Além das Fronteiras - Carol Freire - Viaje na Leitura

20/07/2012

Além das Fronteiras - Carol Freire

Livro: Além das Fronteiras 
Autor: Carol Freire
Editora: Cultural Exchange Books
Categoria: Literatura Internacional | Romance
ISBN: 9780615619286
Páginas: 272
Lançamento : 2012

Compre pelo menor preço!

Sinopse:
Diante da oportunidade de realizar seu sonho de regressar ao Brasil, após catorze anos morando no exterior, Luna é forçada a encarar as escolhas que fez em sua vida, embarcando numa incrível jornada de autoconhecimento. Num flashback, Luna se vê novamente como a garota de vinte e dois anos que decide largar a promissora carreira de publicitária para ir morar com Vítor, o namorado escalador que fora aceito no curso de MBA na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Ao pisar no novo país, Luna apaixona-se pela charmosa cidade de São Francisco, com suas casas vitorianas, a ponte Golden Gate e os encantadores bondinhos. Ah, Yosemite...O parque nacional, paraíso dos escaladores, também conquista o seu coração. Jovem e impulsiva, Luna sonhava com uma vida de viagens e aventuras, mas as saudades da família e os choques culturais logo a fazem perceber que a vida Além das Fronteiras não será tão fácil assim. Da Califórnia, Luna vai parar na China, onde é desafiada a criar filhos pequenos num país cuja língua não compreende e cuja cultura a surpreende dia após dia. Eis que uma sucessão de eventos trágicos transformam sua forma de ver o mundo e fazem-na perceber que não tem tanto controle sobre o rumo de sua própria história. Em meio ao sofrimento, surge a oportunidade de regressar ao Brasil. Mas será que faz sentido voltar depois de tudo o que aconteceu? 


Carol Freire é paulistana e vive na Califórnia desde 2001. Brasileira norte-americana ela é um exemplo de "fronteiras" e demonstra sua experiência e habilidade neste romance surpreendente. Sua personagem Luna é uma garota criativa e sonhadora, que após a ida do namorado para outro país, mesmo hesitante em relação ao desconhecido ela ruma para lá, para acompanhar seu coração e quem sabe desfrutar de novos conhecimentos e diferenças.

"Percebeu que o mundo era grande demais, bonito demais, fascinante demais para se viver sempre no mesmo lugar, cercada das mesmas pessoas e presa sempre à mesma rotina. Sua alma ansiava por novos caminhos, novos horizontes e novas conquistas."

Após seus estudos e de seu namorado, eles se casam e decidem coisas novas e metas para suas vidas. Alguns acontecimentos são narrados no estilo rápido, típico da literatura norte-americana e alguns capítulos descrevem cenas e passagens com mais calma e exatidão, transmitindo aos leitores as sensações, dores e anseios da protagonista.

Já formados em seus respectivos cursos, eles alugam um pequeno apartamento em São Francisco e lá planejam o casamento e  o futuro de ambos, mesmo juntos, Vítor almeja estabilidade financeira no país, Luna também tem sonhos e metas, mas é difícil para ela aceitar a saudade imensa do Brasil.

"São Francisco é uma cidade que engloba diversas culturas, pensamentos e modos de vida, sem julgamento, nem discriminação. Em seu íntimo, Luna desejava que o mundo fosse assim... Que as pessoas pudessem viver lado a lado aceitando suas diferenças, suas qualidades e defeitos, sem se incomodarem, nem quererem impor pensamentos ou opiniões."
Mas não pense que Luna e Vítor terão uma vida de regalias, eles passam dificuldades, sofrem perdas e vão até morar na China. Luna experimenta uma nova culinária, uma cultura diferente e seu coração cada vez mais apertado pelo Brasil, ela sente muita falta, do sol e do clima hospitaleiro de seu país. Mas... e seu coração? Pode ser fiel à terra em que nasceu? Onde estão seus sonhos, estará seu coração?

"Além das Fronteiras" é um romance espetacular, envolvente e emocionante! Sua história é marcante e ousada em uma trama marcada pelas diferenças de cultura, pelo desejo do novo e pela ansiedade de nunca estar realmente ligada a lugar nenhum.

"O mundo pode não dar a mínima para o que eu acredito... Mas as pessoas são muito mais do que o título  de suas profissões. São a região em que nasceram, as brincadeiras que brincaram na infância, as escolas que frequentaram, as poesias que leram e o Deus em que acreditam. Cada um de nós é um mistério único."
Foi difícil escrever esta resenha sem deixar de mencionar mais trechos, são frases e textos escritos com maestria, com muita desenvoltura e com criatividade invejável. As palavras utilizadas, as cenas devidamente montadas e cenários bem desenvolvidos, tornam o livro da autora uma leitura envolvente e reconfortante, pois traz belíssimas lições de vida, traz à tona objetivos de vida, valores e missões e levam os leitores a questionar muitas coisas.


"Percebi que não cabe a nós a decisão de quando e como a vida acontece. Quando nos esquecemos da nossa condição de criatura e tentamos nos tornar criadores, sofremos decepções fortíssimas."
Um livro de amizade e amor, de carinho e de descobertas, é um romance imperdível. A edição é impecável, a capa belíssima. Os erros de digitação e ortografia são nulos, a diagramação é excelente. Primeiro livro que leio que foi lançado em português primeiramente no exterior. Estou surpresa pela leitura e admirada com notável escrita da autora. Descubra o que existe "Além das Fronteiras".


"Como num belo bordado , em que os pontos são apenas buracos feitos pela linha presa na agulha, mas que, interligados, revelam um lindo e complexo bordado."

O lançamento no Brasil está próximo, confira os locais e a data, compareça! Você poderá comprar seu livro autografado e com desconto!





Picture
Carol Freire combina o estilo rápido e direto da narrativa norte-americana com a criatividade e originalidade da literatura brasileira. Nascida em São Paulo, Carol Freire formou-se em Propaganda e Marketing pela ESPM e trabalhou na área de marketing e comunicação antes de imigrar para os Estados Unidos em 2001. Terminou seu mestrado em Relações Internacionais pela San Francisco State University em 2005 e trabalhou para grandes empresas privadas e organizações humanitárias, como American Red Cross, antes de dedicar-se a carreira  literária.     

Carol Freire mora com seu marido e filhos em Mountain View, Califórnia. Além das Fronteiras é o seu romance de estreia na língua portuguesa.




6 comentários

  1. Bom dia Thais, tudo bem? Eu já havia lido a sinopse do livro, e estou super empolgada com ele. Acho que vai ser uma ótima leitura, principalmente por a autora tem uma visão do mundo ampla e isso deve ser refletido no livro.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quando você fez a "propaganda" do livro pela primeira vez já fiquei encantada com o fato do livro ser, escrito por uma brasileira, lançado primeiro lá fora e depois no Brasil. Agora conhecendo mais a fundo o enredo da trama, fiquei maravilhada, pois essa questão de fronteira, de estar proximo de quem nosso coração escolhe ou de nossa origem é bem complicada, fiquei super curiosa para saber que fim vai ter esse casal. Linda resenha, amei as citaões!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Não me empolguei. Muito "real" para mim. Uma balzaca que adora contos de fadas. rs

    Mas confesso que ler um livro bem escrito é sempre tentador.

    ResponderExcluir
  4. Ai eu mega queria ler esse livro, acho a capa tão lindo e claro a história parece ser maravilhosa!

    Amei mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a capa e suas cores... adoro livros nacionais e o tema me interessa muito, pois mesmo dentro do nosso pais somente mudando de região já sentimos diferença no meu caso nordeste para sudeste.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha e os trechos citados!!!
    Tb quero muito conhecer São Francisco... acho linda por conta desses detalhes: as casas, a ponte... os bondinhos... é um sonho antigo, desde que assistia 3 é demais. =) e se intensificou com Monk.
    Um amor lindo o dos protagonistas... gostei da coragem de Luna em seguir seu coração.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!