Garota Exemplar – Gillian Flynn - Viaje na Leitura

21/03/2013

Garota Exemplar – Gillian Flynn

Sinopse:
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?





Garota Exemplar é um livro diferente de tudo que já li na categoria trhiller psicológico, suas nuances são ao mesmo tempo complicadas e inenarráveis, uma mistura de romance, drama e mistério em uma narrativa envolvente da qual é difícil de se escapar.

A leitura começou vagarosa e pouco chamativa, mas após alguns capítulos, o enredo tomou forma e levou-me ao universo de um casal conturbado criado pela autora. O que mais me chamou a atenção foi o fato do livro ser totalmente oposto do que eu esperava, ou seja, fiquei surpreendida pelo rumo que a história tomou e o seu final. Ambiguidade de emoções. Não sabia se ia gostar do livro no final, e apesar da escrita inteligente e espontânea, a história é uma mistura de relacionamentos estereotipados, complicados e comuns, o leitor nunca saberá o que o espera porque cada capítulo é uma caixinha de surpresas.

Conheceremos Nick, cara aparentemente comum, mas que veio de uma família complicada, seus pais nunca seriam um modelo de casal perfeito, para no final estarem separados, o pai internado com Alzheimer e a mãe com câncer. Desempregado após o crescimento desenfreado da internet, vê seu sonho de continuar escrevendo para revistas escorrer pelo ralo.

Através de Nick conheceremos sua visão sobre seu passado e seu presente com Amy, sua esposa. É o primeiro narrador do livro, que nos apresenta a sua situação atual, podemos conhecê-lo através de suas ações, pensamentos e palavras. É através da sua visão que saberemos que ele está completando cinco anos de casado e também visualizamos da sua narrativa, o desaparecimento de Amy, no dia de comemorarem cinco anos de casamento, simbolizando a madeira.

A segunda narrativa é dada a esposa, Amy. Na verdade, estamos lendo um relato, uma parte do seu diário. Alternando a voz de Nick e das páginas de um Diário de Amy, o leitor é conduzido para um mistério com suposições alarmantes. Amy tem os pais perfeitos, filha única é também a inspiradora para os best-sellers "Amy Exemplar", livros baseados nela mesma, onde seus pais psicólogos renomados e escritores escreveram uma série famosa de livros juvenis, Amy nem sabe se deve seguir a sua vida ou aos relatos de seus pais nos livros baseados nela mesma.

Seria mais um Caça ao tesouro de Amy? Nick com toda a sua cara de culpado, seria mesmo o culpado? E quem é Amy? A autora escreveu um livro brilhante, os leitores não sabem em quem acreditar e nem se devem confiar em um dos dois, afinal, todos são estranhamente suspeitos, o livro fala de relacionamentos, de mentira, vingança, rancor e amargura. É impossível de saber em quem e se deve confiar, até o final do livro, o psicopata pode estar debaixo de seus olhos...

É uma leitura inteligente e dinâmica, mas, apesar de tudo isso, não consegui me envolver com os personagens e nem torcer por nenhum deles, como disse anteriormente, não sabemos em quem acreditar e nem que final tudo terá, durante toda a leitura imaginei diferentes probabilidades, nada do que imaginei aconteceu, nada do que esperava apareceu e o final não foi o que eu esperava, é como se ficasse um ponto de interrogação e cabesse ao leitor concluir por si mesmo o final. Alternando as vozes e narradores, e dividido em três partes, o leitor deverá se afeiçoar aos personagens, ou não!



6 comentários

  1. Eu até que tenho vontade de ler o livro. Mais fico nessa de não saber se vou gostar muito o odia-lo. Vi muitas resenhas positvas sobre o livro.
    O que mais me intrigou na história é essa coisa de não saber o que vai acontecer. Prende a gente de uma forma inesplicavel.
    Gostei da rsenha.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro
    Mas já vi muitos blogueiros falarem super bem

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e esse é o tipo de livro que eu leria em questão de dias! rsrsrs
    Sou muito curiosa para essas leituras e vou ver se acho esse livro logo! ^^

    Beijinhos!!

    http://priscilameloc.blogspot.com

    http://dondokices.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessada! Já tinha visto para vender mas nunca tinha parado para ler uma resenha! Acho que irei comprar! :)

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha eu quero mais conhecer a estória de Nick e Amy! Pelos sentimentos despertados estou sentindo cheiro de reviravolta somado revelações surpreendentes.

    Beijos
    Márcia Desirée
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, já vi um ponto de vista similar ao seu quanto aos personagens, acho bem legal que vcs comentem sobre isso, pq podemos avaliar melhor e visualizar sem esperar demais do livro. Talvez assim acabemos por nos surpreender. =)

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!