Escrever sobre um Torneio de Poker ou participar dele? Os dois! - Viaje na Leitura

11/11/2013

Escrever sobre um Torneio de Poker ou participar dele? Os dois!


O sonho de quase todo jornalista é escrever um livro. Os que trabalham cobrindo os maiores torneios esportivos também tem o sonho recolhido (ou não) de participarem das práticas desportistas sobre as quais escrevem diariamente. O norte americano James McManus juntou os dois desejos e lançou o livro “Positively Fifth Street”, pela Picador Books.
Ele relata sua participação no torneio “World Series of Poker”, no ano 2000, quando estava trabalhando para a Harpers Magazine. Ele cometeu a quase insanidade de pegar todo o dinheiro que receberia para cobrir o evento e se inscreveu como mais um jogador. E não foi nada mal... Com o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos cobrindo campeonatos do gênero, ele chegou até a mesa final.
O livro é um exemplo de jornalismo “Gonzo”, ou seja, a mistura que alguns profissionais fazem entre a observação e a participação como objeto de suas reportagens. Tornou-se um gênero da profissão, contestado por muitos e adorado por outros, que veem nele o fim do distanciamento com o cerne das reportagens, trazendo maior veracidade nos relatos.


Jim McManus, que atualmente é professor de literatura em conceituados cursos de graduação, atribuiu seu sucesso a leitura de outros livros sobre o esporte mental e ao fato de já conhecer bem o torneio que pretendeu vencer. Ficou em 5º lugar, recebeu quase 250 mil dólares de premiação e multiplicou várias vezes o valor que investiu.
O autor tem outros livros publicados, mas este em especial o lançou a fama fora dos limites dos Estados Unidos. Também escreve livros de poesia e de ficção, além de reportagens para diversas publicações respeitáveis norte americanas como o The New York Times, a revista New Yorker e The Boston Globe, dentre outros.
É possível ouvir um trecho do livro na versão áudio book (inglês):



E baixar a versão E-book (que cobra a quantia de R$ 37,41para o download completo), por este link disponibilizado. É possível ter uma noção maior sobre o que é relatado, mas apenas na língua inglesa. Em português, somente na versão impressa, nas livrarias.


O livro descreve todo o torneio, com idas e vindas na história, falando minuciosamente sobre todas as jogadas que fez durante o torneio, sobre os bastidores e sobre a cidade de Las Vegas, onde tudo se desenrola. Dá pra sentir um pouco a amargura de ter perdido, apesar de ter chegado tão perto, mas até este aspecto é importante em seu relato. Quem não ficaria se remoendo, chegando aonde ele chegou?

O livro, em determinado momento, sai das animadas mesas de Texas Holdem e começa a relatar o assassinato de Ted Binion, proprietário de um cassino no mesmo local onde a competição se desenrolava. Fala sobre sua suposta assassina, uma stripper que seria namorada da vítima, juntando um elemento de romance policial à história, já tão interessante. Riqueza, romance, crime passional e aventura, tudo num livro só. 


3 comentários

  1. Apesar de ser um livro com bastante conteúdo, no momento não é o que estou procurando para ler e lendo. Mas, parece ser um livro bom.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia... Interessante!

    ResponderExcluir
  3. Uau, que resenha espetacular. Eu achei interessante, porém assim como "Oliveira" não é o livro que eu estou procurando para ler no momento.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!