[Resenha] Doctor Who: Shada - A Aventura Perdida de Douglas Adams - Douglas Adams, Gareth Roberts - Viaje na Leitura

07/04/2014

[Resenha] Doctor Who: Shada - A Aventura Perdida de Douglas Adams - Douglas Adams, Gareth Roberts



Sinopse - "Vista e cultuada em mais de 200 países, a série de TV Doctor Who é um ícone cultural britânico que conquistou mais de 70 milhões de fãs em 50 anos de aventura. O seriado acompanha o Doutor: um viajante misterioso, vindo do planeta Gallifrey, movido pelo desejo de explorar todos os cantos do tempo e do espaço. Um dos Senhores do Tempo, o Doutor é capaz de se regenerar para escapar da morte, mudando de corpo, rosto e personalidade. Com seus companheiros, humanos e alienígenas, ele protege a Terra e o cosmos contra perigos de todos os tipos. Shada reconta um episódio que nunca foi transposto para as telas de televisão, uma aventura “perdida” de 1979. Escrita pelo então editor de roteiros da série, Douglas Adams, o autor de O guia do mochileiro das galáxias, Shada traz a quarta encarnação do Doutor e sua companheira Romana II".


Minha opinião - É impossível não se apaixonar pelo livro. Para os fãs do Doctor Who e fãs da escrita de Douglas Adams, com seu enredo desconexo que se conecta de uma forma inesperada.

O livro é narrado em primeira e terceira pessoa e apresenta Skagra como vilão. Logo no início observamos que seus planos envolvem os maiores cérebros do Universo, então não pode ser algo muito bom né?


"Aos 5 anos, Skagra concluiu sem sombra de dúvidas que Deus não existia. A maioria das pessoas que chegam a tal constatação reage de uma das seguintes formas - com alívio ou desespero. Somente Skagra reagiu pensando: "Peraí. Isso significa que existe uma vaga disponível". (p. 11)


Enquanto Skagra coloca em ação seu plano, o leitor dá uma espiadinha em Cambridge, mais precisamente em Chris Parsons, um jovem de 27 anos graduado em Física e apaixonado por Clare Keightley.

Chris nem imagina que a sua vida terá um giro de 180 graus ao pedir um simples livro emprestado para o excêntrico professor Chronotis, um senhor que parece ter uns 80 anos localizado na estranha sala P14. Estranha por estar totalmente bagunçada, repleta de livros em todos os lugares... Bom, talvez isso não seja realmente estranho. Talvez seja o fato de existir uma cabine de polícia dentro de sua sala! Sim, é isso!

Chris pega alguns livros emprestado com o professor e no meio deles está, por engano, "O venerável e ancestral livro das leis de Gallifrey", um livro com origem diferente do planeta Terra. A partir desse instante, Chris terá que jogar todo o seu conhecimento sobre as leis de física para o espaço.

Nós contamos ainda com o bom Doutor e a Romanadvoatrelundar, a Romana para os mais íntimos.

Uma aventura intergaláctica deliciosa, com um enredo hilário e personagens inesquecíveis. Mesmo para aqueles leitores que não acompanham a série podem ler o livro sem receio. A história é engraçada e as lógicas apresentadas no livro desafiam a mente de qualquer um.

Divertido, inteligente, intrigante e cativante.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excelente. A capa desperta a curiosidade.


"Ainda estava usando o prático macacão branco do Think Tank, as acrescentara uma capa prateada e comprida e um chapéu também prateado e de abas largas; nessa civilização remota e não civilizada, o melhor era passar despercebido. E, em seu itinerário a pé nesta pequena conturbação conhecida como Cambrigde, logo notou que tinha tomado a decisão certa. Enquanto andava pelas ruas, vários primitivos chegaram até a exclamar palavras de saudação em sua direção, usando coloquialismos intraduzíveis tai como: "Ei, Disco-Tex, cadê as Sex-o-Letter?" e "Vai, bonitão" e "E aí, belezura!". Sim, estava obviamente passando por nativo em meio a esses animais". (p. 27)




Edição: 1
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581051994
Ano: 2014
Páginas: 352
Tradutor: Juliana Romeiro
Avaliação: 5/5
Skoob: Clique aqui


2 comentários

  1. Creio que sou uma das poucas que não conheço o Doctor Who. O livro parece ser bom, divertido e interessante. Se tiver oportunidade lerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem?
      Não se martirize, eu demorei muito para começar a assistir o Doctor Who, esperando para ter certeza de que não iria ser mais uma série "modinha"... O livro é super divertido e mesmo você não conhecendo a série, vale muito a pena conferir ;)
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!