[Resenha] Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi - A loucura está do lado de dentro ou de fora? - Joachim Meyerhoff - Viaje na Leitura

28/06/2016

[Resenha] Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi - A loucura está do lado de dentro ou de fora? - Joachim Meyerhoff


Sinopse - Isso é normal? Crescer entre centenas de pessoas com deficiência física e mental, como o filho mais novo do diretor de um hospital psiquiátrico para crianças e jovens? Nosso pequeno herói não conhece outra realidade - e até gosta muito da que conhece. O pai dirige uma instituição com mais de 1.200 pacientes, ausenta-se dentro da própria casa quando se senta em sua poltrona para ler. A mãe organiza o dia a dia, mas se queixa de seu papel. Os irmãos se dedicam com afinco a seus hobbies, mas para ele só reservam maldades. E ele próprio tem dificuldade com as letras e sempre é tomado por uma grande ira. Sente-se feliz quando cavalga pelo terreno da instituição sobre os ombros de um interno gigantesco, tocador de sinos. Joachim Meyerhoff narra com afeto e graça a vida de uma família extraordinária em um lugar igualmente extraordinário. E a de um pai que, na teoria, é brilhante, mas falha na prática. Afinal, quem mais conseguiria, depois de se propor a intensificar a prática de exercícios físicos ao completar 40 anos, distender um ligamento e nunca mais tornar a calçar o caro par de tênis? Ou então, em meio à calmaria, ver-se em perigo no mar e ainda por cima derrubar o filho na água? O núcleo incandescente do romance é composto pela morte, pela perda do que já não pode ser recuperado, pela saudade que fica - e pela lembrança que, por sorte, produz histórias inconcebivelmente plenas, vivas e engraçadas.


A história é narrada em primeira pessoa por Joachim, um garotinho de apenas sete anos de idade. Ele é filho do diretor de um hospital psiquiátrico para crianças e jovens e a casa deles fica bem no centro dessa instituição.
"Na época, e ainda hoje, o hospital psiquiátrico regional para crianças e adolescentes no qual cresci se chamava "Hesterberg". É o maior do gênero em Scheleswig-Holstein. Meu pai era psiquiatra de crianças e adolescentes, e, quando se tornou diretor do hospital, havia lá mais de 1.500 pacientes." (p. 22)
Através de uma narrativa inocente e esperançosa, o leitor é levado a conhecer a loucura, mas de uma forma ainda mais peculiar. Enquanto é de se esperar que os pacientes apresentem seus distúrbios, o que temos na verdade é uma dinâmica familiar um tanto quanto perturbadora. 
Claro que não é assim que Joachim vê o seu mundo. Tudo é extraordinário e incrivelmente sedutor e ele consegue através de seus olhos, passar uma visão diferente e ao mesmo tempo, esclarecedora.
Intercalando com a história familiar temos as histórias de alguns dos pacientes. Essa alternância e o fato de que não há uma ordem cronológica no enredo dá a leitura um tom mais dinâmico e ao mesmo tempo arrebatador.
"Andei pela casa e encontrei meus pais dormindo juntos em uma cama. Meu pai tinha colocado o braço ao redor da minha mãe. A cabeça dela estava deitada em seu peito. Nunca os tinha visto tão juntos, tão próximos." (p. 335)
O livro tem um enredo rico e um cenário completamente diferente do qual estamos acostumados a ler. 
Joachim Meyerhoff conseguiu trazer em "Quando finalmente voltará a ser como nunca foi" todos os elementos para uma obra inesquecível: personagens complexos e profundos, um cenário diferenciado e marcante e uma trama cheia de nuances e muito bem desenvolvidas.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Valentina realizou um trabalho excepcional. Na parte interna do livro existem detalhes que auxiliam a enriquecer ainda mais a obra.
"Cada vez mais tenho a impressão de que o passado é um lugar ainda mais inseguro e instável que o futuro. O que deixei para trás deveria ser algo seguro, concluído, que já fora e só esperava para ser narrado, e o que tenho pela frente não deve ser o chamado futuro a ser moldado?" (p. 345)




ISBN-13: 9788565859974
ISBN-10: 8565859975
Ano: 2016
Páginas: 352
Idioma: português 
Editora: Valentina
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5


Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!