Resenha Internacional: Desires of the Dead - Kimberly Derting - Viaje na Leitura

31/01/2012

Resenha Internacional: Desires of the Dead - Kimberly Derting

Livro: Desires of the Dead
Série: The Body Finder
Autor: Kimberly Derting
Editora: HarperCollins
Categoria: Literatura Internacional | Suspense| Romance | Young Adult 
ISBN: 9780061779848
Páginas: 368
Lançamento: 15 de Fevereiro de 2011 (EUA)
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 


"The missing dead call to Violet. They want to be found.
Violet can sense the echoes of those who've been murdered—and the matching imprint that clings to their killers. Only those closest to her know what she is capable of, but when she discovers the body of a young boy she also draws the attention of the FBI, threatening her entire way of life.
As Violet works to keep her morbid ability a secret, she unwittingly becomes the object of a dangerous obsession. Normally she'd turn to her best friend, Jay, except now that they are officially a couple, the rules of their relationship seem to have changed. And with Jay spending more and more time with his new friend Mike, Violet is left with too much time on her hands as she wonders where things went wrong. But when she fills the void by digging into Mike's tragic family history, she stumbles upon a dark truth that could put everyone in danger."


"Desires Of The Dead" é o segundo volume da trilogia "The Body Finder". O primeiro volume da série, "Ecos da Morte", não acaba com um final que requeira uma ida rápida à livraria para comprar o próximo volume urgentemente - nele há começo, meio e um final decente, que lhe permite parar a leitura já no primeiro volume caso não queira continuar. Mas para quem gostou muito de "Ecos da Morte", nenhum final seria satisfatório, mesmo que concluísse a história do primeiro livro.


            Em "Ecos da Morte" já conferimos que o que prometia ser um livro de suspense tenso e intrigante acabou por ser um romance muito fofo, onde há aquele mocinho pelo qual vale a pena suspirar inúmeras vezes e aquela mocinha, corajosa e diferente que conquista o leitor. Como gosto muito de histórias assim, "Ecos da Morte" acabou por se tornar um de meus livros favoritos! Logo, depois de descobrir que aquela primeira impressão em relação ao livro era falsa, já tinha alguma ideia do que esperar do segundo volume - menos suspense, mais romance! Porém, o suspense acabou por ocupar uma parcela maior neste livro do que ocupou no primeiro volume.

          Em "O Desejo dos Mortos" Violet, nossa protagonista que tem o dom de ouvir, sentir ou ver rastros deixados pelos mortos - sinais que ela chama de ecos - mais uma vez é chamada por um corpo que passou desta para a melhor. Violet tenta ignorar o chamado, mas como sempre acontece, quando um corpo lhe chama ela não consegue não responder. É como se o desejo destes corpos sem vida fosse maior do que seu autocontrole. O problema é que o corpo estava escondido em um local fechado, logo, não havia nenhuma chance de ela avisar a polícia sem acabar por se envolver no caso. Apesar de seu tio ser policial e seus pais sempre lhe darem todo o apoio, ela não queria preocupá-los ainda mais - afinal, ela tinha saído no meio da noite, sozinha, em busca de um corpo. Violet achou que tomou todas as providências necessárias... Mas não o suficiente, uma vez que, de repente, o FBI estava atrás dela em busca de certas respostas que ela não tinha como dar sem revelar seu dom. Seu maior segredo.

          A história não é muito emocionante e o suspense não faz do livro tenso, principalmente por culpa dos capítulos que são narrados do ponto de vista do "perseguidor" de Violet - porque, claro, assim como no primeiro volume, alguém tem que estar na cola da protagonista. Talvez essa repetição de "roteiros" fez com que o livro parecesse menos empolgante, apesar dos desdobramentos serem bem diferentes. Ainda acho que o ponto alto da série é o romance entre Jay e Violet, que a cada livro parece ficar mais fofo. Para quem adorou os personagens no primeiro livro, não terá problemas lendo o segundo volume e até vai achar que, talvez, ele seja melhor do que o primeiro - mas para quem ainda não se convenceu, teremos personagens novos entrando em cena. Em minha opinião a qualidade da série não caiu nem aumentou do primeiro livro para o segundo - eu adorei "Desires Of The Dead" principalmente porque sou louca por cada personagem, dos protagonistas até os que ficam em segundo plano, como os pais de Violet e suas amigas.

           Em certa altura do livro fiz uma rápida conexão: a série "The Body Finder" lembra a série "Desaparecidos" de Meg Cabot. O dom de achar pessoas, o FBI descobrindo este dom e tentando fazê-las usar seus poderes prol da instituição... A única diferença é que Jessica de "Desaparecidos" consegue achar as pessoas tanto vivas quanto mortas, enquanto Violet não tem a mesma sorte. Apesar da semelhança entre as histórias, as narrativas são diferentes demais para fazer qualquer outra conexão entre os dois livros. (Acho que até serial legal promover um encontro entre as duas personagens, assim uma poderia ajudar a outra a evoluir seus dons... Quem sabe?).

         Acredito que para quem vai começar a ler a série e espera uma história que puxe até um pouco para o terror (por culpa da capa e do título, principalmente), acho bom ficar ligado naquele ditado que diz "não julgue um livro pela capa". Para aqueles que leram o primeiro volume e se decepcionaram, não entrem com muitas expectativas para o segundo, porque sua intensidade está em sintonia com o primeiro volume. Agora, para aqueles que, como eu, adoraram o primeiro volume: se deliciem com mais um pedaço da história de Violet.



Ni tem quinze anos é estudante do ensino médio adora chick-lit, romance e ficção científica!
Geminiana, leitora compulsiva, dramática. Gosto de chuva, sol, perfumes, idiomas e amo viajar - seja by plane, bus, car ou books. Tem cabelos vermelhos, um coelho, um blog e muitos livros! 
Redes Sociais da Ni :

7 comentários

  1. Ótima resenha,
    Já coloquei Ecos da Morte duas
    vezes na carrinho do sub, mas
    acabo ñ comprando. To com 6 livros
    atrasados p/ ler, com certeza
    depois vou começar a ler essa serie.

    ResponderExcluir
  2. ei meninas,
    tudo bem?
    Li Ecos da Morte e gostei muito, a narrativa da autora é muito boa e seus personagens são ótimos.
    Estou doida para ler esse daí e espero que lancem logo aqui no Brasil. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei Ecos da Morte! Fiquei com medo desse livro cair na mesmice, da Violet e do perseguidor, não sei porque, mas não consegui ver da onde a autora poderia tirar mais história. Mas enfim, vou ler com certeza porque adoro a Violet e o Jay <3

    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Com certeza na lista dos meus livros desejados *-*

    Ah, gente tem promoção boa no My Literary Life http://my-literarylife.blogspot.com/2012/01/promocao-feios-scott-westerfeld.html

    ResponderExcluir
  5. Saudades de vir aqui!
    Parabéns pela continuidade da parceria com a Intrínseca!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  6. Aiinn, cada vez que eu vejo uma resenha dessa serie, me pergunto: Por que razão ainda não comprei o primeiro volume? Acredito que deve ser muito bacana pois ver e ouvir rastros de assasinos, ele se coloca em cada confusão por tentar ajudar e nao conseguir se explicar xD e apesar de o segundo livro não trazer nada de surpreendente, parece esta como o primeiro volume, com começo meio e fim, e eu gosto disso :D
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  7. Oi Ni!!
    Agora que notei que vc resenha aqui para o Viaje..O.O
    Demorei séculos pra fazer a conexão né? =P

    Enfim...sobre sua análise do livro...Eu ouvi falar sobre 'Ecos da Morte' pela primeira vez na Bienal do Livro - RJ2011 e fiquei MUITO ansiosa para lê-lo. Acontece que achei que seria uma história mais adulta, com mais mistério como até vc mesma citou sobre a continuação. Confesso que me decepcionei um pouco, mas não o bastante para deixar de conferir Desires of Dead. ;-)

    Muito boa sua resenha!

    Bjks!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!