Resenha Internacional: How To Be Popular - Meg Cabot - Viaje na Leitura

03/12/2011

Resenha Internacional: How To Be Popular - Meg Cabot

Livro: How To Be Popular
Série: Não há
Autor: Meg Cabot
Editora: HarperTeen
Categoria: Literatura Internacional | Chick-lit| Romance| Clichê
ISBN: 978-0060880149
Páginas: 320
Lançamento: 18 de Março de 2008 (EUA)
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 


"Do you want to be popular?
Everyone wants to be popular—or at least, Stephanie Landry does. Steph's been the least popular girl in her class since a certain cherry Super Big Gulp catastrophe five years earlier.

Does being popular matter? It matters a lot—to Steph. That's why this year, she has a plan to get in with the It Crowd in no time flat. She's got a secret weapon: an old book called—what else?—How to Be Popular.
All Steph has to do is follow the instructions in The Book, and soon she'll be partying with the popular kids (including school quarterback Mark Finley) instead of sitting on The Hill Saturday nights, stargazing with her nerdy best pal Becca, and even nerdier Jason (now kind of hot, but still). But don't forget the most important thing about popularity!"


"How To Be Popular" é mais um livro (super fofo!) clichê de Cabot, daquele estilo bem leve e delicinha de ler, estilo que a gente já conhece bem. Porém, como eu sempre comento, a Meg consegue fazer com que o clichê não se torne uma leitura chata e desgastante, mas sim uma antiga essência vestida com novas situações e novo enredo! 
Minha paixão por "How To Be Popular" começa pela capa - bem mais bonita do que na versão em português. Quando o vi na estante, foi paixão à primeira vista. Sem contar que, por ele ser curtinho e a capa ser "maleável", não tem como estragá-lo na brochura. Para bookaholics? Isso é maravilhoso! (Só tem que cuidar um pouco mais onde deixa, afinal, é em papercover).

Enfim, neste livro conhecemos Stephanie Landry, uma garota que virou piada na cidade por meio de expressões como "way to pull a Steph Landry" ou "don't be such a Steph!", expressões que, por sua vez, surgiram no dia em que Steph inocentemente derrubou seu Super Big Gulp na saia Dolce & Gabbana da garota mais popular do colégio. E este remoto fato ocorreu há cinco anos - porém, a mean girl Lauren Moffat  continua alimentando lenha na fogueira, de modo a fazer com que ninguém se esqueça do ocorrido.  (Caso essa situação ocorresse com Steph no Brasil e em 2010/2011, ela poderia ter metido um processo alegando bullying e teria ganhado, fácil, fácil. Mas isso não vem ao caso.) Um belo dia Steph encontra no sótão da avó de seu melhor amigo, Jason, um livro chamado "How To Be Popular". Uma vez que a avó de Jason era super popular quando jovem, Steph pensou: "se funcionou para ela, porque não funcionará para mim?" Motivada por vingar-se de Lauren Moffat, porém, mais do que isso, motivada a conseguir sua auto-realização (ser popular - aliás, esse termo foi tirado de "O Diário da Princesa", sorry!), Steph resolve seguir as dicas deste livro - mas será que ser popular é, realmente, tudo o que ela esperava?

Da primeira vez que li, fiquei super brava por Jason não ter apoiado Steph - no primeiro dia, quando ela entra em seu carro bem vestida e com os cabelos cacheados, lisos, Jason já fica todo "o que aconteceu com você? Essa não é você!". Qual o problema da garota querer embelezar-se um pouco mais? Porém, o que eu não percebi, é que Jason, de fato, observava além das aparências de Steph - ele sabia o modo como ela se sentia bem, ele sabia que aquela, de fato, não era ela - sabia que ela estava mudando apenas para agradar aos outros. Mas, por que diabos, ela tentaria agradar as pessoas que fizeram de seu nome, de sua vida, uma piada? Way to pull a Steph, heim!

Além de Steph, Jason e Lauren, temos Becca, outra do grupo dos "rejeitados", amiga de Jason e Steph. Becca é super fofinha, uma irmã gêmea de Cat Valentine (interpretado por Ariana Grande) do seriado "Victorious" (Brilhante Victoria) no quisito personalidade. Adoro a Becca, tanto quando adoro a Cat, by the way. Também temos Mark Finley - aquele garoto lindo, super gente boa, atencioso... Não que Steph realmente o conheça. Ah, e ele é o garoto mais popular do colégio. Já deu para perceber que o lance de Steph é, realmente, a popularidade.

No início de cada capítulo temos uma página do livro "How To Be Popular" - e pior que, se você ignorar metade das regras e não seguir a risca a outra metade, até que você consegue uns lembretes bem legais? Como, por exemplo, ser legal com as pessoas, dar segundas chances, fazer o que você gosta de fazer...

Sobre a história em si, eu acho uma graça. Apesar de você começar o livro sabendo o final, acho interessante acompanhar a "sacada" em sua vida que Steph da, em um ponto do livro. Porque, afinal, qual é o objetivo de viver para agradar pessoas que só te fazem mal? Qual o objetivo de agradar pessoas que não se importam realmente com o que você é, e sim com o que você veste, ou em qual posição social e financeira está? Sem contar que esse livro frisa bem a importância dos amigos verdadeiros - o que importa é "qualidade" e não quantidade - além de ter todo aquele romance lindinho estilo Cabot que, poxa, não poderia faltar né!

Caso você ainda não tenha lido "How To Be Popular" e é fã de chichezinhos escolares fofos, leia! Não é série, é da Cabot, e é nota 3,6 no Skoob (nota que um bom clichê curtinho sem fortes emoções merece. É praticamente um "muito bom" na escala de "ruim" à "ótimo"!) e com certeza fará você passar seu tempo de forma muito prazerosa. Nada de lágrimas nem risos histéricos, apenas aquele sorrisinho no rosto e a sensação de quem gostou. 

Motivos para você lê-lo em Inglês
Tudo bem, você não estará movimentando economicamente o mercado literário brasileiro, PORÉM, além de você pagar um precinho mais amigável (Ok, exceto no submarino onde o preço do livro em português está, no momento, custando R$16,07), você estará levando:
* Uma aula de Inglês super prazerosa em apensas 320 páginas! A linguagem é simples, super apropriada para aqueles que estão dando seus primeiros passos para a leitura no idioma Inglês. 
* Um apelido muito mais fofo para Steph! Fui pesquisar para ver como traduziram "Crazytop" e quase chorei ao ver a tradução. Virou LeléCrazytop é muito mais charmoso!
* Uma capa muito mais bonita do que a brasileira.

Em Outubro de 2011, Monique Portela entra para essa grande equipe para resenhar livros internacionais e entrevistas internacionais. Ni tem quinze anos é estudante do ensino médio adora chick-lit, romance e ficção científica!
Geminiana, leitora compulsiva, dramática. Gosto de chuva, sol, perfumes, idiomas e amo viajar - seja by plane, bus, car ou books. Tenho cabelos vermelhos, um coelho, um blog e muitos livros! 

Redes Sociais da Ni :




9 comentários

  1. Oi

    Eu adoro esse livro. É um clichê fofo mesmo! Concordo com tudo que disse na resenha e adorei os comentários em inglês, deixou mais fofo haha.

    Eu tenho ele em português, mas tu me deixou com vontade de comprar a versão em inglês... Eu fiquei indignada quando li que aparece um Lelé, sabendo agora o apelido original eu quero ter o livro em inglês!!

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. ler em inglês é uma boa ideia mesmo, eu estou precisando melhorar meu ingles, e aprender escutando musica jé é bom, lendo entao deve ser muito melhor xD

    ResponderExcluir
  3. eu acabei de passar por uma outra resenha de um outro livro da Meg Cabot desse estilo. O bom desses é que é "confiável". Às vezes você quer certo estilo, sabe que a Meg Cabot tem, aí é só comprar que vai ser difícil não se agradar.

    E preciso comentar: gostei muito da resenha. Nem sempre elas são tão legais e envolventes. :)

    ResponderExcluir
  4. Ahh gostei! Me convenceu... E esse era um daqueles livros da Meg que nunca tive inclinada a ler! Hahha
    Mas amo esses livros 'certo-que-vai-gostar' com tema simples, escola...

    Poxa o apelido em portugues ficou bem sem gracinha mesmo! hahah Mas são coisas que perdemos na tradução!

    bjss
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  5. Morro de vontade de ler algo em inglês e esse livro tbm! Otima resenha ..me deixou ainda mais louco pelo livro ")

    ResponderExcluir
  6. A resenha me conquistou.
    Eu amo os livros da Meg, realmente a leitura flui e qd vc assusta, já terminou de ler.
    Eu não sei ler inglês, ainda bem que ele já tem em português... srrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  7. Aiii tem razão só a capa desse livro já conquista, e tenho que concordar com você e versão em português não vence dessa ai não *-*
    Apesar de ser um clichê, quem é que não gosta de um chick lit e ainda mais da diva da Meg Cabot?? É digamos assim a combinação perfeita!
    Adoorei a sua resenha, me deixa com ainda mais vontade de ler os livro da Meg *---*
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  8. Adorooo esse livro
    li ja faz um tempinho...e ameiiii essa capa americana =]

    ResponderExcluir
  9. 'Ler em inglês é ótimo! Com o tempo, nem percebe mais, o cérebro traduz no automático! Enfim, sua resenha está ótima, e Meg é sempre bom, né?

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!