[Resenha] Profissão Repórter 10 Anos - Grandes Aventuras, Grandes Coberturas - Caco Barcellos - Viaje na Leitura

27/07/2016

[Resenha] Profissão Repórter 10 Anos - Grandes Aventuras, Grandes Coberturas - Caco Barcellos


Sinopse - Comandado por Caco Barcelos, considerado por muitos o melhor jornalista da TV brasileira, o programa Profissão Repórter chega a uma década de existência com o chamado sucesso de público e de crítica. Ao longo de cerca de 250 programas, a produção semanal, exibida na TV Globo, conquistou inúmeros prêmios, foi objeto de estudo em universidades e virou referência para quem quer ser repórter. O livro Profissão Repórter 10 anos grandes aventuras, grandes coberturas comemora este aniversário trazendo o relato dos jornalistas que fizeram vinte das melhores reportagens exibidas pela TV Globo. Mais do que apenas um relato dos bastidores, os autores das reportagens revelam um pouco da alma de cada programa onde, como diz Caco Barcelos, a estrela principal tem que ser e é a reportagem de qualidade.


O livro "Profissão Repórter 10 Anos" é um compêndio de várias histórias da última década desse programa de sucesso. Dividido em cinco partes (Parte I - Um novo desafio; Parte II - Grandes Aventuras; Parte II - A redação e o repórter; Parte IV - Grandes Descobertas e Parte V - Olhares Externos).
Cada capítulo é narrado por um membro da equipe e traz, em um tom mais intimista, diversos assuntos abordados no programa.


"Repórteres que - além de contar com talento e garra - aceitassem o pacto proposto por nós: o de empunhar câmeras compactas, participar de todo o processo de construção da reportagem (da pauta à edição) , dividir com o público suas dúvidas e - o mais importante - suas emoções. Essas emoções que muitos de nós- os chamados jornalistas experientes - vamos perdendo com o tempo, a cada reportagem, ou que vamos aprendendo a disfarçar diante das câmeras. "



Foto da Equipe do Programa
O livro conta desde quando o programa era apenas uma ideia até algumas de suas principais histórias, como o especial sobre os jovens e o crack e as jovens mamães. Observamos atentamente a forma como cada um deles se sentiu diante das reportagens.
"Os 'bastidores da notícia' que eu vivi no Profissão Repórter me fazem supor que abordar qualquer 'fato' por ao menos três ângulos diferentes, sem nunca priorizar, nem julgar, qualquer um deles e, ao mesmo tempo, entender cada um desses ângulos como uma 'narrativa', ou uma "história', é o único jornalismo possível no futuro. Ou, pelo menos, o único jornalismo de reportagem possível."


Uma obra muito interessante para os fãs do tema e para os fãs do programa, que podem agora ter uma nova perspectiva dos profissionais que integram essa equipe.
A editora realizou um ótimo trabalho editorial. Desde a diagramação até a capa, o trabalho está impecável.


ISBN-13: 9788542207040
ISBN-10: 8542207041
Ano: 2016
Páginas: 384
Idioma: português 
Editora: Planeta
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5



Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!