Cultivados - Rodrigo Baptista - Viaje na Leitura

02/12/2011

Cultivados - Rodrigo Baptista


Livro: Cultivados 
Autor: Rodrigo Baptista
Editora: Subtítulo
Categoria: Ficção Científica | Literatura Nacional
ISBN: 9788561843380
Páginas: 172
Lançamento: 2011
Classificação: ♥ ♥ ♥ 


Compre Aqui

Sinopse: 

Esqueça a Terra como você conhece. A paisagem, os sons, os mares, as florestas, os animais, os seres humanos... Nada mais é como você imagina. Após uma série de eventos catastróficos que assolaram o planeta, a humanidade teve que se reinventar para poder sobreviver. E essas novas regras são o pilar de uma nova sociedade. Menos humana. Menos reflexiva. Mais egoísta. “Visualizar os fatos os tornava muito mais próximos, factíveis. Era diferente de simplesmente ouvir e continuar seguindo a vida normalmente, ignorando as atrocidades – no fundo ela sabia que esse incidente fora apenas mais um dentre tantos outros que nunca viriam a público oficialmente. Desde criança ouvira boatos sobre a Redoma, com episódios semelhantes, mas nenhum com essa magnitude. Nunca eram confirmados, e com o tempo a massa esquecia, ou ignorava tudo. O próprio conceito da existência da Redoma – essencial para a sobrevivência de Domi – era algo distante, sem implicações na consciência dos cidadãos. Fechavam os olhos para a realidade que os sustentava, ignorando o seu significado sádico.”


         Imagine se tudo na terra acabasse. Os animais e as plantações morressem, as florestas desaparecessem, o oxigênio faltasse!! Desesperador não?
                  Em Cultivados vemos que sem explicações e aviso prévio o mundo que hoje conhecemos (e que nem de longe é bem tratado) definha totalmente. Mas como os seres humanos vão viver? É construído Domi onde os poucos que sobreviveram passam a morar.
A sociedade teve que se reinventar, mudar seus valores e buscar uma maneira de sobreviver nem que isso custe a vida de outras pessoas.

“Somos o corpo régio, o esplendor longevo!”

             Apesar de gosta de Ficção–Cientifica, esse é o primeiro livro do tipo que eu leio (fim-do-mundo). Gostei bastante vou procurar mais que seguem a mesma linha. O livro é pequeno, 172 páginas e enquanto as revelações do livro estavam sendo feitas eu pensei que de maneira nenhuma daria para concluir a estória com o tanto de página que faltava.
           Engano meus caros leitores, Rodrigo Baptista soube finalizar o livro muito bem. O livro aborda uma questão um tanto quanto polêmica: É válido sacrificar as vidas de alguns para salvar de outros? E olha eu fiquei pensando muito sobre isso e o que eu faria no lugar, só tenho certeza que não faria a mesma coisa, mas no fim não cheguei em nenhuma conclusão concreta e coerente.
           Aconselho para quem tenha estômago forte, as revelações por assim dizer são chocantes, se bem que se você prestar atenção vai entender o grande dilema do livro logo no ínicio.
É nessas horas que você põe a prova o caráter das pessoas. E esse pessoal de Domi faz de tudo pela sobrevivência usando métodos nada convencionais.
         Não vou falar mais nada senão vou entregar o livro :P.
         Dei três estrelas porque acho que faltou algo, mas não consegui identificar o quê.


Cultivados é um dos lançamentos do selo Subtítulo da Oficina de Livros. É o primeiro blog que de entrou de fato no mercado editorial. Além de Cultivados possui mais outros dois títulos lançados. Veja no site:  http://www.subtitulo.com.br/




Andressa Leite tem dezoito anos e é estudante de Jornalismo. É colunista no Viaje na leitura como resenhista. Um de seus autores preferidos é a J.K Rowling. Acompanhe ela no Twitter: (@stonesandmilk).





7 comentários

  1. Acho que o nome não condiz com a capa, em primeiro lugar. Logo que olhei achei que era um livro de.. sei lá do que, mas não achei que fosse literatura "comum".
    Não sou fã de livros assim, e sei lá, ele não chamou muito a minha atenção não.

    Beijinhos,
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  2. literatura nacional, temos que ler de vez em quando! ficção científica não é meu gênero preferido, mas suspense é! eu me interessei pelo livro!

    ResponderExcluir
  3. Ao ler o nome do livro, sinopse e resenha fiquei bem confusa, são mtas contradições.
    Tbm estou nessa fase apocalíptica...rs

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #1.48 - Sem. 28/nov a 03/dez http://bit.ly/uIb1YU

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar nada sobre esse livro.
    mas o tema parece bem interessante sim.
    É uma situação até dificil de imaginar.
    Fiquei com vontade de ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  5. Bem acho que eles só deveriam melhorar um pouco essa capa, sei lá acho que não mostra o que o livro tem a apresentar para os leitores!
    Adooorei Ficcão assim, e como você antes desse livro, também não li nada ainda assim que fale do fim do mundo! E eu fiquei realmente curiosa para saber como o autor conseguiu por inicio meio e fim neste livro em menos de 200 paginas :O como assim? :P
    Adorei sua resenha, e com certezavou procurar esse livro para ler!
    :*

    ResponderExcluir
  6. me interessei bastante por ele...só a capa não me conquistou um pc..mas estou nessa fase de "catastofre" vou procurar adquirir o livro =]

    ResponderExcluir
  7. Oi!! Ah, não estou no momento literário para ler esse tipo de livro, mas vou anotar a dica!

    Beijos, Andressa!

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!