artes, tinha estreitos laços com a Congregação e ainda trabalhava para a Coroa em missões perigosas. O vampiro ainda era cobiçado por um membro da Escola, o que causa um grande confronto com a presença de Diana. 
A dupla embarca em inúmeras aventuras: uma missão para a rainha, a procura pelo manuscrito e o treinamento de Diana. Tudo isso sem contar com a vida "cotidiana" que os dois devem levar, para não levantar suspeitas.
Esse livro é repleto de reviravoltas, porém existem uma parte dele que se destaca: após ouvirmos sem parar o Matthew comentar sobre seu pai, Phillipe de Clermont, finalmente poderemos conferir em primeira mão seu comportamento. Sim! Phillipe está presente e devo admitir que é um personagem carismático e complexo. Não é à toa que Matthew possui uma personalidade tão forte, pois foi criado por pais incríveis.
Em "Sombra da Noite" temos também um núcleo de bruxas com habilidosas que irão auxiliar e muito Diana. Goody Alsop é uma dessas bruxas. Sua presença vai fornecerv informações valiosas a protagonista, que compreenderá o motivo em ter dificuldades com feitiços. Infelizmente nem tudo são flores. Existem momentos de perdas e sofrimento. Dois deles são particularmente dolorosos ao leitor.
Diana amadurece como personagem nessa continuação. Seu comportamento e ações são mais humanos e ela demonstra uma maior interação com os demais personagens. A parte científica do enredo também se desenvolve bastante. O leitor vai começar a ter algumas peças essenciais do quebra-cabeça que envolve o manuscrito.
Matthew continua sendo um personagem forte e com uma presença marcante, mas o retorno ao passado faz com que se torne frustrante em alguns momentos, principalmente por não enxergar a obsessão de alguém próximo a ele.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora realizou um bom trabalho. Diferentemente do primeiro livro, "Sombra da Noite" é dividido em cinco partes e conta com um sumário, além de pequenos detalhes internos. 

ISBN-13: 9788532528339
ISBN-10: 8532528333
Ano: 2013 
Páginas: 576
Idioma: português 
Editora: Rocco
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5


SinopseDepois de A descoberta das bruxas e Sombras da noite, a autora entrega aos leitores informações surpreendentes sobre o manuscrito Ashmole 782 e sua conexão com bruxas, vampiros e demônios que vivem entre os humanos, além de selar o destino da cientista e bruxa Diana Bishop e do geneticista e vampiro Matthew Clairmontt, com sua bem-sucedida combinação de magia, história, amor e ciência.
Contêm spoilers do livro anterior.


O último livro da trilogia traz aos leitores as respostas que aguardávamos. A gravidez de Diana no livro anterior acaba alterando a abordagem dos protagonistas com a grande questão da trama: a importância do manuscrito. Compreender plenamente seu significado pode ser a segurança necessária para os dois terem um futuro e seus filhos ficarem a salvo. O sacrifício de Emily Mather deixou todos abalados, principalmente Sarah e Diana. Dentro desse contexto novos personagens vão surgir e irão ajudar as duas a ultrapassar o seu período de luto. Fernando Gonçalves, membro da irmandade e companheiro de Hugh é um deles. Um personagem honrado e leal, além de muito perspicaz. Chris Roberts, que havia feito uma participação especial no primeiro livro, agora é uma presença fixa e essencial nesse final. Sua inteligência e personalidade tranquila é o ponto de equilíbrio perfeito para os demais personagens, que estão no limite. 
Ainda temos a discussão sobre a ira de sangue e sua importância na vida dos vampiros. Benjamin é a epítome dessa situação, trazendo caos e maldade por onde passa. Outra presença agridoce na trama é Jack, o garotinho do segundo livro. Se revê-lo traz o sentimento de nostalgia, ouvir sua história deixa o leitor com o coração apertado. Que história pessoal ele tem! Tantas dores e tantos transtornos que torna-se impossível não se apaixonar novamente por ele. 
Os cenários nesse livro são diversos, porém, a maioria é familiar: a casa de Ysabeau, o lar das Bishop, a Universidade são alguns deles. É como se a autora tivesse colocado um momento importante em cada local, deixando-o ainda mais marcante. De uma forma geral, a trilogia das almas possui um conteúdo denso, que discute vários fatores, como arte, ciência, magia e sobrenatural, além de trabalhar as histórias pessoais de alguns personagens. Nesse desfecho, temos um pouco de cada também. Ysabeau conta sua história, Diana se aprimora cada vez mais e o grupo científico do núcleo principal faz descobertas incríveis. Essa mistura faz com que o enredo se torne mais sólido e rela, pois utiliza fatos que conhecemos em meio a esse mundo criado.
Os personagens amadurecem de forma significativa. Se no primeiro livro a leitura se arrastou por conta da narrativa cheia de tecnicalidades e por conta de uma Diana anti-social, esse terceiro tem uma linguagem mais fluida e as cenas se tornam mais dinâmicas. A alteração de pontos de vistas, a fluidez das cenas e o impacto emocional das histórias pessoais tornam "O livro da vida" um encerramento perfeito para a história de Diana e Matthew.
Em relação à revisão, diagramação e layout a evolução também é significativa. Se no primeiro livro tínhamos vários errinhos e problemas técnicos, aqui, eles são imperceptíveis.

ISBN-13: 9788532529886
ISBN-10: 8532529887
Ano: 2015
Páginas: 560
Idioma: português 
Editora: Rocco
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


2 comentários

  1. Oi, Carol!
    Não conhecia essa trilogia, mas fiquei bem interessada como a autora aborda os seres sobrenaturais sem suas excentricidades.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  2. Carol!
    Fascinada pelo mundo das bruxas nem posso deixar de ler essa trilogia que me parece bem escrita e cheia de vertentes paralelas.
    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!