Porque eu Amei – Roque Neto - Viaje na Leitura

29/05/2012

Porque eu Amei – Roque Neto

Autor:  Roque Neto
Editora: Dracaena
Categoria:  Romance | Drama | Ficção | Literatura Nacional
ISBN: 9788564469495
Páginas: 240
Lançamento: Setembro de 2011
Classificação: ♥ ♥ ♥  

Pesquise preços aqui!

Sinopse: 
Às vésperas de ser nomeado bispo e realizar o grande sonho de sua mãe, padre José Lucas se apaixona pela primeira vez. Seu relacionamento com Thomas lhe proporciona as delícias e as incertezas do primeiro amor, e uma pausa na rotina de suas atividades religiosas. Entretanto, aquilo que separa as duas faces de sua vida será colocado à prova quando os segredos que os amantes escondem um do outro forem revelados. José Lucas deverá tomar uma decisão: assumir sua verdadeira identidade ou continuar realizando os desejos de sua mãe, a quem, aliás, o jovem padre não consegue contrariar. “Porque eu amei” é uma parábola sobre a necessidade de fazer escolhas, assumir consequências e, finalmente, se tornar aquilo que sempre sonhou ser. Em sua segunda obra literária, Roque Neto lança a patamares ainda mais altos sua habilidade de surpreender leitores e fazê-los famintos daquilo que está por vir. Publicado pela editora Dracaena, “Porque eu amei” tem o Prefácio escrito pelo autor americano Lev Raphael.

O livro dividido em duas partes conta a história de José Lucas, ou melhor, do padre José Lucas. Desde pequeno ele teve contato com a vida religiosa, sua família era muito ligada a igreja. Graças ao forte desejo de sua mãe, após os estudos ele vai para o Seminário de Campinas para se tornar um padre. Após se formar ele vai a Itália e começa a desviar de seus ensinamentos e deixa de reprimir seus desejos. José Lucas sente que sua vocação é ser padre mas mantém seu verdadeiro eu escondido de todos.

Apesar de tudo, ele se torna muito bom naquilo que se formou. Ouve as pessoas, possui novos projetos para ajudar a população e de maneira nenhuma contribui com a corrupção que existe. Ele é descolado, ajuda os jovens e tenta usar o dinheiro repassado da melhor maneira possível.

Eu gostei bastante desse personagem, e acho o autor muito corajoso por escrever sobre esse tema, ainda mais envolvendo uma instituição religiosa. Não aprovo algumas das atitudes de José, o que mais me incomodou foi sua indecisão, mas mesmo assim foi dele que eu mais gostei. A relação de José com sua família é ao mesmo tempo boa e ruim. Ele possui um irmão mais velho que aparenta ser totalmente o oposto dele mas tem tantos segredos quanto o irmão. A mãe é a do tipo firme que não aceita ser contrariada e quer tudo a sua maneira, ela é uma pessoa de personalidade forte e teve problemas com a família na adolescência. Ela fez de tudo para que o filho caçula se tornasse um padre e abomina costumes fora dos padrões religiosos.

Quando José conhece Thomas, um irlandês professor da Unicamp começa a repensar se tudo o que conquistou até agora e se o que ainda pode conquistar valerá a pena, pois o que ele coloca em risco é muito grande: Sua família, amigos e sua carreira que desde sempre quis alcança-la.

Achei o relacionamento deles muito fofo. Nunca tinha lido algo parecido que falasse da relação de um casal homossexual e o autor soube fazer isso muito bem. O livro é curto e por tratar de tantos assuntos polêmicos eu gostaria de uma abordagem maior. Gostei bastante da capa, ficou bem legal essa imagem. É rápido de se ler e o final deixa que o leitor imagine por conta própria o resultado. Sei que não é um tema que vai agradar a todos, mas com certeza todos deveriam dar pelo menos uma chance para ele.
 
 Sobre o autor:

Sua formação acadêmica inclui uma graduação em Filosofia, pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar e ainda mestrado em Educação. Atualmente mora nos Estados Unidos, onde cursa Psicologia e segue com seu doutorado em Liderança Educacional em Saint Mary’s College of California.







Andressa Leite tem dezoito anos e é estudante de Jornalismo. É colunista no Viaje na leitura como resenhista. Um de seus autores preferidos é a J.K Rowling. Acompanhe ela no Twitter: (@stonesandmilk).



7 comentários

  1. Oie meninas,

    Adorei a resenha, eu já li esse livro há algum tempo e gostei bastante, além obviamente de achar o autor mto corajoso. José Lucas é bem indeciso em tudo, mas era um bom padre...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!! Adorei a sua resenha. Ainda não li esse livro, mas parece ser bem interessante. Provavelmente vou adicionar à minha listinha de aquisições futuras.. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea!!!o livro parece ser bem diferente. Adoro quando os autores resolvem explorar assuntos um tanto polêmicos.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. o livro é perfeito, nada de curto é o ideal, mania desses blogueiros de minimizar os autores nacionais, o Sparks tem livro curtinho....e quero ver alguem falar que o livro dele é "fininho"


    O livro é otemo e li em um dia, dificilmente isso acontece, dormi as 4h so lendo sem parar. Roque voce otemo

    ResponderExcluir
  5. Tipo.. Já tinha lido algo sobre esse livro, mas com resenha como a sua as coisas ficaram mais clara. Gostei da resenha e da capa e quem sabe eu não o leia.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da capa e da resenha. O livro me parece ser bom e com uma pitada de polemica das boas. Adoraria lê-lo e saber o final que reserva ao personagem principal.

    Sorte!

    ResponderExcluir
  7. Caramba boa sinopse... tem um bom plot... e pelo que vc diz bem desenvolvido!!!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!