Um Lugar Escuro - Leonardo Zegur - Viaje na Leitura

17/12/2011

Um Lugar Escuro - Leonardo Zegur


Livro: Um Lugar Escuro - Baseado em uma História Real
Autor: Leonardo Zegur
Editora: Multifoco
Categoria: Romance Psicológico | Literatura Nacional
ISBN: 9788579615924
Páginas: 197
Lançamento: 2011
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 


Compre Aqui

Sinopse:
Personagem tão comum, sujeito de classe média, sem virtudes, sem nem nada deu origem a tal tragédia. não é loiro, nem bonito, nem seus olhos são azuis, o seu trejeito e sua voz, a feiura fazem jus. Não namora, nem badala, sua vida é uma inédia, já de menino era feio, motivo alheio de comédia. Deixou que se fosse a vida, que passasse a infância, julgou que sendo moço deixaria a ignorância. Mas seus dias se esticaram e o desgosto não cedeu, continuou sendo a comédia, miserável qual plebeu. Foi zombado e humilhado com ardor e grande instância, se fosse ter com as mulheres era tratado com arrogância. Mas cansado de sofrer fez valer o seu respeito, nunca foi de mala ré, nem tão pouco homem suspeito. Mas seus rivais irão pagar pelo mal que lhe fizeram, pelo bullying na escola, pela aflição que lhe impuseram. Nunca quis ferir ninguém, antes disto ser aceito, mas a vida lhe ensinou que não se mata o preconceito. // Um Lugar Escuro é o livro de romance psicológico naturalista do autor Leonardo Zegur. O subtítulo é: baseado em uma história real. A história traz temas como bullying, descriminação e preconceito. Sua primeira edição foi em 08 de outubro de 2011 pela Editora Multifoco, no Rio de Janeiro, Brasil. 


Um jovem que cansado da sociedade que impõem o padrão de beleza e o estilo de vida que deve ser seguidos por todos, tenta fazer justiça pelas próprias mãos.
Um sujeito que só se via nos cantos, longe de todos, que desde a infância sofrera bullying e que não enxerga outra solução e medidas extremas são tomadas por parte dele. Com seus atos pretende vingar-se de todos aqueles que um dia o magoaram, zombaram dele e lhe privaram de uma vida feliz.

“... Essa história apesar de não valer a pena - é para falar a meu respeito.”

Esse livro foi uma surpresa para mim, uma surpresa muito boa. O Rio de Janeiro é descrito no livro nos seus mínimos detalhes, mas não o bonito, que passa na novela com suas belíssimas praias e pessoas de status passeando no calçadão, mas sim a parte pobre, a parte das injustiças, da miséria, do descaso político.
A cidade maravilhosa tem outra face...

         O protagonista é um jovem que desde criança apanhava na escola por ser feio, e hoje não arrumava um bom emprego por não se encaixar no perfil da empresa, por requererem uma aparência apresentável.
Contado em primeira pessoa, ele fala conosco, os leitores, sobre sua vida e o que lhe acontece. Divide-nos suas opiniões, angústias e pensamentos, intercalando o presente e fatos do passado que são lembrados por ele durante o livro, ele debate com a gente sobre os problemas da sociedade, as injustiças do governo e leis malfeitas. para ele a sociedade carioca precisava não de apenas uma reforma, mas sim de uma revolução e ele faria do seu modo acontecer isso.
       A leitura é rápida e o escritor tem uma maneira de escrever que me agradou bastante.
Gostei da capa e mais ainda da sinopse que me instigou a ler sobre um assunto bem pautado hoje em dia.
O livro tem um caráter social muito grande, pois durante a leitura ele te faz refletir sobre todos os assuntos abordados pelo protagonista.
      Apesar de não concordar com as atitudes tomadas pelo protagonista, ele sofreu e imagino quantos outros sofrem como ele na nossa sociedade em que cada vez mais as pessoas deixam de ajudar o próximo e a empatia há muito tempo deixou de ser praticada.



Conheça o site do livro: http://umlugarescuro.site.com.br/



Andressa Leite tem dezoito anos e é estudante de Jornalismo. É colunista no Viaje na leitura como resenhista. Um de seus autores preferidos é a J.K Rowling. Acompanhe ela no Twitter: (@stonesandmilk).


3 comentários

  1. Admito que tenho medo de ler livros tao proximos da realidade, principalmente, porque me reconhecer nos defeitos e falhas de um dos personagens eh pessimo.

    Mas com certeza historias com culto social e que envolvem situacoes bem reais sao necessarios de vez em quando.


    Pela sua resenha vc parece ter gostado bastante do livro e ate se surpreendido e isso eh um bom sinal, talvez se eu ler e conferir a historia eu tenha uma apego maior ao livro.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da forma que a sinopse do livro foi escrita... rsrs
    Parece bem interessante.
    Tbm achei a capa assim, bem real.
    Quero mt ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. Gostei do tema do livro e claro esse tema deve ser abordado e não escondido e escandeado. É perigoso deixa-lo de lado, pois um dia pode vira uma tragedia e matar inocentes que não tem nada haver com as violências que a pessoa sobre e nem sabe porque a sobre.

    Muito bom o tema do livro.Mas quero saber o que o personagem principal fez...

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!