Do Fundo da Estante #2: Caixinha de Madeira - Índigo - Viaje na Leitura

29/12/2011

Do Fundo da Estante #2: Caixinha de Madeira - Índigo



Olá Pessoal!!!

Estou de volta com mais uma coluna "Do Fundo da Estante".
Ultimamente todos os blogs tem feito resenhas sempre sobre os mesmos livros, aqueles super lançamentos do momento. É por esta razão que trazemos esta coluna, queremos com ela falarmos sobre livros e autores que não estão tão em evidência.
O livro de hoje é uma indicação para os amantes da literatura juvenil e é um dos meus preferidos. Vamos lá!


Livro: Caixinha de Madeira - A correspondência secreta de Branca de Neve, Cinderela e Bela Adormecida
Autor: Índigo
Editora: Altana

Categoria: Literatura Juvenil / Literatura Nacional
ISBN: 
85-87770-19-5

Páginas: 157
Lançamento: 2003
Classificação:
 ♥ ♥ ♥ 



Sinopse: Um livro em que Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela ganham voz e narram, com as próprias palavras, suas míseras vidas. Engana-se quem pensa encontrar neste relato donzelas sonhadoras. Branca de Neve acaba de ser expulsa de Weitenburg. Vive como serviçal numa choupana nos confins da Floresta Negra. Talia, hoje conhecida pelo mórbido apelido de Bela Adormecida, está prestes a completar dezesseis anos, espetar o dedo numa roca e cair em sono profundo. Annette, injustamente apelidada de Cinderela ( a suja de cinzas) vive num estado de decadência atroz. Sua última esperança está num baile populista. Enclausuradas, cada uma por um golpe do destino, elas mantém uma correspondência frenética e desesperada.



Escolhendo o livro: 

Sabe aquele tipo de livro que cai na sua mão por acaso?  Sabe aquele livro que você nunca ouviu falar até que sem querer você se esbarra com alguém que o está lendo e essa pessoa diz que é bom? 
Foi assim que se deu o meu primeiro contato com o livro da autora nacional Índigo, uma autora que eu nunca havia ouvido falar.
A primeira vez que li Caixinha de Madeira foi há quatro anos quando eu fazia um curso e a professora comentou sobre esse livro, fiquei tão curiosa que tive que comprar pra ler e me apaixonei pela história. 
Esse é o motivo pelo qual escolhi esse livro pra falar no “Do fundo da estante” de hoje.


O LIVRO: 

Caixinha de Madeira é um livro voltado para o público Juvenil onde a narrativa se baseia em quatro personagens: A fada, que é a guardiã das cartas; e as três personagens muito famosas nos contos de Fadas - Branca de Neve, Talia (Bela adormecida) e Annette (Cinderela).
Como o próprio subtítulo do livro sugere a história se trata da correspondência secreta entre as três personagens.
Annette, Talia e Branca de Neve trocaram cartas durante anos, tais cartas foram arquivadas pela Fada que media a história.
Durante todo o livro ao lermos as cartas das três personagens o autor é levado a ver o outro lado da história das princesas, um lado que os cantos de fadas não nos contam.
Em suas cartas podemos ver as três personagens de uma nova forma totalmente diferente. Você já imaginou Cinderela subindo numa cadeira em uma taberna, Branca de Neve insatisfeita por ter que limpar a casa dos anões e Bela Adormecida histérica por não poder sair do castelo por causa de uma maldição antiga que diz que ela morrerá? Esses são alguns detalhes da vida das três princesas que as histórias não relatam, mas em Caixinha de Madeira o autor poderá conhecer.
Entre as partes que eu julgo mais interessantes no livro estão o encontro de Cinderela com Robin Hood e a vingança de Branca de Neve a Rainha malvada.
Esses e outros detalhes da vida dessas três princesas o autor conhece em Caixinha de Madeira, um livro de leitura rápida, linguagem fácil e com uma boa dose de bom humor.


QUOTES: 

“Acabei de receber a notícia de que você fugiu de Weitenburg. Fugiu com a roupa do corpo. Fugiu feito louca. Saiu correndo, do jeito que estava e embrenhou-se na Floresta Negra. Passou a noite no meio do mato e acordou numa choupana cercada de homens crescidos. Trabalhadores braçais e fortes e plebeus e suados e barbudos e rudes.” (p. 15 - Carta de Talia para Branca de Neve)

“Quer dizer, virei sim e vi o que meus olhos se recusavam a acreditar: arco e flecha nas costas, coberto de lama. Da cadeira fui ao chão e do chão para as panturrilhas de Robin. E que panturrilhas... Eu sei porque apalpei, as duas. Já que estava ali aos seus pés, por que não?” (p.73 - carta de Annette para Talia)


“Gosto da vida no campo.
Tenho teto, comida e proteção,
Mas que trabalho puxado!
Sete homens da noite pro dia,
Não é bem isso que eu queria...” (p.85 - carta de Branca de Neve para Talia)

A Autora: 


Ana Cristina Ayer de Oliveira (Índigo): Em 2005, começou a escrever contos no caderno de temática infantil da Folha de S.Paulo, a Folhinha, afirmando, assim, sua preferência para com as crianças. Já em 2006, o Ministério da Educação concedeu a ela o prêmio Literatura para Todos pelo seu livro Cobras em Compota. Grande parcela das escolas públicas do país recebeu os 300 mil exemplares desta sua obra à época. Atualmente, tem 22 livros publicados, além de participações em coletâneas, traduções e adaptações de clássicos para histórias em quadrinho. Também mantém um blog, o Diário da Odalisca.




5 comentários

  1. Oi Pri! Tudo bem?
    Comprei esse livro em uma feira que tinha aqui na minha cidade... Paguei sete reais por ele...
    E foi muito boa essa sua resenha, pois estava com ele aqui para ler, mas como tenho MUITOS livros de parceria, fui adiando... Agora vou lê-lo confiante!
    Gostei da coluna justamente pelo que você colocou no começo: "todos os blogs com os mesmos livros, autores, etc."
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas a ideia parece bem interessante!! Acho que já passei da fase, mas vou anotar como dica para dar de presente!
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Interessante este livro e acho que minhas princesas vão gostar ,, vou correr para achar é muito legal imaginar o q elas pensavam

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela coluna.
    Eu também não gosto de colocar livros que todos os blogs estão falando, rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o livro e queria ter um... a história parece ser diferente do que vemos nos contos de fadas e eu sempre me perguntava o que acontecia antes... e parece que alguém teve essa ideia.

    Adorei tudinho.

    =D

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!