[Resenha] Série The Luxe - Anna Godbersen - Viaje na Leitura

10/02/2016

[Resenha] Série The Luxe - Anna Godbersen


Sinopse - Luxo conta a história das irmãs Elizabeth e Diana Holland, filhas da alta sociedade nova-iorquina, levando uma vida de luxo e sonhos, mas cercada de intriga, inveja, escândalos, paixões proibidas, interesses e desilusões; um mundo de aparências onde não cumprir as regras sociais pode levar ao ostracismo e seguir o coração pode custar ainda mais caro. Pelo menos, é isso que Elizabeth Holland pensa quando decide se casar com o charmoso Henry Schoonmaker, o solteiro mais cobiçado de Nova York, num típico arranjo familiar. Diana, no entanto, não está tão interessada em obedecer às hipócritas regras da vida social quanto sua irmã mais velha. Assim como a traiçoeira Penelope Hayes, que não pretende deixar barato o casamento do rapaz mais interessante da cidade. Cruzando os caminhos desses quatro adolescentes que vivem com os hormônios em ebulição, frequentam os melhores salões de Manhattan e têm suas vidas retratadas diariamente nas colunas sociais, estão Will, o jovem cocheiro da família Holland, e Lina Broud, uma criada disposta a tudo para mudar de vida e que guarda um segredo sobre Elizabeth capaz de chocar até mesmo as moças mais liberais da cidade. Com uma narrativa envolvente e uma prosa tão elegante e irônica quanto cada ato de seus personagens, Anna Godbersen conduz o leitor até um final surpreendente. E em meio a esta trama repleta de romance, dissimulação e pitadas de mistério, reconstrói costumes e cenários com maestria, traçando um rico painel da juventude nova-iorquina da virada do século passado. Um luxo!

Primeiro livro da série "The Luxe", "Luxo" apresenta ao leitor as irmãs Holland: Elizabeth e Diana. Conforme a sinopse explica, as duas são garotas da alta sociedade e seus passos estão sempre sendo observados por todos. Enquanto Elizabeth é a representação da perfeição da sociedade, por seu comportamento gracioso, sua beleza estonteante e nome de família, Diana, a mais nova das Holland, é uma revolucionária. A jovem não gosta das regras impostas, ditando como deve comportar-se ou falar e sempre que pode, burla as mesmas.
O livro começa com o obituário de Elizabeth Adora Holland, datado de 04 de outubro de 1898. É a partir de sua morte que o leitor irá conhecer a sua vida. Elizabeth é uma jovem de 18 anos que precisa cumprir seu papel: casar-se com um marido do mesmo calibre social que o seu. 
A apatia e fácil aceitação da jovem sobre o que se espera dela serve para esconder seus verdadeiros sentimentos e um grande segredo. 
William Schoonmaker é um homem ambicioso que quer alavancar sua carreira política, porém, seu filho Henry prejudica sua imagem, pois vive em farras e aprontando com mulheres. Através de uma grande dose de persuasão, seu pai faz com que ele firme um compromisso com Elizabeth.
Henry, por sua vez, não quer se casar e continua se divertindo por aí, inclusive com Penelope Hayes, uma jovem oriunda de uma família com dinheiro mas sem nome importante na sociedade, que visa a ascensão social. E agarrar Henry é seu principal objetivo.
A trama envolve muitas traições e artimanhas de diversos personagens que vão fazer de tudo para alcançar seus objetivos.
O interessante desse primeiro livro é que ele vai abrindo a história, aumentando o leque de personagens e deixando claro que a série não irá abordar apenas os acontecimentos com Elizabeth e Diana. Um desses exemplos é Lina Broud, uma jovem de 17 anos e criada pessoal da Elizabeth. Ela nutre uma paixão platônica pelo cocheiro Will e se ressente profundamente de Elizabeth, pois a mesma a trata como empregada. Lina não aceita que tem que trabalhar arduamente enquanto Elizabeth ganha tudo de mão beijada.
A capa é linda e chama a atenção. A editora realizou um bom trabalho na revisão e diagramação da obra.

ISBN-13: 9788561384807
ISBN-10: 8561384808
Ano: 2009 
Páginas: 400
Idioma: português 
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


Sinopse - Um mundo de mistério, traições, rivalidades, escândalos e segredos protagonizados por três jovens socialites. 'Intriga' volta a 1899, quando Manhattan começava a se transformar no coração do mundo, a Quinta Avenida abrigava as mansões de algumas poucas e abastadas famílias e os jovens da alta sociedade se exibiam em fabulosos vestidos e elegantes fraques em animados bailes madrugada adentro. Dessa vez, a trágica morte da jovem Elizabeth Holland, uma das mais belas meninas da cidade, volta os olhares de toda a comunidade para os seus conhecidos mais próximos - seu noivo, sua irmã e sua melhor amiga.

CONTÊM SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO

"Intriga" começa três meses após o final do primeiro livro. Com a morte de Elizabeth, ocorreu uma grande mudança no comportamento da sociedade de NY. Primeiro, o mulherengo Henry, que estava noivo de Elizabeth e interessado na irmã mais nova dela, anda retraído e cabisbaixo, remoendo seu papel na morte da jovem. Diana pela primeira vez na vida precisa agir como uma adulta. Agora que não tem a irmã para assumir a responsabilidade de casar-se e tirar a família do buraco financeiro que se encontram, ela precisa agir como uma dama da sociedade e Penelope não perde tempo e começa a agir como uma moça recatada para conseguir laçar Henry.
Enquanto a sociedade sofre pela perda da virtuosa Elizabeth, Lina fica exultante ao saber que seu caminho para o coração de Will está livre. Só ela sabe que Elizabeth não tinha nada de virtuosa e o fato de que Will a amava a preenche de amargura. Mas ela irá fazer o que for necessário para chamar a atenção do cocheiro. O que ela não esperava é que seu interesse em ascender socialmente fosse fisgado e a ingênua e rancorosa criada irá cair em um mundo cruel e ardiloso.
A autora Anna Godbersen trouxe nesse livro, de forma bem trabalhada, a ganância e a cobiça do ser humano. Ela discute em sua obra até que ponto alguém é capaz de ir para conseguir o que quer. E acreditem, existem personagens nesse livro que realmente não tem escrúpulos. 
Nós ainda acompanhamos em paralelo a história de Will e sua busca por riqueza em um local inóspito. Sua vida simples porém extremamente feliz contrasta radicalmente com a vida rica e extravagante porém triste da sociedade da época.

ISBN-13: 9788579800221
ISBN-10: 8579800226
Ano: 2010 
Páginas: 392
Idioma: português 
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Sinopse - Após sua dramática volta a Manhattan – depois de simular a própria morte e fugir com o cocheiro da família – Elizabeth Holland evita os eventos sociais, levantando suspeitas de que nem tudo é o que parece na mansão de Gramercy Park South. Enquanto isso, Henry e Penelope Schoonmaker se tornam o casal mais celebrado da cidade, apesar de não sentirem mais do que desprezo um pelo outro. Depois de Luxo e Intriga, a série The Luxe ganha mais um capítulo recheado de romances proibidos, intrigas e glamour protagonizado pelos jovens mais bonitos, ambiciosos e disputados da Nova York do início do século XX.

CONTÊM SPOILERS
O final do segundo livro foi eletrizante e ao mesmo tempo triste. Elizabeth perdeu o amado de forma abrupta e para não prejudicar o nome da família, precisa dizer que foi mantida em cativeiro. A jovem que sempre pareceu frágil, agora torna-se uma casca vazia, perdida em pensamentos e arrependimentos. E se não tivesse voltado para NY? E se tivesse apoiado mais Will e continuassem a vida que estavam construído? A culpa é esmagadora...
Diana está cada vez mais impetuosa. Confusa pelas ações de Henry, que diz amá-la, mas firma um compromisso com Penelope, a caçula das Holland precisa decidir o que fazer.
É interessante observar que Penelope conseguiu o que sempre quis: casar-se com Henry. Mas esse casamento de fachada torna-se a sua prisão. Penelope sempre foi invejosa e sempre quis ter mais, ser mais e não se conforma com o fato de que Henry não a deseja. Apesar de todo o glamour que a sociedade projeta nesse enlace, a vida a dois é um pesadelo. Mas a vilã está determinada a arruinar a vida de todos.
Em paralelo temos a ascensão social de Lina. Lina, que começou com uma criada, torna-se uma misteriosa dama da sociedade, apoiada por um patrono rico e influente. Só que nada é de graça na alta sociedade e só o tempo dirá a ela o quanto ela está disposta a pagar para manter-se nesse meio.
"Inveja" é o terceiro livro da série e conseguiu manter a qualidade dos anteriores. A história é linear e coesa e vai apresentando o leitor o amadurecimento dos personagens ao decorrer dos anos e a forma como suas vidas vão se moldando. Seus desejos, sonhos e amores vão sumindo ou se transformando diante da realidade. Eles não são mais jovens que fazem sua incursão social. São adultos que precisam levar suas responsabilidades a sério.
A capa como sempre é esplêndida e combina perfeitamente com a capa dos livros anteriores.
ISBN-13: 9788579801068
ISBN-10: 8579801060
Ano: 2012 
Páginas: 376
Idioma: português 
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Sinopse - As belas e disputadas protagonistas da série The Luxe cresceram. Há muito que Elisabeth e Diana Holland têm preocupações mais importantes do que os animados bailes da fascinante Nova York do final do século XIX mostrados em Luxo, Intriga e Inveja. A antiga criada das irmãs, Lina Broud, agora se apresenta como Carolina Broad, a nova milionária de Manhattan; e a ambiciosa Penelope trocou o sobrenome Hayes pelo pomposo Schoonmaker, ao forçar um casamento com um dos rapazes mais cobiçados da cidade. Em Esplendor, Anna Godbersen apresenta o desfecho da trajetória das irmãs desvendando mistérios, acalmando corações e entregando a cada uma de suas personagens aquilo que merecem. Tudo isso sem perder o ritmo e o estilo que marcam sua série de época repleta de glamour, segredos e romance.

Como a vida das irmãs Holland mudaram drasticamente em poucos anos! Elizabeth passou de jovem cobiçada pela sociedade, para uma jovem apaixonada e casada e depois viúva e grávida. Agora ela se casou novamente para poder dar um nome ao filho que está esperando, mas não faz ideia de quem realmente é o gentil sócio de seu pai. Seu estado frágil mais uma vez a torna prisioneira e talvez ela realmente saia sem vida dessa vez.
Henry finalmente decide vestir as calças e impõe-se ao pai e a intragável esposa, Penelope. Vendo seu melhor amigo alistar-se, ele segue o exemplo, mas William Schoonmaker ainda controla a vida do filho pelos bastidores, enviando diretamente para um posto longe da ação.
Diana decide arriscar tudo e vai atrás do amado no meio da guerra. Tal decisão faz com que ela amadureça depressa, pois finalmente terá que viver por conta própria e estar em outro país sozinha a deixa em uma posição vulnerável.
Penelope não quer mais saber de manter o pudor. Se o marido a despreza tanto assim, ela irá encontrar alguém que a aprecie, mesmo que isso escandalize a sociedade.
E Lina finalmente torna-se tudo o que sempre sonhou: uma milionária. Mas será que o dinheiro traz a aceitação que ela tanto deseja?
Nesse encerramento da série, o leitor observa a criatividade da autora Anna Godbersen e sua habilidade em nos mostrar que nem todos os finais são felizes. Assim como as nossas vidas, as vidas desses personagens passam por reviravoltas e apenas aqueles que sabem adaptar-se conseguem seguir em frente.
Um desfecho perfeito para uma série que trouxe personagens inesquecíveis. 

ISBN-13: 9788579802430
ISBN-10: 8579802431
Ano: 2015 
Páginas: 384
Idioma: português 
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5



Um comentário

  1. Oi, Carol.
    Eu morro de vontade de ler essa série, mas os livros são muito caros.
    Nunca encontrei um exemplar por menos de trinta reais e por isso acabei desencanando!!
    Quem sabe um dia... kkkk
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva
    www.leitoracompulsiva.com.br

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!