Entrevista muito especial com Bruna Longobucco - Viaje na Leitura

15/05/2010

Entrevista muito especial com Bruna Longobucco

Olá!

Conheci a Bruna ,visitando seu Blog, que conheci também em outros blogs,na verdade a Blogosfera é muito importante neste quesito de conhecimento e socialização,é uma autora maravilhosa,carismática,muito comunicativa e amiga,foi um prazer para mim conhecer a Bruna Longobucco e ainda mais ler algumas de suas obras e ver que nosso país realmente nos surpreende com nossos escritores,"Sem Destino" foi o primeiro livro que li da autora,inclusive teve sorteio aqui no Blog,depois conhecer esse super lançamento "Centúrias " foi muito mais especial para mim,a autora gentilmente me concedeu uma entrevista,e é com grande prazer que eu a publico para vocês ,conhecerem um pouquinho mais da Bruna.


Biografia:

Filha de imigrantes italianos, Bruna Longobucco nasceu em 10/04/1978, na cidade de Belo Horizonte/MG. Desde a infância interessou-se por Literatura e escrever veio como um dom natural. Em 2004 começou a publicar seus trabalhos. Como autora independente, lançou seis livros: O menino que tecia sonhos; Além das nuvens; Luz do sol; O vale da liberdade; Um outro olhar e Sem Destino.Atualmente publicou pela Editora Novo Século "Centúrias". É graduada em Comunicação Social e Direito, Pós-graduada em Revisão de Texto e autora de poesias, contos, crônicas, romances e músicas.


Thaís-> Como a Literatura e o desejo de escrever entrou em sua vida?

Bruna - A Literatura entrou em minha vida bem cedo. Primeiro através das histórias que ouvia de meus familiares. Quando aprendi a ler, virou vício. Meu mundo ficava mais colorido. A criança que descobre o prazer de ler, passa a explorar mundos que não estão ao seu alcance. Escrever, foi outro hábito. Adquiri o hábito de colocar meus sentimentos no papel. Se estava feliz ou triste, escrevia alguma coisa.

Thaís-> Existiu um autor(a) que motivou a sua decisão de começar a escrever?

Bruna - Não. Acredito que algumas pessoas têm a necessidade de escrever, como outras são melhores nos discursos, pintando, desenhando e por aí vai. Acredito em dons.

Thaís-> Sei que você já publicou alguns livros de forma independente. Você aconselha e recomenda esse tipo de publicação?

Bruna - Se um autor escreve porque não poderia viver sem escrever, se ele acredita no que faz, sim, deve procurar meios de levar sua obra até os leitores. A publicação independente é uma opção, porque sabemos que não é fácil conseguir um contrato editorial em nosso país. São pilhas e pilhas de originais (muitos com a qualidade comprometida), inúmeros autores ansiosos e as chances são mínimas.

Thaís-> Pode nos dizer como surgiu a inspiração para escrever "Centúrias"?

Bruna - Foi uma surpresa. Um belo dia a inspiração trouxe a visão de Aylá e de Pitfal. Falei com uma amiga: - Vou escrever meu primeiro romance sobrenatural. Ela riu, estava acostumada a ler meus romances delicados e tradicionais. Mas Centúrias chegou.

Thaís-> Conforme eu lia " Centúrias" pude perceber que a história era complexa e que mesmo assim, você conseguiu escrever de forma bastante clara o enredo. Você estudou ou leu algo sobre bruxas, pesquisou para poder escrevê-lo?

Bruna - Primeiro escrevo o que a inspiração me traz. A imaginação ganha espaço. Depois, pesquiso o tema, gosto de ler sobre tudo e um autor precisa verificar os dados históricos, geográficos, calendário etc. É certo que sou muito curiosa e já havia lido sobre bruxas antes. Coisas místicas sempre me atraíram.

Thaís-> O que a levou a escrever especificamente um livro sobre bruxas, magia, enfim, um romance sobrenatural?

Bruna - Acredito que a inspiração me trouxe “Centúrias” justamente porque é um livro que mistura realidade e fantasia, possibilidade e sonho. Quem não gostaria de sair um pouco do contexto turbulento que vivemos e encontrar uma Pitfal por aí?



Thaís-> Atualmente, principalmente os jovens brasileiros, estão apreciando esta categoria específica de leitura. Como se sente sabendo que seu livro está sendo muito apreciado por esta faixa etária de leitores?

Bruna - Fico feliz. Como eu, muitos autores nacionais, a maioria jovens talentos, estão mostrando que também podem construir enredos fantásticos. Existe ainda muita resistência contra a Literatura Nacional (até preconceito). Principalmente, em relação a quem começa. Gente que sem conhecer o conteúdo, encara o livro com descrença e pouco caso. Outros, quando o assunto é romance “romântico” ou fantasia, afirmam que o autor está fugindo do contexto. Mas o Brasil não é só caos, violência, pobreza e marginalidade. Também não se pode ficar só no conhecimento científico. Há espaço para a arte e a “academia”. Temos muitos artistas e uma vasta produção intelectual. Acredito que as pessoas querem também um pouco de magia e não só a realidade nua e crua, não só a necessidade técnica.

Thaís-> Gostaria de deixar uma mensagem de incentivo para os autores que estão começando agora?

Bruna - Se acreditam no valor do que fazem, se a obra de vocês é capaz de mexer com o sentimento do leitor, não deixem nada desanimá-los. Vocação não se finge, não se constrói. Existe e ponto. Fazer acontecer depende de nós. Lembrem-se, não somos um país de uma forte cultura literária, mas a mudança acontece todos os dias e a internet é a prova clara. Está abrindo espaço para o que é novo.

 Acompanhe a autora em suas redes sociais!



Dia 20 de maio ,19:30h,semana que vem,será o lançamento de  "Centúrias",

estande da Leitura! Todos convidadíssimos!!!

Desejo profundamente a Bruna,como amiga,escritora,muito sucesso,porque ela merece!!!Aguardem que junto com a autora preparei uma surpresinha para vocês,até breve.




17 comentários

  1. Oi Thais, assim ficamos conhecendo um pouco mas da Bruna que breve estara também em nosso novo blog, o Espaço Aberto...bela iniciativa Thais...
    Parabéns Bruna por andar ao lado de seus sonhos, não deixando que els fiquem pata trás, concordo plenamente contigo, já banquei um livro também e sei que não é fácil...
    Sucessso para vocês duas ok...
    Um abraço na alma...bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista Thais ^^
    Realmente, vejo cada vez mais amigos meus com livros \o/ de magia, bruxas, sobrenatural, em sua maioria. E fico tão feliz XD
    Já ouvi falar muito dos livros da Bruna e tenho vontade de ler ^^ mas é aquele dilema AUSHAU
    Parabéns Bruna, muito sucesso ^^

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista.

    E concordo com ela em tudo, e tb que precisamos mais de fantasias mesmo, o Brasil não é só essa crueldade ilustrada na tv.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Thais, adorei a entrevista com a Bruna, uma mulher forte e sensível ao mesmo tempo, e que bom que conseguiu que Centúrias fosse publicado por uma editora né, hoje em dia vemos tantos escritores maravilhosos que precisam bancar eles mesmos suas publicações...mas acredito que o Brasil atualmente está mais culto e que as pessoas estão lendo mais, a mudança é lenta, mas é certa! Parabéns pela entrevista Thais, e parabéns a Bruna por ser a pessoa que é!

    ResponderExcluir
  5. Olá Thaís!

    Além de uma excelente blogueira, quem diria, você se revelou também uma bela entrevistadora. rsrs
    Como esta troca de informações e experiências é importante, eu não conhecia o trabalho da Bruna, e essa sua entrevista me despertou o desejo de dar uma olhada nos livros dela.

    Um abraço e parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga!

    Excelente entrevista! Parabéns.
    O Brasil tem talentos incríveis sim! E Bruna é uma delas.
    Parabéns Bruna.

    Beijoss.

    ResponderExcluir
  7. Realmente é uma ótima entrevista com perguntas que nós mesmos gostaríamos de fazer!! Parabéns Thaís!

    Adorei conhecer um pouquinho mais da Bruna! Confesso que ainda não li os livros dela, mas estou muito interessada, principalmente em Sem Destino. Estou só esperando um $tempinho$ nos dois sentidos da palavra...hehehe pra poder ler!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Obrigada pela visita!!!

    Lindo seu espaço aqui!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Eu li a entrevista de madrugada mas não comentei, a Bruna parece um amor de pessoa, adorei a entrevista sempre gosto de saber sobre processo de criação dos autores, não li nada dela, mas tenho vontade - principalmente o Centúrias.

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. ''Mas o Brasil não é só caos, violência, pobreza e marginalidade. Também não se pode ficar só no conhecimento científico. Há espaço para a arte e a “academia”. Temos muitos artistas e uma vasta produção intelectual. Acredito que as pessoas querem também um pouco de magia e não só a realidade nua e crua, não só a necessidade técnica.'' A Bruna sempre diz coisas que eu diria...

    Maravilhosa a iniciativa do Blog, nesse amor verde amarelo, que é tmb o meu e que a Bruna saiba que adorei conhecer mais um pouquinho sobre ela...

    Abçs,
    Aline

    ResponderExcluir
  11. Thais,
    Adorei a entrevista .
    Parabéns !
    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  12. Noooosssa. Adorei. Bruna é uma autora super simpática, criativa e talentosa. Merece todo o sucesso do mundo.

    Mil bjs e parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, adorei a entrevista, e fiquei super curiosa para ler Centúrias e Sem destino (li a resenha tbm).
    E a Bruna tem toda razão, ainda existe muita resistência contra a literatura nacional. Principalmente em relação aos novos autores!
    Parabéns pela entrevista! Mais dois livros para a minha listinha de livros para ler =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Amanhã eu volto pra saber
    mais dessa grande menina.
    Bom domingo e uma ótima
    semana.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  15. Ei Thais,

    Gostei muito da entrevista, eu estou muito curiosa para ler Centúrias já está aqui na fila, lerei logo.

    Adorei conhecer mais sobre a Bruna.

    bj

    ResponderExcluir
  16. Adorei conhecer mais da Bruna! Muito legal a entrevista. Quero ler Centúrias agora! Besos! =*

    ResponderExcluir
  17. preciso ler algo da Bruna, urgente!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!