Os Últimos Soldados da Guerra Fria - Fernando Morais - Viaje na Leitura

11/10/2011

Os Últimos Soldados da Guerra Fria - Fernando Morais

Livro: Os Últimos Soldados da Guerra Fria
Autor: Fernando Morais
Editora: Companhia das Letras
Categoria: Literatura Nacional | História
Páginas: 412
Lançamento: 2011
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 


Estou impressionada com o livro do qual devo falar hoje, é a primeira obra que leio do autor Fernando Morais que leio e a minha reação foi: “Nossa. Esse livro é muito bom”.
Em os últimos soldados da Guerra Fria o autor nos leva a entender a infiltração dos agentes secretos cubanos em Miami.
O livro é tão interessante e sua narrativa tão envolvente que você não se dá conta das artimanhas envolvidas nessa guerra. Em um momento você está lendo a saga de homens que fugiram de Cuba para se ver livre e de repente, o autor nos mostra que tais homens não passavam de agentes, previamente selecionados e treinados por anos por Cuba para se infiltrarem nos EUA e conseguir informações contra as organizações anticastristas.

Em outro momento o autor nos apresenta a vida de espionagem desses mesmos agentes e quando você tem certeza de que eles eram muito inteligentes e que jamais seriam pegos, o autor nos mostra que esses mesmos agentes estavam sendo vigiados pela Agência de Inteligência há anos e que sem serem notadas contribuíram para a prisão dos envolvidos na chamada “Rede Vespa”, que se tratava do grupo de 14 agentes da inteligência Cubana, dos quais 10 viriam a ser presos e somente 5 iriam a julgamento e seriam condenados.
Uma das características mais marcantes do livro se deve ao projeto gráfico feito pela editora, onde elucidando os acontecimentos encontramos diversas fotos, como essa abaixo que se nos explica detalhadamente “A pirâmide da Rede Vespa”.


Todo o livro gira em torno de três pilares centrais: O Governo Americano que tentava libertar Cuba do governo de Fidel por meio de ações diplomáticas; o Governo Cubano interessado em manter seu atual governo da forma como estava e preocupado em se proteger das ações extremistas das organizações anticastristas; e as organizações anticastristas dispostos a conseguir a liberdade de Cuba a qualquer custo, inclusive por ações terroristas.
O desfecho da história nos leva a prisão dos 10 agentes secretos cubanos e nos mostra como ardilosamente os EUA fez um acordo com 5 deles para conseguir informações até então desconhecidas, também nos relata o que houve com os cinco agentes que se negaram a fazer o acordo, os quais não teriam nenhuma chance no julgamento que viria e passariam a sofrer duras consequências, entre elas, após presos os EUA fizeram de tudo para impedir que eles fossem visitados por seus familiares.

Uma opinião particular: esse é um livro pra quem realmente se interessa por história, conspirações e os “bastidores” de uma guerra. Não acredito ser um livro que se leia rápido, pois é repleto de muitos detalhes impressionantes utilizados com maestria pelo autor a fim de levar o leitor a acompanhar cada detalhe oculto por trás da Guerra Fria. É um livro que vale muito a pena ler pra quem curte este tipo de literatura, o livro se tornou um dos meus favoritos deste ano e quando terminei fiquei pensando: “Por que as leituras obrigatórias do colégio não podem ter livros tão incríveis como esse?” Com certeza, eu gostei muito mais de acompanhar a Guerra Fria através das páginas escritas por Fernando Morais do que pelas linhas maçantes de um livro didático. Mas isso... é apenas a opinião de uma “ex-aluna” que odiava história – kkkk.

Book Trailer 




Twitter  |   Blog | Facebook Site


13 comentários

  1. Eu gostei da resenha, apesar de não ser muito fã de livros desse estilo. Não sou muito fã de guerra ou livro meio documentário '-'
    Obrigada pela resenha =P

    ResponderExcluir
  2. “Por que as leituras obrigatórias do colégio não podem ter livros tão incríveis como esse?” Exatamente, apesar de não ter lido o livro, mas adorei a resenha, e de acordo com a resenha eu concordo plenamente com isso.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito interessante! Tava curiosa por alguma resenha desse livro, entro para a minha lista interminável... Não acho tão comum resenhas de livros de não-ficção/história... Enfim, fiquei feliz em achar essa :D

    Se você diz que não gostava de história e adorou o livro, acho que vou ter um orgasmo literário lendo! Desculpe o termo, mas não achei nada que encaixasse ai #ops

    E como é da Cia das Letras fiquei com mais vontade ainda de ler! To lendo 1984 deles, agora lembro pq quando era pirralha adorava a Cia... O livro é fisicamente lindo *-*~ e pelo que andei xeretando, todos são *-*~

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter feito biologia, rs , adoro livros com temas históricos, fiquei interessada, bjs Pri

    Pri e Os Livros - http://prieoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca dei muita atenção para livros com temas históricos, o que mais se aproximou dessa temática foi "A menina que roubava livros" mas eu fiquei curiosa!
    “Por que as leituras obrigatórias do colégio não podem ter livros tão incríveis como esse?" Boa pergunta, se os livros paradidáticos fossem tão interessantes eu com certeza saberia mais sobre o Governo de JK e outras matérias chatas que eu tive de estudar e que se alguém me perguntasse sobre elas eu só saberei o básico ..
    Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não curto muito esse tipo de história...alias não me dou bem com temas históricos e tals...
    Pela sua resenha o livro parece ser bom mesmo e quem sabe algum dia eu possa ler!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  7. Prii adorei sua resenha, sabe lendo-a até me da vontade de ler o livro, mais de verdade esses livros que retratam mais o lado de guerra e essas coisas não é pra mim, até leio, mais não com muiiito entusiasmo não. ainda mais que parece ser tipo documentario, aii acabou de vez pra mim!
    Bem para quem curte esse estilo é um grande livro com certeza, já para mim fica pra um futuro!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. É tão bom ler livros nacionais dos quais acabamos gostando né? Acho muito satisfatório.
    Adorei a resenha e principalmente o tema,com certeza vou ler este.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. parece ser interessante
    mas nao me chamou a atenção =/

    ResponderExcluir
  10. Antigamente eu gostava mais desse tipo de livro, mas hoje estou um pouco cansada de livros pesados! Como eu sei que isso é uma fase, vou anotar a dica para uma outra hora!
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Eu simplesmente adoro história, principalmente tudo que se relaciona a guerras e esse parece ser exatamente o tipo de livro em que eu gosto de mergulhar. Me interessei realmente e quero muito ler.

    ResponderExcluir
  12. é um tema pelo qual eu realmente me interesso; pela capa não me chamaria a atenção, mas sinceramente eu leria sem pensar duas vezes!
    beijos

    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!