Viaje na Entrevista - Carol Freire - Viaje na Leitura

25/07/2012

Viaje na Entrevista - Carol Freire

Olá leitores,
Apresento à vocês hoje, em uma entrevista super especial, um bate papo divertido e emocionante com a autora Carol Freire, que está no Brasil lançando seu livro "Além das Fronteiras" (Resenha). Aproveite a entrevista e se possível, compareça no evento.

Viaje na Leitura -  Primeiramente, gostaria de agradecer pela presença em nosso blog, nos sentimos honrados em tê-la questionado para esta entrevista, é um enorme prazer receber nossos autores brasileiros por aqui. Escrever não é fácil, exige força de vontade, tempo e dedicação. Conte-nos como foi o processo de criação e conclusão de “Além das Fronteiras”.
Carol Freire - "Além das Fronteiras" foi inspirado em minha própria vivência morando, trabalhando e criando filhos em um outro país e cultura. Quando moramos fora e nos deparamos com choques culturais, somos forçados a ampliar nossa visão do mundo e de nossa própria pessoa. Quando temos que nos virar sozinho, em um lugar onde as pessoas agem diferente, pensam diferente e carregam diferente valores, somos forçados a rever a nossa visão do mundo, das coisas e de nós mesmos. É um ótimo caminho para o autoconhecimento. "Além das Fronteiras" nasceu, portanto, da minha própria jornada de autoconhecimento. Porém, o livro não é uma autobiografia, e sim, uma obra de ficção. Mais do que gostar de escrever, é preciso muita dedicação para começar e terminar um romance. Como qualquer profissional, o escritor deve ter uma rotina de trabalho, impondo-se horários e prazos para finalizar o livro. Nesse sentido, tenho a sorte de ser bastante disciplinada.

Viaje na Leitura - “Além das Fronteiras” é seu primeiro romance?
Carol Freire - Sim, "Além das Fronteiras" é o meu primeiro romance.

Viaje na Leitura - Você demorou a escrevê-lo? Durou quanto tempo?
Carol Freire - Trabalhei a ideia do romance em minha cabeça por um certo tempo. Depois que comecei a escrevê-lo, acredito que tenha levado um ano para terminá-lo. Pelo fato do romance possuir um tema que eu domine, o período de pesquisa foi relativamente curto e o texto fluiu fácil. Entretanto, o processo de revisão, edição e estruturação do romance levou um certo tempo. Existe uma expressão em inglês que diz "a good book is not written, but rewritten"; ou seja, um bom livro não é escrito e sim reescrito. Após colocar a história no papel, é necessário rever, reescrever, editar, polir, até que todas as pontas da história estejam amarradas e que o livro apresente uma estrutura que prenda o leitor do começo ao fim. Escrever um romance é como montar um quebra-cabeça, no qual cada peça tem o seu devido lugar e no qual cada capítulo leva o leitor a querer ler mais e mais.

Viaje na Leitura - Sabemos que você mora nos EUA. Como é lançar um livro fora do país de origem e lança-lo também em português? Pretende traduzi-lo para o inglês?
Carol Freire - Há um número significativo de brasileiros residentes no exterior e esse foi o principal motivo da decisão de publicar o romance primeiramente nos Estados Unidos. "Além das Fronteiras" foi publicado pela Cultural Exchange Books, uma editora americana que funciona como "POD", sigla em inglês que refere-se a impressão sob demanda (print on demand). Este é um modelo novo no Brasil, mas já bastante utilizado nos Estados Unidos. Através da tecnologia POD, é possível vender um livro em qualquer lugar do mundo e em qualquer língua. "Além das Fronteiras" foi, então, publicado primeiramente nos Estados Unidos e está disponível em português para leitores nos Estados Unidos, Europa, Canadá e Brasil. O lançamento em inglês está previsto para o segundo semestre de 2013.

Viaje na Leitura - Qual foi o maior prazer que esse livro pôde lhe proporcionar?
Carol Freire - Escrever, para mim, é um grande prazer. Mas o maior prazer foi ouvir os leitores dizerem que se identificaram com a personagem da história; que se emocionaram; choraram e torceram por Luna. Recebo e-mails de brasileiros que moram em países como Alemanha e Austrália, dizendo que leram o meu livro e se identificaram muito com a história. Acredito que o maior prazer que "Além das Fronteiras" me proporciona é saber que minha mensagem está sendo bem recebida pelos leitores.


Viaje na Leitura - Gostaríamos que falasse um pouco de você, carreira e família.
Carol Freire - Nasci em São Paulo e me formei em propaganda e marketing pela ESPM. Aos 27 anos de idade, fui, junto com o meu namorado, estudar nos Estados Unidos. Ele fez curso de MBA e eu fiz mestrado em Relações Internacionais. A ideia era ficarmos apenas 2 anos. Hoje já faz quase 12 anos que estamos por lá. Temos dois filhos e moramos na região do Vale do Silício, no estado da Califórnia.

Viaje na Leitura - "Além das Fronteiras" conta a história de Luna, uma brasileira que vai morar nos Estados Unidos e depois China. A personagem sonha em retornar à sua terra natal, porém, quando isso finalmente acontece, ela se questiona se realmente vale a pena. A Luna é inspirada em você ou em alguém que você conhece?
Carol Freire - "Além das Fronteiras" foi inspirado em minha própria vivência como brasileira, casada com um sino-brasileiro e mãe de filhos americanos. Mas o romance não é autobiográfico, e sim pura ficção. A personagem Luna foi inspirada em várias mulheres brasileiras que eu conheci vivendo no exterior. Mulheres que carregam dentro de si a multiplicidade de culturas e o amor a dois países. Ao morar em outros países, Luna enfrenta problemas e dificuldades, fazendo uma viagem de autoconhecimento e amadurecimento. Nesse sentido, Luna representa também, o ser humano moderno, que busca a felicidade nas outras pessoas e em coisas materiais, tentando sempre preencher seu vazio interno. "Além das Fronteiras" é um romance sobre as escolhas que fazemos na jornada de nossa vida.


Viaje na Leitura - O que os leitores podem esperar do livro “Além das Fronteiras”?
Carol Freire - "Além das Fronteiras" é um romance, com uma pitada de drama e aventura. O livro é uma viagem cultural pelos Estados Unidos, Brasil e China. Mas é, principalmente, uma viagem de autoconhecimento. Mesmo quem nunca saiu do Brasil irá deliciar-se com o livro, pois este trata não apenas de fronteiras físicas, mas também psicológicas. "Além das Fronteiras" mostra-nos que a jornada da vida é a nossa maior aventura.

Viaje na Leitura -  Quer deixar algum convite, recado aos leitores?
Carol Freire - Fiquem à vontade em me contatar e deixar comentários no meu site http://www.carolfreire.com. Adoro conversar com os leitores e saber suas opiniões sobre o romance "Além das Fronteiras".


Agradecemos imensamente à autora pela entrevista! Adoraíamos que nossos leitores refletissem suas opiniões através dos comentários!



2 comentários

  1. Bom dia Thais, tudo bem?
    Parabéns pela entrevista! É sempre maravilhoso conhecermos um pouco mais dos autores,principalmente daqueles com quem não temos muito contato. É ótimo saber que os nossos autores fazem sucesso lá fora também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Apesar de nunca ter vivido essa experiência, conheço pessoas próximas que já. Deve ser bem difícil mesmo. A capa do livro é linda *-*. Muito boa a entrevista.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!