A Ascensão de Lady Gaga - Maureen Callahan - Viaje na Leitura

06/10/2011

A Ascensão de Lady Gaga - Maureen Callahan

"Os detalhes fornecidos por Gaga - uma garçonete, musicista, dançarina de casa noturna, viciada em cocaína, uma jovem selvagem residente no Lower East Side - não são completamente falsos, mas foram bem selecionados para promover sua persona, que substituiu completamente a garota antes conhecida como Stefani Joanne Angelina Germanotta e que agora só responde pelo nome de Lady Gaga." (p.25)


Livro: A Ascensão de Lady Gaga
Autor: Maureen Callahan
Editora: larousse
Categoria: Literatura Internacional | Biografia
ISBN: 9788576357612
Páginas: 240
Lançamento: 2011
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 



Olá pessoal!


Hoje vim trazer uma biografia bem interessante. Para quem acompanha aqui no Viaje as minhas resenhas certamente já sabem que sou uma grande admiradora de biografias e que as biografias da editora Larousse costumam me encantar pela qualidade do livro.
Como já era de se esperar eu fiquei apaixonada pela biografia de hoje!

Em A Ascensão de Lady Gaga a autora Maureen Callahan nos leva ao começo do fenômeno que hoje conhecemos como “Lady Gaga”.
Stefani, uma garota do subúrbio que segundo relatos de ex-colegas de faculdade, era uma garota comum, nada excêntrica, mas que possuía um diferencial, o qual certamente a fez chegar onde está hoje: determinação.

“Seus amigos e colegas de classe da Escola Tisch de Artes da Universidade de Nova York, que Gaga frequentou durante apenas um ano, falam principalmente de sua determinação inabalável. Eles não se lembram de quem eram seus amigos ou que matérias ela cursava, que rapazes ela namorou ou a que festas ia; lembram-se dela trabalhando, se apresentando, sempre correndo. Seu colega de classe Sheldrick lembra-se de ter conhecido Stefani no Alphabet Lounge no outono de 2005 depois da sua própria apresentação. A primeira coisa que ela disse foi: ‘Oi, sou Stefani. Estou tentando montar uma banda. Precisamos de um guitarrista.’ ”(p.32)

Stefani sempre soube aonde queria chegar e para isso não mediria esforços na busca por se tornar uma lenda. Os pais da, até então, desconhecida Stefani apoiavam a busca da filha e se envolviam ativamente no que pudesse para ajudá-la.
A determinação da cantora era tão visível que quando um produtor lhe disse que teria que abandonar o namorado e a banda para chegar a ser uma cantora de sucesso, uma semana depois Stefani já não tinha mais namorado e havia se separado da banda.
Mais tarde Gaga consegue seu tão almejado contrato e a sua busca passa a ser aperfeiçoar sua apresentação.
Nesse momento Stefani já não existia, em seu lugar havia apenas “Lady Gaga”.
Seus amigos se lembrariam de mais tarde terem percebido o sucesso chegando quando, nas redes sociais da cantora, as fotos da época em que ela era uma anônima foram deletadas e só era possível encontrar fotos da nova fase “Lady Gaga.
A autora através de inúmeros relatos, alguns da própria Lady Gaga, outros de pessoas bem próximas, narra exatamente o que a biografia propõe: mostrar a Ascensão dessa cantora.
Para os leitores, o livro está repleto de informações que nos levam a perceber que Lady Gaga não se tornou esse fenômeno de um dia para o outro, a jovem Stefani com sua determinação mostrou ao mundo que ela veio para se tornar uma lenda viva.
Ao final do livro diversas páginas são dedicadas a mostrar fotos da ascensão deste fenômeno, desde a Stefani-criança em 1993, até diversos shows com figurinos ousados e chocantes.
Este é um livro dedicado não somente aos fãs da cantora, mas a todos aqueles que tenham a curiosidade de descobrir como surgiu esse fenômeno musical que hoje conhecemos por Lady Gaga.

“ Existe algo heroico na forma com que meus fãs manipulam tão precisamente suas câmeras, com orgulho e de forma tão intricada. Como reis que escrevem a história de seu povo, é a sua natureza prolífica que tanto cria quanto registra o que mais tarde será conhecido como o reino. Assim, a realidade sobre os fãs de Lady Gaga, meus monstrinhos, encontra-se em um sentimento: eles são os reis. São as rainhas. Escrevem a história do reino e eu sou como um bufão devotado.” (p. 215 – Lady Gaga em show no Japão)





Twitter  |   Site |   Facebook



15 comentários

  1. Não parece legal, é muito... não sei a palavra certa.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não sou muito fã de biografias .. nem da Lady Gaga mas sua resenha me surpreendeu! Nunca havia imaginado o quando a Lady Gaga havia batalhado para chegar onde chegou. Saber como foi o comecinho da carreira dela e o que fazia antes de se tornar famosa, a determinação que ela sempre teve e ver que o sonho dela se realizou é sensacional! Eu gostaria de ver as imagens em forma de "linha do tempo" pra ver a evolução dela, acho isso super interessante :)
    Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  3. confesso que gostaria muito de ler essa, comprei recentemente a da amy winehouse =x será minha próxima biografia. =D
    beijos
    boa semana

    ResponderExcluir
  4. Bem, acho que não leria esse livro não, primeiro porque não sou muito chegada em biografias,e depois a Lady Gaga não é uma pessoa que tenho muiiita curiosidade em conhecer melhor não....
    Mas gostei da sua resenha Pri.
    beijos :*

    ResponderExcluir
  5. não curto muito cantora e nem biografias...não sei se algum dia leria um negócio desse...

    bjus

    ResponderExcluir
  6. Biografias são sempre interessantes. E adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Adoro biografias,e a capa do livro ficou linda,mas não leria,pelo fato de não ser fã dela e tal,mas sua resenha ficou muito boa...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ei Pri...

    Amiguinha não sou muito de ler biografias, na verdade não tenho muita paciencia (confesso) mas adorei conhecer o que vc colocou na resenha.

    Não sabia qual era o verdadeiro nome da lady Gaga e é fato que fiquei bem surpresa kkk e nossa, teve de abandonar namorado e banda? o.O rsrs

    Parabéns pela resenha, beijão

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante de ler biografias bem escritas, mas uma das biografias que tenho menos vontade de ler é da Lady Gaga. Não consigo gostar dela, as músicas não me transmite emoção nenhuma, e com isso não gosto.

    ResponderExcluir
  10. Adoro histórias de pessoas com talento e mta determinação conseguem realizar os seus sonhos e eu acho que a Lady é um exemplo disso.

    ResponderExcluir
  11. Resenha linda *-* até me faz querer ler. Mas eu não gosto muito de biografias e da própria Lady Gaga.
    Obrigada =P

    ResponderExcluir
  12. biografias nao me chamam mt a atenção =/

    ResponderExcluir
  13. fazer sua historia conhecida é uma arte mesmo! Sou Fã de Lady GaGa.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha!!me interessei mais pelo livro e as fotos com certeza são show!!Acho muito legal conhecer a história desta "criatura" nossa contemporânea, pois ela move, emociona e choca milhões com sua arte! eu sou fã, gosto de várias músicas!Às vezes nem tanto do visual dela, mas gosto de observá-la, pq a gente pode ter certeza que ela sempre vai trazer alguma coisa ousada pra mostrar!
    Ouvi uma coisa recentemente que achei muito a ver com o conceito de Lady Gaga, que ela é uma mistura de tudo, ela "chupa" vários ícones e influências pra se produzir!

    ResponderExcluir
  15. Ai, que legal! Assim como você sou fã de biografias! Leria sim. Mas será que toda essa determinação é boa?

    beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!