10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias - Viaje na Leitura

28/09/2022

10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias



Sabemos o quanto a leitura é importante na vida de qualquer um, mas poucos sabem que diferente de tão somente ler, existe o compreender o texto e a compreensão do que se lê muda todo o significado das entrelinhas.

Compreender implica conhecer a intenção do autor, o que ele quis dizer ao escrever o texto, implica identificar as entrelinhas, as mensagens explícitas (de fácil compreensão) e as implícitas (não subentendido em uma primeira leitura, ou momento). 

Por inúmeras razões deve-se cultivar o hábito de ler e bastam 15 minutos por dia. Estes minutinhos serão suficientes para a longo prazo transformar a sua vida, também com o tempo e a prática do hábito, você mesmo estará lendo muito mais do que isso, já pensou quando tempo podemos passar vendo as redes sociais, Tik Tok, Instagram, facebook, YouTube e nem perceber o tempo? Com a leitura, o tempo passará da mesma maneira, mas você receberá inúmeros benefícios, e hoje listarei dez (10) motivos pelos quais você deveria ler todos os dias (para começar  a ler hoje mesmo), vamos nessa?


  • Expansão do vocabulário


A leitura irá expandir o seu vocabulário. Ao conhecer novas palavras, automaticamente seu cérebro irá aprendendo novos vocábulos e com o tempo você estará usando-as no seu dia a dia, sem notar. Mas as pessoas notarão.

  • Melhoria da memória

Ler exercita a memória, reconecta importantes conexões neurais. Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer. (PUCRS)

  • Promoção da saúde mental
Ler relaxa, altera o seu modo de pensar e ver as circunstâncias, saber escolher os livros neste caso é primordial.

  • Maior conhecimento

Ler é uma forma de ampliar competências no geral, quanto mais você lê, mais conhecimento você adquire com a leitura.

  • Redução do estresse

Ler é uma terapia, faz você viajar sem sair do lugar. Você conhece outros lugares, outras pessoas, outras histórias e através das vivências dos personagens, pode ampliar sua capacidade imaginativa, ampliando seu espaço e reduzindo seu estresse.
  • Melhoria da comunicação e escrita

Quando uma pessoa tem dificuldade de se comunicar ou escrever, a primeira dica que recebe é para ler, pois com a leitura seus horizontes vão expandindo, sua comunicação melhorando e sua escrita também.
  • Aumenta a criatividade

Estudos afirmam que ler nos torna mais criativos, existe ainda muitos enigmas a respeito do que acontece com o nosso cérebro durante a leitura, mas com os estudos existentes já sabemos o quanto criativos podemos ser ao incluir a leitura em nosso dia a dia.

  • Promove o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é para poucos, saber que o ato de ler promove o autoconhecimento é mais um motivo significativo para ler mais e mais.

  • Promove o senso crítico e aumenta sua empatia

Ler estimula desde habilidades e conhecimentos fundamentais quanto as aprendizagens que extrapolam para outros domínios, como o raciocínio, e o pensamento científico. Diante disso, estudos ainda apontam que ao lermos podemos aumentar nossa empatia, ou seja, a capacidade de compreender e se solidarizar emocionalmente com o outro. Não é maravilhoso?

  • Ler pode mudar a sua vida

Sim, ler muda vidas. Ler muda a sua vida e de quem convive com você. Ler muda a vida porque a leitura transforma sua mente, aumenta seu conhecimento, faz você uma pessoa mais empática, tranquila e interessante de se ter por perto. 

Leia e transforme a sua jornada!

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!