Comece pelo porquê - Simon Sinek [Resenha] - Viaje na Leitura

22/07/2022

Comece pelo porquê - Simon Sinek [Resenha]

 





Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir 
Sinopse 
Imagine um mundo em que acordamos inspirados para trabalhar Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários? Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê. Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes. Ilustrando suas ideias com as fascinantes histórias de Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, Simon mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles. Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê.

Compre o livro >>> Amazon

Minha opinião

Antes de falar sobre o livro, vou falar sobre Simon Sinek, que se tornou mundialmente conhecido quando popularizou o conceito do porquê em sua primeira TED Talk em 2009. Fundou também a Start With Why, que produz recursos de modo a inspirar pessoas. 

Por que você faz o que faz todos os dias? Por quê faz? Qual o propósito?

Eu nunca tinha lido sobre o autor e nem assistido a sua palestra na TED Talk antes de iniciar a leitura do livro, que adquiri na livraria pela sinopse, pela capa e também simplesmente porque quando você lê na contracapa nomes como Steve Jobs, Martin Luther King, automaticamente você repensa se não iria comprar o livro e acaba comprando, foi o que aconteceu comigo.

Comece pelo porquê, fala em inspiração, criatividade e em motivação, ilustra ideias o tempo todo, do início ao fim do livro o autor usa histórias de grandes líderes como Steve Jobs, Martin Luther King, Sam Walton, Bill Gates e outras para ilustrar aqueles que encontraram o porquê e como nós devemos nos inspirar a encontrar o nosso porquê.

Segundo o autor, que se inspirou a buscar essas pessoas de sucesso e descobrir o motivo pela qual elas alcançaram sucesso, não sucesso financeiro, mas o patamar em que lideram pessoas e inspiram elas a seguirem fielmente, segundo Sinek, elas começam pelo porquê e então o autor já nos introduz ao que seria o círculo dourado.

Segundo Sinek, resumidamente:

O QUÊ: toda companhia e toda organização no planeta sabe O QUÊ faz.
COMO: Algumas companhias e algumas pessoas sabem COMO elas fazem O QUE fazem.
PORQUÊ: muito poucas pessoas ou companhias conseguem articular com clareza POR QUE fazem O QUE fazem. (propósito, sua causa ou sua crença).

O poder do sistema límbico é espantoso. Ele não só controla nossas decisões intuitivas, mas também é capaz de influenciar a fazer coisas que parecem ilógicas ou irracionais. (...)
Se todos fôssemos racionais, não haveria pequenos negócios, não haveria exploração de novos campos, haveria muito pouca inovação e não haveria grandes líderes para inspirar todas essas coisas."
Nesse ponto, Sinek fala do quanto as pessoas são fiéis a marca APPLE, as pessoas recomendam a marca mesmo sem possuírem qualquer tipo de produto da marca, sabendo que existem produtos iguais ou até melhores por preços bem menores, porque a maioria das pessoas tendem a se fidelizarem com a marca?
Explicando seu conceito do porquê, o autor mostra com exemplos de sucesso marcas, companhias que alcançaram a confiança dos clientes e fidelidade, marcas que inspiram pessoas, tudo isso porque diferentemente da maioria, elas começaram pelo porquê...

Dizer que confiamos nas pessoas que têm valores e crenças em comum conosco não é, em si mesma, uma afirmação profunda. Existe um motivo para não sermos amigos ds todas as pessoas que conhecemos. Somos amigos de pessoas que enxergam o mundo da mesma forma que nós, que compartilham nossas ideias e nosso conjunto de crenças. 
Uma inspiração mencionada no livro foi Thomas Edison, todos nós o conhecemos por suas invenções, mas seu fracassos foram contados?

Thomas Edison, um homem definitivamente movido por uma causa mais elevada, disse: "Eu não descobri um modo de fazer uma lâmpada. descobri mil modos de como não fazê-la."
Apesar de ter o lido primeiro o livro e depois assistido no youtube a palestra de sucesso do autor, acredito que o livro poderia ter sido mais resumido, para atingir mais pessoas, sei que o autor precisava mencionar as histórias, os líderes e suas ações, mas por vezes foi feito repetidamente e acredito que poderia ter sido bem mais resumido, em uma palestra tal como a assisti depois ou em um livro mais sucinto.

Entretanto, a leitura apesar de cansativa e demorada, foi bastante inspiradora. Recomendo a todo aquele que busca um propósito em seus negócios, em seu trabalho ou na vida. Às vezes precisamos ler sobre pessoas que inspiram, precisamos conhecer profundamente outros setores para mudar. E a leitura tem esse benefício, nos proporciona entretenimento, conhecimento e nos inspira.

A ação de mudar o mundo exige o apoio daqueles que acreditam.

 



Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!