Todo Bookaholic... #4 - Inventa Mil Maneiras de Salvar Seus Livros - Viaje na Leitura

20/03/2012

Todo Bookaholic... #4 - Inventa Mil Maneiras de Salvar Seus Livros


Olá, viajantes!
Já repararam que, por mais que cuidemos de nossos lindinhos, alguns fazem motim e se rebelam? Pode ser aquele livro que você emprestou e a amiga não cuidou ou um simples defeito na hora da confecção do livro. O fato é que nada me deixa mais preocupada quando o livro quebra na costura e se desprende da cola e as páginas começam a se soltar.   


E preciso dizer que amo colar coisas! Super Bonder é a grande invenção do século XX na minha opinião (dá pra colar praticamente tudo com ela!! Uma amiga até colou um dente! Não é demais?)  embora meu pai prefira Durepoxi, o que me faz acreditar que colar objetos seja uma paixão embutida no DNA da minha família. Só que no caso dos livros, nem a fodástica Super Bonder ou a goma Durapox (é assim que meu pai diz) resolve. Até cola branca tentei (situações desesperadas levam a medidas desesperadas) e o resultado foi uma catastrófica meleca! A cola escorreu pelas páginas, grudando tudo, transformando meu livro num bloco único. =(
Ah! Mas eu sou brasileira e não desisto nunca! Fui pesquisar o nome da cola usada na confecção dos livros e, adivinha? A dita cuja se chama Hot Melt ( ou numa tradução grosseira, derrete quando esquenta). Então eu só precisava bolar uma forma de esquentar a lombada do livro sem tacar fogo no coitadinho. É aí que entra o meu inimigo número 1: o ferro de passar roupas! (finalmente encontrei uma utilidade para ele!)

Você vai precisar:
  • um livro despinguelado.
  • um paninho qualquer (um pano de prato, uma flanela, etc).
  • um ferro de passar roupas.

Pra começar, feche seu livro e tente encaixar os cadernos nos lugares certos. Envolva o livro com o paninho para proteger a capa (serve tanto para livros com capa fosca quanto verniz! Testei nos dois). Em seguida, ajuste o ferro de passar na temperatura mínima e comece a deslizá-lo sobre a lombada. Cuidado para não queimar a mão, tá?! 

Vai levar uns minutinhos para a cola começar a derreter (igualzinho cola quente) por isso evite deixar o ferro parado para não queimar a capa. A cola ficará transparente, e é assim que você saberá que está na hora de parar. Retire o tecido, aperte as páginas de encontro a lombada para se certificar de que todas estão no lugar e espere esfriar bem. 

E voilá! Seu livro está novinho em folha! Esse das fotos é A Esperança da Suzanne Collins, editora Rocco e veio com defeito... Tenho me divertido horrores com isso. Tô me sentindo uma grande cirurgiã do Grey’s Anatomy! E aí, não é bacana e super útil?
Beijão!



Carina Rissi é escritora e bookaholic assumida. Colunista da seção “Todo Bookaholic”, trará dicas mensalmente, sugestões e curiosidades sobre esse fantástico universo.



25 comentários

  1. Gente que descober super, na verdade nunca tinha pensado que era possivel recolar um livro, eu não tenho nenhum assim, porque não abro eles demais e nunca recebi um com defeito, mais minha tia tem varios assim, e como você ela ja tento de tudo. Preciso correr contar isso para ela, ou até mesmo arrumar para ela :D Amooooo essa coluna, sempre nos divertindo e trazendo muitas informações uteis né!
    Beijos sua linda, eu adooorei o post de hoje *-*

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, amei saber disso! Com certeza, me lembrarei disso! Nossa, muito bom mesmo! Claro que dá medinho daqueles de machucar os nossos filhos literários né... mas enfim, parabéns pela iniciativa! haha E o posto foi muito fofo!

    Beijos, cirurgiã! haha ;)

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo belo post é muito bom aprender isso é maravilhoso agradeço por compartlhar conosco parabéns pela dica eu amei!!!bitocas glau

    ResponderExcluir
  4. Uso uma coisa mais a mão.Cascorex Cola de colar madeira. Essa é imbatível cola até pedra. Experiencia! E o melhor não faz sujeira e fica transparente quando seca. O mais bacana: é super baratinha.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post!
    Simplesmente, amei a dica...
    Já tentei recolar vários livros e, confesso, não fui bem sucedida T.T

    Huahsusaus
    Gostei bastante da linguagem usada no post, deu mega prazer em ler. ;)

    ResponderExcluir
  6. Essa dica é tudo o que eu precisava para recuperar alguns dos meus amados livros! Já estava até pensando em comprar exemplares novos e me desfazer dos livros com problemas!!
    Final de semana será meu dia de passar roupa, ops... livros!!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Nossa adorei!
    Eu não tenho nenhum assim não, mas caso apareça já sei onde encontrar a solução!! rsrsrss

    ResponderExcluir
  8. Ai que ótimo saber disso... mas espero nunca precisar fazer. Acho que nunca conheci uma pessoa com tanto ciumes de seus livros igual a mim. rsrs ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Espero também não precisar fazer.
    Mas a informação é ÓTIMA!!

    Se algum dia acontecer já sei o que fazer ;)

    ResponderExcluir
  10. Que descoberta incrível! Nem acreditei quando li. Eu estou com o coração na mão à anos pelo “Três metros acima do céu” que descosturou. Fiquei muito feliz com esse post, agora vou correndo achar essa cola para deixar o meu livro como novo ^#Happy

    ResponderExcluir
  11. Menina tô de boca aberta aqui.
    Que coisa maravilhosa!!!!
    Parabéns pelo post, muito útil e com certeza todas nós amamos saber disso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Que descoberta!!!!!
    Nunca imaginei que fosse muito mais simples!
    Tenho pena de mim quando algum livro fica perdendo páginas pelos cantos... Dá uma tristeza!
    Mas agora pelo menos consigo arrumar eles!
    \o

    ResponderExcluir
  13. Oi Carina.
    Lá na escola onde eu trabalho como professora, eles pagam pra os funcionários 10 reais por cada livro concertado,agente recebe toneladas de livros todos os messes e muitos são velhos ou estão desmunhecando; Então esses dias eu para incentivar minhas alunas a ter cuidado com os livros mandei elas em grupo concertar alguns livros. Mas não desse jeito que você explicou.Ficou bem arrumadinho.
    OBS: Carina amo seu livro de paixão.Já dei para minha sala do 1 ano ler. Eles amaram.

    Tenha uma ótima semana,espero vocês no meu blog.
    Mariana - World of Tori Vega.

    ResponderExcluir
  14. Oi Carina!

    Nossa adorei o post!! Meu esperança está todo soltoo!! E logo esse você testou e de certo!! To contente da vida de poder conserta-lo. kkk

    beijoo
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  15. hahaha adorei tanto o seu jeito de expor os fatos do livro quanto da dica!! vou testar aqui com uns livrinhos antigos e ver no que dá!!

    parabéns pela dica :)

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. mas estou com uma dúvida, não tem perigo da cola derreter de mais e prejudicar as folhas?

    ResponderExcluir
  17. CARINA! SUPER!!! Adorei!!! Nunca tinha pensado nisso e é brilhante mesmo, hahaha! Vou aproveitar o fds para arrumar meus livrinhos "despinguelado", hahaha!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  18. Nunca que eu iria pensar nisso! Com os livros da biblioteca eu coloco o durex nas capas rasgadas. Ainda bem que nunca aconteceu com os meus, bjss.

    ResponderExcluir
  19. Opa, valeu a dica...
    agora fala como arrumar um livro que tá ficando embolorado. aiii que me falaram pra colocar maizena mas como??
    ai que dó dos meus livrinhos

    ResponderExcluir
  20. Uma das melhores dicas que tive oportunidade de ler sobre livros.
    Obrigada, bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a dica!

    E um dos meus livros precisa eu sei o que fazer.

    Mas me responda uma coisa: As capas dos meus livros estão saindo o que faço? Sabe aquela parte meio plastica começou a sair o que faço? Socorro!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a dica!

    E um dos meus livros precisa eu sei o que fazer.

    Mas me responda uma coisa: As capas dos meus livros estão saindo o que faço? Sabe aquela parte meio plastica começou a sair o que faço? Socorro!

    ResponderExcluir
  23. AMEEEEEEEEI A DIICA !
    Se isso acontecer, já sei como arrumar meus queridos livros .
    beiijo

    ResponderExcluir
  24. Nossaaaaaaaaaaaaaaa isso ai eu não conhecia!! Adorei a dica Ca!!
    Beijos
    Line
    http://www.viciodemenina.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Nossa amei essa dica. Eu tenho um livro da Rocco que descolou também. Aliás essa editora devia essa cola porque os livros dela descolam com 1 lida, ela deve usar cola de farinha.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!