Entrevista com Hermes M. Lourenço - Autor de Faces de um Anjo - Viaje na Leitura

10/04/2012

Entrevista com Hermes M. Lourenço - Autor de Faces de um Anjo

 Olá leitores!
A entrevista de hoje é com o autor Hermes M. Lourenço autor do livro Faces de um Anjo publicado pela Editora Dracaena. O autor que também é médico e divide seu tempo entre o amor à Medicina e a sua carreira como escritor, confira:



1) Olá Hermes, obrigada por essa entrevista aqui no Viaje na Leitura, temos muito prazer em receber por aqui um autor nacional. Gostaríamos que contasse um pouco sobre você.

Sou médico atuante em sala de emergência, professor de curso de imersão em emergência, membro da Sobrames MG – Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – e apaixonado pela literatura, livros de magia e ilusionismo e um bom vinho é claro. Sou casado, pai de um casal de filhos maravilhosos e resido atualmente em Belo Horizonte.

2) Como começou seu interesse por livros? Você foi incentivado na infância a criar o hábito da leitura?

Desde a época que minha mãe cursava faculdade de Letras, ela tinha o costume de trazer estórias fantásticas e as lia a noite – desde Monteiro Lobato a clássicos como Moby Dick. Com isso meu interesse pela leitura aumentava cada vez mais. Então logo cedo aprendi a ler e então mergulhei no universo fantástico dos livros.

3) Quando você começou a escrever? Desde criança quis seguir essa carreira de autor ou isso era mais um hobby?

Desde pequeno já fazia redações e as lia diante da turma na sala de aula. Todos ficavam encantados com minha imaginação. Porém fiquei adormecido por um tempo até o dia que publiquei um conto e fui premiado com uma publicação internacional. Depois disso fiquei meio adormecido – período de vestibular e faculdade de medicina.
No final do curso de medicina fui autor e editor de meu primeiro livro: Medicina e Parapsicologia – Uma União fundamental e logo a seguir veio meu primeiro romance: Porto Calvário. Desde então decidi não parar mais.

4) Você se considera uma pessoa criativa? Durante o processo de criação do livro, você passou por algum bloqueio literário?

As idéias sempre surgiram de forma natural. O que me incomoda às vezes é o excesso delas. Muitas vezes nem terminei um livro e já surge ideia para outro – acabo interrompendo o que estou escrevendo e preparo o esboço de outra estória. Não acho isso ruim, pelo contrário, tenho muitos livros ainda para escrever... rs

5) Qual o seu gênero literário favorito?

Amo o gênero de ação e ficção. Recebi fortes influências de Benitez e de Allan Poe. Tento fazer essa mistura com um pouco de misticismo e trago da arte mágica o ilusionismo na qual tento surpreender o leitor conduzindo-o em uma montanha russa de emoções.

6) E suas influências? As obras de Dan Brown inspiraram você nesse segundo livro, o “Faces de um Anjo”?

Dan Brown é um gênio da escrita. Acredito que ele traz um novo estilo para a literatura mundial enriquecendo suas obras com enigmas, segredos e suspense. Muitas pessoas comparam Faces de um Anjo com os livros do Dan Brown. Confesso que fico lisonjeado, mas esse não é meu intento. Talvez o que temos em comum seja a capacidade de envolver o leitor na trama. Porém diferentemente dele acrescento a ficção e o misticismo de forma plena. Penso que autor tem um estilo que o identifica em sua escrita.

7) Como você concilia as duas carreiras, a de escritor e a de médico?

Tento aperfeiçoar meu tempo ao máximo. Isso não é fácil, porém é possível. Amo a medicina da mesma forma que amo a escrita, porém a medicina consome grande parte do meu tempo. Há alguns dias minha esposa quase me colocou para fora de casa quando soube que estou abandonando um de meus empregos para ter mais tempo para escrever. rs
Tenho muita estória ainda para colocar no papel.

8) Você acha que ainda há muitas dificuldades para autores nacionais publicarem seus livros ou o mercado está mais aberto para eles hoje em dia?

O mercado sempre foi fechado para autores nacionais. Já vi contratos, por parte de algumas editoras, dignos em se transformar em conto de terror. Nesse caminho de Santiago, felizmente encontrei a editora Dracaena e o editor/ Publisher Leo Kades que oferece altíssima qualidade na produção dos livros. O que me deixa feliz é que a Dracaena é uma das poucas editoras que acreditam nos talentos nacionais. Dessa parceria nasceu uma grande amizade e certamente quem irá sair ganhando é o leitor com livros de excelente qualidade editorial aliada e um excelente conteúdo para agradar os mais exigentes leitores.

9) A média de leitura da população brasileira é por volta de um livro por ano. Você acredita que a Internet tem incentivado o aumento da leitura? Em sua opinião que medidas podem ser tomadas para que esse número cresça cada vez mais?

Acredito que valorizar os autores nacionais seja o primeiro passo, pois você tem a oportunidade de estar próximo de seu autor preferido e com sorte até conseguir trocar e-mails com ele, bem como encontrá-lo em bienais e outros eventos.
Isso é um grande estímulo, pois você estará lendo a obra de um autor que nasceu no mesmo país de seus leitores e conhece as dificuldades e limitações da população.
E claro que as obras dos autores internacionais não deverão ser colocadas de lado. Penso que uma boa estante terá espaço para os livros de ambos os autores.

10) Deixe uma mensagem para os leitores do Viaje na Leitura.

Primeiramente gostaria de agradecer a Thais do blog Viaje na Leitura pela entrevista e agradecer a todos os leitores por prestigiarem o livro Faces de um Anjo. Quem puder peço para segui-lo no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/202195 . Um forte abraço a todos!


E aí, gostaram? Isso só nos mostra o quanto nossa literatura cresce a cada dia e somos honrados em ter autores com tanto carisma e talento como esse autor em nosso país! Obrigada Hermes!


4 comentários

  1. Oi ..

    O livro dele parece ser interessante.
    Adorei a entrevista.

    PS. Não sabia que ele era médico também, rs.

    João Victor
    Amigo do Livro
    amigodolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Ele parece muito simpático pela entrevista! Adorei saber mais do livro dele, me interesso em ler!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a entrevista e o fato dele ter disponibilizado tempo para responder as perguntas.
    Fiquei curiosa sobre o livro dele.

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaís!
    Ainda não conhecia o autor ou o livro. É sempre bom conhecer pessoas novas. Como a Camila tbm citou, mt legal da parte dele disponibilizar tempo para responder à entrevista! :)

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!