Roadie - A minha vida na estrada com Coldplay - Matt McGinn - Viaje na Leitura

05/01/2012

Roadie - A minha vida na estrada com Coldplay - Matt McGinn

Livro: Roadie - A minha vida na estrada com Coldplay
Autor: Matt McGinn
Editora: Lafonte
Categoria: Literatura Internacional | Biografia
ISBN: 9788564264465
Páginas: 
Lançamento: 2011
Classificação: ♥ ♥ ♥

Sinopse: Roadie do Coldplay de longa data, Matt deu praticamente todos os passos ao lado da banda no decorrer de uma década de turnês internacionais e vendas de mais de 40 milhões de discos. Com prefácio da banda e fotografias exclusivas, Roadie expõe momentos definitivos, fascinantes e muitas vezes hilários da vida nos bastidores. Histórias sobre viagens em jatinhos executivos e caçadores de palhetas ganham vida quando Matt tenta explicar por quê, independentemente da montanha (e do equipamento) que precisa ser colocada em movimento, o show deve sempre, sempre continuar.


Não sou uma apaixonada por Rock, mas quando esse livro me foi sugerido para leitura fiquei entusiasma, pois a impressão que eu tinha é que esta seria uma leitura sobre os bastidores de uma das mais famosas bandas do momento: Coldplay.
A leitura em si é realmente muito interessante. Como todos os amantes de música estamos sempre acostumados a apenas prestar atenção em nossas bandas favoritas em cima do palco tocando as melhores músicas.
No entanto, em “Roadie – a minha vida na estrada com Coldplay” o autor Matt McGinn vem nos contar algo diferente, vem nos contar o que acontece nos bastidores, os momentos alegres e de desesperos de um cara como ele, um Roadie.
Para quem não sabe, de acordo com a definição da wikipedia, Roadie é:

 “Roadie (do Inglês, Road, estrada, + a terminação diminutiva ie) seria o estradinha num neologismo popular e carinhoso. Seu apelido originou-se da sua função principal que era estar sempre nas estradas, durantes as grandes turnês de músicos norte-americanos, que viajam grandes distâncias em caravanas de ônibus leito. Atualmente, os roadies são indispensáveis em concertos e turnês pelo mundo inteiro e são quem executam toda parte pré-produção de um show, preparando inclusive o palco para o concerto. [1]
O termo roadie não é usado somente na industria musical, mas também com as trupes teatrais, ou qualquer outro evento que envolva uma produção artística e com equipamentos.”

Durante a leitura vamos ver como um cara como Matt, que queria fazer seu nome tocando em banda, de repente se torna um Roadie, algo que ele nunca nem imaginou que gostaria de ser.

“Qualquer pessoa que tenha deixado um sonho escorrer pelos dedos saqbe exatamente do que estou falando. Não é grande coisa, certo?
Ah, qual é, façam-me o favor. Dói como o fim doloroso de um relacionamento vezes dez. Você meio que não entende o que deu errado, mesmo que saiba, lá no fundo, e a ideia de aceitar isso completamente é inconcebível. Eu queria ser um astro do rock desde 1972. Então por que eu não era especial? Por que subitamente deixei de ser elegível? E quanto a todos aqueles anos?” (p.17)

Através da narrativa simples e, por vezes, engraçadas do Roadie, acompanharemos a ascensão de uma banda desconhecida que queria ganhar o mundo musical e que, de repente, se tornou uma das maiores bandas do Rock: Coldplay.
Os altos e baixos do dia-a-dia da banda, o relacionamento entre os integrantes, os relacionamentos com famosas, entre outros detalhes da trajetória de Coldplay são narradas neste livro, que para os fãs se torna uma ótima indicação de leitura para quem está interessado em conhecer não só o Coldplay nos palcos, mas também os bastidores do que os levou ao fenômeno que hoje são.

Para mim, a única coisa que não gostei no livro, foi a linguagem usada por Matt durante a narrativa. Uma linguagem muito informal, acredito que isso se deve ao público para que esse livro se destina, mas eu particularmente não gostei. Contudo, a história sobre os bastidores do Coldplay é bem interessante.



Conheça mais obras da editora: http://www.larousse.com.br/


2 comentários

  1. Já peguei esse livro para comprar algumas vezes, mas nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele. As histórias que ele conta são interessantes ou mais do mesmo?

    ResponderExcluir
  2. As histórias são bem interessantes =) Vale a pena!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!