Internacional: Os assuntos de fevereiro no mercado editorial americano - “Literatura Além das Fronteiras” #2 - Viaje na Leitura

19/02/2013

Internacional: Os assuntos de fevereiro no mercado editorial americano - “Literatura Além das Fronteiras” #2


Amazon na Briga dos Direitos Digitais e Harry Potter de Roupa Nova


Os assuntos de fevereiro no mercado editorial americano.




O mercado editorial americano iniciou o ano discutindo velhas questões sobre os direitos no mundo digital. Porém, um novo fator veio agitar um pouco a discussão. Em 29 de janeiro, foi finalmente aprovado o pedido de patente solicitado pela Amazon em 2009. A nova patente permite à Amazon revender “objetos digitais”, como e-books, músicas, vídeos e aplicativos, ganhando uma porcentagem sobre a transação. 

Bastante polêmica, a patente abre as portas para um novo mercado, onde consumidores poderão comprar e vender e-books, músicas e aplicativos, como em um sebo. A ideia é que os usuários do Kindle teriam seus itens digitais armazenados em bancos de dados personalizados, em algum lugar na “nuvem”. Ao vender um e-book, por exemplo, este seria “copiado” para o banco de dados de um outro usuário e “apagado” do dispositivo do primeiro comprador. Isso não significa que tal mercado chegará em breve, nem que de fato existirá. Porém, mostra o interesse da gigante Amazon em assegurar seu pedaço na briga pelos direitos de revenda digital.

A discussão segue fervorosa por aqui. Editoras americanas contestam o direito de compra e venda de itens digitais usados, enquanto consumidores e intermediários usam a mesma lógica aplicada a itens tangíveis: se você comprou o item, este passa a ser sua propriedade e você tem, portanto, o direito de compartilhá-lo. Pelo jeito, entre os direitos do consumidor e o receio das editores em verem seus lucros reduzidos, o assunto ainda dará muito pano para manga.

Deixando o mundo digital e entrando no mundo imaginário de J.K. Rowling, outra notícia agitou o mercado americano de literatura infanto-juvenil. Após 15 anos do lançamento do primeiro livro da série Harry Porter nos Estados Unidos, a Scholastic (editora voltada ao público infanto-juvenil) anunciou que relançará os sete livros com nova roupagem. Com previsão para setembro, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o escolhido para ser o primeiro a ser relançado, com uma bela capa ilustrada pelo artista Kazu Kibuishi.


 
  
Enquanto a gigante Amazon estende seus tentáculos para abocanhar o bolo digital, a Barnes & Noble anunciou recentemente que prevê perdas maiores com o NOOK  em 2013 do que no ano passado. Uma das maiores e mais tradicionais livrarias dos Estados Unidos, a Barnes & Noble investiu pessado no NOOK, mas a competição feroz com outros dispositivos, como o iPad Mini, o Kindle da Amazon e o Nexus da Google, tem afetado negativamente as vendas do NOOK nos Estados Unidos.



Sobre a Autora
 Carol Freire é escritora e mora há 12 anos na região da Baía de São Francisco, Califórnia. Seu romance de estreia "Além das Fronteiras" foi inspirado em sua vivência no exterior, e aborda temas como multiculturalismo e identidade cultural. O livro está disponível em português para leitores nos EUA, Europa e Brasil, através da Amazon e sites das principais livrarias. Para saber mais sobre a autora, visite http://www.carolfreire.com e seu blog http://blog.carolfreire.com. Para contactá-la, envie e-mail para contato@carolfreire.com



3 comentários

  1. Mais uma edição de HP pra deixar na vontade! Ficou lindíssima! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. OLá Carol, tudo bem?

    É o primeiro post seu que leio, parabéns! Inteligente e muito legal trazendo os lançamentos de longe pra nós *-*

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei da nova capa, fazem mil e uma edições do mesmo livro, porque? Pra que? Só pra vender mais, porque nem erros de edição eles corrigem! Aff...

    Pris

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!