Book Tour - Noite sem Fim - Roberto Campos Pellanda - Viaje na Leitura

19/11/2012

Book Tour - Noite sem Fim - Roberto Campos Pellanda



Classificação:

Sinopse: 
A Vila é um lugar onde é sempre noite. A cidade vive sob a rígida Lei dos Anciãos: a cada seis meses um navio deve partir para o Além-mar. Martin tem quatorze anos e ficou órfão há seis meses, quando o pai embarcou em um navio para o Além-mar, de onde, todos sabem, ninguém retorna. Atormentado pela perda do pai e pelo fantasma de que conhecia muito pouco a seu respeito, a começar pelo incompreensível motivo que o fez ser voluntário em um navio, Martin decide partir à procura de respostas. A busca pela verdade levará Martin a visitar algumas das figuras mais folclóricas da Vila e o conduzirá a uma incrível descoberta: uma coleção de livros proibidos. Junto com Omar, seu melhor amigo, e Maya, a filha do livreiro da Vila por quem é perdidamente apaixonado, Martin inicia um clube de leitura para explorar o tesouro recém-descoberto. O mergulho nos livros proibidos levará o trio a uma perigosa jornada, na qual eles não apenas serão apresentados aos segredos que envolviam o passado do pai de Martin, mas também os colocará cara a cara com a própria essência do terrível regime Ancião. À medida que a leitura dos livros avança, eles se veem em meio a uma perigosa trama e percebem, tarde demais que, depois das revelações do clube de leitura, nada será como antes e a vida dos três mudará para sempre. Confrontado com verdades aterradoras e declarado inimigo do regime Ancião, Martin ainda terá que enfrentar o maior temor de todos na Vila: criaturas cujo nome não se diz e que vêm do Além-mar. Durante a grande catástrofe, Martin terá que descobrir em si mesmo uma coragem que não sabia existir, se quiser salvar a vida de Maya e a própria Vila. Noite sem Fim é uma declaração de amor a três coisas: família, amizade e livros.




Olá viajantes como estão?
Já fazia um tempinho que eu queria ler o livro Noite sem Fim. A capa tinha chamado minha atenção e a sinopse me atraiu bastante. Então quando fiquei sabendo do book tour que o autor estava realizando, fui logo tentar participar.

O livro conta a história de Martin, um jovem de 14 anos que perdeu o pai há seis meses, quando ele voluntariamente embarcou como capitão do navio Intrepid para o Além-Mar. Martin mora em uma vila controlada por um grupo de anciões. São eles que ditam as regras e todos tem que obedecer. Segundo eles, é preciso que a cada seis meses, uma embarcação viaje até o além-mar, mas ninguém sabe o que há lá e as pessoas que vão nunca mais voltam, com algumas exceções. Além disso, a população é aterrorizada por seres que de tempos em tempos aparecem na vila. Ninguém sabe muita coisa sobre eles e nem podem menciona-los, mas há algumas lendas sobre isso.

Martin então órfão vai morar com o tio Alpio, o meio-irmão de seu pai e o primo Nolan de 15 anos. Tio Alpio não gostava muito do irmão e parece sentir o mesmo pelo sobrinho. Ele é uma espécie de funcionário público e obedece e preza as leis da vila. 

O menino possui dois amigos: Omar, o filho do padeiro e Maya, a filha do livreiro. Sempre que podem os três estão juntos, todos são curiosos e gostam muito de ler. Mas ultimamente Martin tem questionado a sabedoria dos anciões. Porque certas coisas são proibidas? Porque as pessoas não podem questionar, reclamar? Porque a cada seis meses, um grupo de homens precisa ser sacrificado? E é através dos livros que Martin poderá desvendar alguns mistérios que os cercam. Ele terá que ir a fundo ao passado do pai e contará com a ajuda dos amigos.

Sempre preso pela total sinceridade nas minhas resenhas e como vocês podem ter percebido, dei apenas 2 estrelas para o livro. Vou explicar.

No princípio eu achei que iria gostar muito da história: uma vila distante que vive na escuridão com leis impostas por anciões. Muitos mistérios a serem desvendados, personagens que gostam de ler e etc. Até aí tudo bem, mas algumas coisas me incomodaram. Os personagens se contradizem, as informações são repetitivas, é muita confusão de sentimento e outras coisas. Por exemplo: Há certos costumes na vila que sempre existiram e os personagens algumas vezes demonstram uma grande surpresa em relação a elas. Sendo que eles vivem há muito tempo lá e sempre foi assim. Enfim, a estória não fluiu para mim.

O livro é dividido em duas partes. Mesmo não gostando muito, não demorei a terminar de ler. Há elementos que eu gostei bastante, leiam o pequeno aviso da segunda página no canto direito e a apresentação do autor, são bem legal. Como eu disse antes, a capa me atraiu e não sei por que ela me lembrou de alguns dos quadros do Van Gogh. 

Mas essa é a minha opinião. Deem uma chance ao livro, pois pode ser que vocês gostem. Até mais =D.


 
Leia um trecho do livro aqui

                                                                                                          Sobre o autor:



Roberto Campos Pellanda é escritor de ficção fantástica, autor da série de livros “O Além-mar”. 

Apaixonado por livros e louco por uma história bem contada, criou no universo do Além-mar um mundo onde a paixão pela literatura é uma das grandes forças que impulsionam a trama.
Aficionado por manuais de técnica literária, é conhecido pela linguagem simples e precisa, e pelo cuidado na estruturação da trama.
Entre os projetos para o futuro imediato estão uma nova série de fantasia e um título avulso. O combustível criativo sendo sempre, e acima de tudo, a vontade de continuar produzindo.

Site do autor  | Twitter   |  Facebook  | 


7 comentários

  1. Não me interessei, definitivamente!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oieee!

    A capa é linda, e chama atenção, com certeza! Pena que a história não impressionou tanto você... Realmente, pelo enredo, parecia uma história super legal... Pena que não foi assim!

    Um beijo,
    Inara - "Ler, Dormir, Comer..."

    ResponderExcluir
  3. Apesar de bonita a capa não é o que me chama a atenção nesse livro, gostei muito da sinopse, mas fiquei triste pela descrição que você faz da trama, realmente apenas pela sinopse a gente não espera esse tipo de situação.
    Bem mesmo com esses "poréns" acho que ainda vou arriscar a leitura de Noite Sem Fim, gosto muito de histórias desse gênero.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a capa é até bonitinha, mas mesmo assim me passou a ideia de um livro pra crianças... E depois do que você escreveu eu chego a conclusao de que realmente nao quero ler hahaha. A verdade é que amo ler, mas já faz muito tempo que não pego um bocado de livros e devoro.. estou a procura de algo que eu realmente goste muito e em meio a tantos livros talvez você tenha otimas dicas (é o que eu espero *-*).
    Então, já que é um blog de leitura, vim também pra te indicar um ótimo livro pra ler! Infelizmente a gente não encontra ele a venda em livrarias (pelo menos não ainda) só pela internet... Talvez você se interesse em ler, o site disponibiliza a sinopse e algumas paginas... Eu achei ele um livro bem bacana e talvez você goste porque pelo menos as informações fazem sentido e ele não fica repetindo as coisas kkkk O legal é que o autor usa personagens historicos, que realmente existiram pra compor a historia dele. Dá uma olhada, ok? Vou voltar mais vezes aqui e dar uma olhada nas resenhas (aproveitar pra salvar o blog nos meus favoritos hahah). Estou esperando uma resposta o/

    Bjos! O link vai abaixo ->
    http://www.bookess.com/read/7524-os-confins-da-terra-a-lenda-dos-guardioes/

    ResponderExcluir

  5. Tudo Para Otakus

    Agradecemos pela dica, vamos conhecer mais sua indicação!

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Dessa, tudo bem? Nossa, eu li esse livro e amei... fiquei super curiosa, tentando decifrar os segredos e louca para ler a continuação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler o livro que comprei e adorei sua resenha já que foi sincera.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!