Pandemônio - Lauren Oliver - Viaje na Leitura

19/04/2013

Pandemônio - Lauren Oliver

Classificação
Sinopse:
  — E qual era seu nome? — pergunto, e Graúna para de repente, de costas para mim. — Antes de você vir para a Selva — insisto.
Por um momento ela permanece parada. Mas então se vira.
— É melhor se acostumar logo — diz, com uma intensidade contida. — Tudo o que você era, a vida que tinha, as pessoas que conhecia… adeus.—  Ela balança a cabeça e completa, com um pouco mais de firmeza: — Não existe o antes. Só existem o  agora e o que vem depois.
Duas realidades, duas Lenas, diferentes ameaças. Antes e agora. Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor, sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções: pouco a pouco a sociedade se incendeia pelas faíscas da revolta, vindas de todos os lugares... inclusive de dentro.


Você já leu Delírio? Só continue a ler a resenha se já leu o primeiro volume da série ou se não pretende ler o livro, pois a resenha contém spoilers apenas do primeiro livro da série, não deste volume.

Iniciamos a leitura conhecendo a nova Lena, a que você conheceu em Delírio já não existe mais, ela morreu internamente, não existe mais o antes, só agora e o depois.

"É melhor se acostumar logo", diz com uma intensidade contida.
"Tudo o que você era, a vida que tinha, as pessoas que conhecia... adeus."
Ela balança a cabeça e completa com um pouco mais de firmeza: "Não existe o antes. Só existem o agora e o que vem depois."
Alex provavelmente morreu para fazê-la passar do outro lado e essa tristeza contida pela perda dele é irrefreável e indelével, mas ela foi encontrada na Selva por Graúna, lá, todos possuem nomes estranhos e curtos, e na nova situação em que se encontra não há tempo para remoer a dor, ela precisa sobreviver...

Alternando narrações entre o "agora" e o "depois", a autora descreve fluentemente e com maestria uma nova garota, que precisará amadurecer, trabalhar e sobretudo sobreviver, porque na Selva, não há medicamentos e nem conforto, o muito é o pouco de que necessitam para viver. É interessante a forma que a autora uniu a narrativa até o elo final onde o momento será um só e crucial para um desfecho mirabolante.

Uma escrita extasiante em um universo distópico onde o amor é uma doença conhecida como deliria, onde grupos e associações lutam para extirpar esse mal, imunizando a sociedade com uma vacina que detém os sintomas, a pessoa será pareada (com um par, um casamento arranjado cientificamente) e viverá desfrutando de uma vida pacífica e submissa. Mas isso é o que a sociedade acredita, os inválidos e a resistência não, e tornam da vida organizada e planejada um verdadeiro pandemônio.

"Porque eu quero. Nem sei direito o que exatamente, mas a vontade está presente, assim como antes estavam o ódio e a raiva, no mesmo lugar. Mas isso não é um torreão. É um buraco infinito, que se estende à frente como um túnel; que segue até o fundo e abre um buraco dentro de mim." Pág. 232

Julian é um rapaz extremamente atraente, ele é um dos que tem data marcada para ser imunizado, mas ele sabe que provavelmente vai morrer, é o que acontece quando há falhas como no seu caso. Lutando por causas erradas na ASD ele descobrirá ao lado de Lena novas perspectivas e novos ideais, ele até já acha que tem deliria...


O livro me conquistou e ainda deixou uma ansiedade tremenda pelo terceiro e último volume desta série distópica incrível e extasiante! Será provável amar duas pessoas?



Trilogia Delírio
  1. Delírio
  2. Pandemônio
  3. Requiem*
* Não publicado no Brasil.




5 comentários

  1. Ansiosa para ler. Gostei muito de Delírio, mas o final me deixou triste. Não sei se o que acho vai se confirmar em pandemônio, mas se for, sei lá. A Lauren tem um jeito só dela de destruir nossos nervos no final dos livros. Enfim, esse novo personagem só me traz mais dúvidas, não dá para supor. Tenho que ler. Bjs

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. ohhh depois dessa sua resenha estou até pensando em ler o livro, confesso que não gostei muito do primeiro, mas depois de vc falar tão bem do segundo fiquei na duvida rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito booa a resenha, muita vontade de ler agora! enfim, eu gostei muito da historia que ja pretendia ler, agora vou ler msm!! vou ver quanto ta! kkk' bj's vlw!

    http://booksseriescookies.blogspot.com.br/ ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thaís.
    Me diz o que foi aquele final, hein?!
    Como se não bastasse o que a autora fez com a gente no final do primeiro livro, agora ela voltou a ser maldosa!! hehehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a série. Pandemônio é o livro que menos gosto, mas ainda assim gosto demais.
    Acho a escrita da Lauren maravilhosa.
    E como não se apaixonar pelo Julian e não ficar chocada com aquele final?
    Teve gente que não gostou de Requiem, mas eu amei.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!