Narciso - Tédio e Fúria - Roque Neto - Viaje na Leitura

29/01/2011

Narciso - Tédio e Fúria - Roque Neto

Livro: Narciso - Tédio e Fúria 
Autor: Roque Neto
Editora: Quártica
Categoria: Literatura Nacional/Ficção
ISBN: 9788578011758
Páginas: 168
Lançado: 2010
Site Oficial 


"Sei exatamente o que você veio buscar. Você deseja conhecer os segredos por trás de minhas ações. Eu os revelarei. Quero entregá-los à você, porque você me encontrou e quase me surpreendeu (....)"


São exatamente com essas palavras acima que iniciamos a leitura do livro "Narciso, tédio e fúria" um livro que poderá te surpreender muito mais do que você possa imaginar. E as palavras citadas acima, poderá de imediato nada significar, mas poderá lhe fazer refletir quanto ao final...

A história se passa em Esperantina no Piauí, o protagonista também narra sua história e insiste em nos contar como tudo começou, tudo começou o quê? Espere, leia a resenha SEM SPOILERS e você poderá ter alguma ideia do que quero expressar.
Francisco, acredita que sua vida não foi fácil desde que passou a existir neste mundo, filho bastardo de seu pai com uma amante qualquer, foi criado até os 11 anos de idade pela esposa de seu pai, dona Rosa, que assim que soube do caso e da gravidez de Bete a amante de seu esposo o tomou na maternidade, mas ele tampouco a chamou de mãe. Sempre foi excluído pelos seus irmãos, que o desprezavam e lhe jogavam na cara sua situação desprezível. Até que um dia seu pai foi embora com uma mulher qualquer, deixando dona Rosa deprimida e com seus filhos para criar. Ele não suporta mais viver sob o mesmo teto daqueles que o desprezam, afinal seu pai se fora e não existe mais nada que o prenda naquele lugar. E assim ele vaga nas ruas até que  Padre João e Dona Helga, o leva para morar na paróquia.

Entre os estudos no seminário, sua vida se torna mais amarga e sem atrativos logo após alguns acontecimentos que o magoam muito, ele estava entediado, a fúria surgiu naturalmente. E então aquele que ficar em seu caminho será lançado fora, suas intenções: Vingança. De quem e porquê? Descubra lendo o livro, que lhe proporcionará momentos de reflexão...Até onde um psicopata pode chegar? Quais são os motivos que levam um ser humano a seguir sem destino e com rebeldia e vingança?

"Narciso, tédio e fúria", me prendeu em suas páginas, eu queria desvendar o intento do protagonista, porque ele cometia tantas atrocidades? Tentei me colocar em seu lugar e pensar se faria e agiria do mesmo modo, e concluí que não. Ele tinha motivos? Talvez. Quem é que pode desvendar a mente humana? Nós mesmos que não. O livro é de leitura rápida, instigante e fascinante. O autor usa de termos próprios e todos muito bem colocados, a linguagem de escrita é cativante, inteligente e de maneira nenhuma superficial.  Como relatar os acontecimentos e mortes em ambientes nada convencionais? Criativo, inteligente e instigante, com estas três palavras defino o livro. Recomendo! Boa Leitura!



10 comentários

  1. Amei a resenha! Fiquei super a fim de ler! **

    ResponderExcluir
  2. curiosaaa, quero ler, a história parece boa!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    Parece ser muito legal!!

    Passa la no Blog

    ResponderExcluir
  4. Ah...Não ganhei a promoção!snif!
    Mas eu ainda leio!

    ResponderExcluir
  5. Sorry, vou ter que cometer um sincericídio. Não gostei da resenha (não pelo jeito dela ser escrita, que aliás, foi muito bem escrita), mas o assunto do livro não me atraiu. Gosto de mistério, mas esse negócio de entrar em mente de psicopata não é comigo.

    ResponderExcluir
  6. Hey, Thaís!

    Também não sou fã de entrar em mentes de psicopatas. E quanta negatividade, sentimentos ruins... ah, não fiquei com vontade de ler, não!
    Acredito na sua recomendação, mas o livro não é meu estilo.

    Beijinho e ótima semana pra vcs!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Posso dizer que ainda não li o livro, mas sua resenha ficou tão interessante que a indiquei para o quadro Resenhas 10+ em meu blog. Espero que sua criticidade continue sempre tão verdadeira quanto me parece, e que muitas resenhas mais sejam feitas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Gosto de histórias que tratam desses temas. O livro me pareceu ser muito bom!


    Beijos,

    Thais Pampado
    Por Trás da Estante

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom encontrar dicas de livros que dizem que nos faz pensar e a historia nos prende. Não diria que esse livro entraria na minha lista, mas sua resenha despertou minha curiosidade e quem sabe o adiciono na minha lista. Valeu pela dica ;)

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!