O que falta ao tempo - Angela Becerra - Viaje na Leitura

24/07/2011

O que falta ao tempo - Angela Becerra

Livro: O que falta ao tempo
Autor: Angela Becerra
Editora: Suma de Letras
Categoria: Literatura Internacional | Ficção | Romance
ISBN: 9788560280858
Nº de Páginas: 380
Lançamento: 2011

Livraria Cultura | Saraiva | Pesquise preço

Com sensibilidade artística e narração misteriosamente sedutora, a autora Angela Becerra descreve seus personagens e suas complicadas transições na vida de cada um deles, a descrição e escrita da autora é envolvente e quase póetica, melancólica mas realista. O que falta ao tempo é o livro que resenho hoje.
O que falta ao tempo narra a vida de uma garota chamada Mazarine, que é orfã e mora sozinha com a "santa" que logo vocês saberão quem ou o que é. Mazarine juntou suas economias para iniciar suas aulas de pintura naquela estação, queria ter aulas com o famosíssimo Cádiz, pintor famoso e dualista da época. Mazarine apreciava o autor, mas sabia que os pés que ele pintava eram terríveis, desejou ardentemente lhe ensinar a desenhar habilidosamente os pés de suas pinturas.
           Cádiz estava passando por um período conturbado em sua carreira artística, faltava-lhe inspiração para sua arte, e a  esposa dele Sara, estava percebendo esse período estático da arte do marido, mas respeitava seu espaço, assim Mazarine apareceu na vida dos dois, e traria mudanças irreparáveis. O pintor logo notou a aptidão de Mazarine para a arte, mas fingia ignorá-la, jamais admitiria para a jovem garota o fascínio que tinha pela obra que saia de suas mãos.

— O que me diz sobre o tempo, mestre do dualismo?
— O tempo?... — Ficou pensando um instante. — É o que nos falta, a todos nós. Nesse momento, é o que me falta para chegar a você.

           Mazarine esconde segredos demais, um deles, ela jamais ousou contar a alguém. Ela imagina o esquife e tenta visualizar como era a vida de Sienna antes de sua morte, considera-a como a irmã que jamais teve e ao retirar de Sienna o medalhão, ela estará atraindo para sua vida pessoas perigosas que fazem parte de uma seita, que idolatram essa esquife, onde se encontra o corpo embalsamado de uma jovem, chamada Sienna, que está na casa de Mazarine, desde que a sua mãe morrera. A vida da moça começa a correr perigo, desde que um homem estranho, viu o colar de Mazarine, ele sabe que é da santa, da seita que ele segue.
         Mazarine começa a adotar hábitos estranhos, desde andar descalça pela neve, jamais usar sandálias desde um sobretudo preto. Assim essa jovem caminha diariamente pelas ruas da cidade, provocando espanto pelos seus modos por onde passa.
     
Entre o improvável e essa realidade oposta e inconciliável, bem e mal, sim e não, a autora deste livro cria uma história fascinante, escrita com aspectos melancólicos, que tornam o livro impressionante. Recomendo!


14 comentários

  1. Nhaaa eu ganhei esse livro uma promo do twitter. Esse dia eu estava com sorte \o/
    Fiquei super louca com a sinopse e achei super hiper mega dierente. Mas é fato que estava esperando estar com o coração mais fortinho para poder iniciar a leitura. Pelo jeito eu não estava errada né?

    Adorei a resenha Thais assim que ler venho aqui comentar contigo, beijos e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Essa resenha ficou muito misteriosa!
    No inicio quando voce começou achei que seria uma historia mais "normal", aí você falou sobre a tal seita e a santa, realmente fiquei muito curiosa!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  3. To curiosa sobre esse livro. Gostei da resenha, me deixou mais animada.

    ResponderExcluir
  4. Nossa fazia tempo que não lia um resenha tão interessante e ao mesmo tempo misteriosa porém triste...... algumas passagens me lembraram o livro A dama das Amendoas.... que por sinal eu amei. Tenho certeza que tb gostarei desse, a resenha me empolgou, então foi pra "listinha". rs
    Boa semana,
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa impressionante mesmo o enredo que a autora cria neste livro, nos três primeiros paragrafos, parece ser um livro qualquer ou normal, mais depois o que é isso com esse medalhão, por que esta jovem começa a ter tais habitos estranhos?? Algum misterio está aii... Fiquei curiosa para saber o que é...
    Adorei sua resenha Thais! Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. A capa é bem interessante, assim como a resenha, anotada a dica. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Que legal... deve ser interessante, acho que nunca li um livro assim...

    Recomendo!

    Beijos!

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  8. Essa é a primeira resenha que leio deste livro. Gosto de livros que tenham um tom um pouco melancólico, mas vou aguardar para ler este!

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha! Parabéns!

    Bjs.
    Marcela
    www.giroletra.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou louca pra ler esse livro, adorei a resenha.

    A Suma caprichou nessa capa, muito linda!

    @nann_da

    ResponderExcluir
  11. Quando terminei de ler a resenha fiquei com essa impressão mesmo, do livro ser bem melancólico. Eu até leria, mas depende do humor, se a gente esta meio para baixo, a última coisa que queremos é ler um livro melancólico. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas o estilo parece bem interessante. Terminei de ler Anna e o Beijo Francês domingo e estou em uma fase bem parisiense... gostei da possibilidade de ter uma visão diferente de Paris nesta obra.
    Isso sem mencionar que a capa é linda...
    Vai para listinha de desejos.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  13. Tem uma coisa que me deixa ansiosa a respeito da capa desse livro... Para alguém que anda o tempo todo de pés descalços, ela deveria ter os pés um pouquinho mais sujinhos, né? Hehehe. Bem, esse é um livro que parece muito intenso, não é meu gênero preferido, mas essa mistura de obsessão e ingenuidade é bastante atrativa.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. que livro triste... muito emocionante pelo que vi... os personagens tem uma personalidade mt forte.. mas gostei mt

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!