VikinG, Uma aventura no tempo e no espaço - Daniel de Carvalho - Viaje na Leitura

18/07/2011

VikinG, Uma aventura no tempo e no espaço - Daniel de Carvalho

Livro: VikinG,  Uma aventura no tempo e no espaço
Autor: Daniel de Carvalho
Editora: Baraúna
Categoria: Literatura Nacional / Ficção
ISBN: 9788579233050
Nº de Páginas: 299
Lançamento: 2011

Livraria Baraúna | Pesquise menor preço | Saraiva


" Este romance foi escrito para você que se preocupa com o futuro da espécie humana e com as dificuldades que o nosso planeta Terra vem enfrentando neste século de grandes avanços científicos, mas também de grandes conturbações."
O complicado de ler mais livros de um mesmo autor, é fazer o possível para não comparar as obras já escritas e lidas da autoria dele, comparar narrações, enredos, desenvoltura e habilidade. Me esforçarei o máximo para falar apenas desta obra do autor. 
Nós humanos temos a péssima mania de cada vez mais buscar uma perfeição inexistente e que é impossível de ser alcançada cientificamente e visivelmente, o que fazer então, quando o planeta Terra está em grande declínio por causa de nossas ações? Daniel de Carvalho, autor deste livro traz à tona um assunto pôlemico e que gera discussões ao longo da trama do livro.

            Viking, alterna duas histórias indistintas mas ligadas no elo único que envolve a humanidade, o antes e o depois. O passado e o futuro. O que você faria se soubesse que além do Sistema solar, existisse outro sistema semelhante ao nosso, e lá um planeta como a Terra?
         No mundo fictício criado e idealizado pelo autor Daniel de Carvalho existe o planeta Arret (é isso mesmo que vocês leram, é tanta a semelhança que o autor inverteu as palavras criando um planeta) e lá em Arret a política, a capitalização, a organização e tudo o que envolve o politicamente correto está um caos, pois lá eles são inteligentes, mas inconscientemente como nós, irresponsáveis pelo amanhã, o que será do nosso planeta nos anos vindouros?
          Enquanto lá em Arret o caos vai se firmando, no planeta Terra estamos ainda na época dos vikings, que guerreavam sem motivo, brigavam para determinar posse sobre determinada aldeia, e nessa pequena aldeia denominada de Mors, estamos no ano de 200 a.C e os habitantes governados por um rei viviam sossegados até o aparecimento repentino de uma esfera prateada e indecifrável de beleza e origem inenárravel, e assim nossos antepassados terão a oportunidade de conhecer oito criaturas que vieram do futuro, do planeta de Arret aparentemente. O autor ainda ousou criar romances entre os protagonistas da aldeia, como de Dalia que está namorando mas é apaixonada por um arqueiro da aldeia, e muita coisa vai rolar neste ínterim.

Esperei um pouco mais do livro, pois como eu afirmei acima, ler diversas obras de um mesmo autor, nos faz que mesmo não consciente da leitura tentemos comparar descrições, narrativa e desenvolvimento. A obra tinha estrutura, enredo fluente e leve, mas fatos como o autor afirmar em diversos trechos "planeta fictício" ou determinada coisa ser "fictício" fez parecer um pouco forçada a ideia da "não-existência" sendo que já que o livro é ficção, não era necessário tais afirmações em diversos trechos. Mas também ouso enfatizar a qualidade literária de descrever e tematizar suas obras, o autor sabe como ninguém escolher um tema para o livro e o utilizando envolver ainda romances e pequenas doses de estilo. Como base usando o tema das condições que nós humanos tratamos nosso planeta e fazendo com que questionemos a existência do futuro co-existir. Recomendo a leitura!


14 comentários

  1. Parece ser uma história legal, tenho vontade de ler, mas não é prioridade.
    Garota Eclética

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com voce, é sempre dificil ler obras de um mesmo sem comparar depois ou esperar de mais antes!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  3. Não compraria pela capa
    achei interessante
    gostei da resenha
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um bom livro mas não faz muito o meu estilo. Achei a capa do livro de muito bom gosto!

    E concordo Thais, ler muitas obras do mesmo autor nos faz ficar bem comparativos e exigentes :)

    Beijos e parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Futuro eita coisa difícil de se imaginar..Esta resenha me chamou a atenção por comparar os Vikings que desaparecerão como povo, cultura e a nossa realidade, gostaria mesmo de ler afinal o co-existi depende do agora

    ResponderExcluir
  6. Nosssaa achei muito incrivel o enredo que o autor cria no livro, colocar dois planetes semelhantes, mais um no futuro e outro no passado :O muiito criativo mesmo, fiquei muito curiosa para saber como termina tudo isso, e claro descobrir mais desse romance colocado nesse enredo todo!
    Adorei sua resenha Thais, parabéns
    Bjos :*

    ResponderExcluir
  7. NOME LUCAS DE FREITAS PEREIRA
    EMAIL FREITAS.LUCAS98@GMAIL.COM
    TWITTER WWW.TWITTER.COM/LUCASFrEITAS013

    ResponderExcluir
  8. A idéia parece ser bárbara, apesar de eu achar esse assunto de conscientização um tanto clichê (porém importante!).

    ResponderExcluir
  9. Sou outra que não compraria o livro pela capa, mas não utilizo esse critério... Outra coisa, tenho uma minha visão muito deturpada e ignorante sobre os Vikings. Hum, sei não. Mas me pareceu ser uma história interessante, apesar de tudo.

    ResponderExcluir
  10. Oie. Não conhecia esta história...mas parece interessante. Conscientizar as pessoas pelos livros pode ser uma das formas de melhorarmos o mundo.

    ResponderExcluir
  11. Acho a idéia do livro muito bacana, pena que nem todos gostem desse tipo de leitura ,hoje em dia , deveria ser leitura obrigatória . Gostei muito da resenha ,bem a "altura " do livro .

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, eu não fiquei entusiasmada pelo livro, acho que não chegaria até o final...mas que a idéia da conscientização é boa, isso é! Bjo!

    ResponderExcluir
  13. livro bem legal.. esse sim eh mt digno adoroooo!! mesmo assim.. me fez fazer menção a varioos outros livros q ja li. e me pareceu um pouco clichê mas qria ler pra saber como eh .. ou seja saber um pouco mais

    ResponderExcluir
  14. Pois é... é complicado quando você lê vários livros mesmo! Uma das coisas que mais valorizo é a franqueza, e eu sempre encontro isso nas suas resenhas!
    Beijinhos

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!