Pegaí - Um Projeto de incentivo a leitura - Viaje na Leitura

23/06/2014

Pegaí - Um Projeto de incentivo a leitura



O Projeto Pegaí Leitura Grátis é uma iniciativa comunitária sem fins lucrativos. Consiste em receber doações de livros de literatura novos ou usados — como romance, contos e poesias —, restaurá-los, se necessário, e depois distribuí-los gratuitamente à população.

Pegada Cultural no Terminal Central de ônibus da cidade de Ponta Grossa

O Projeto “Pegaí – Leitura Grátis” é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criado na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, e mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura e que acreditam que os livros não podem ficar guardados na estante, privados de serem lidos, juntando poeira ao invés de disseminar conhecimento.

Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, a proposta do projeto é simples: propõe-se às pessoas que doem, peguem, leiam e compartilhem livros. 
Pegada Cultural na Feirinha do Produtor, em Ponta Grossa.

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, pode doar livros. O PEGAÍ aceita a doação de obras do “gênero literário” (poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios e todos os tipos de literatura). 


Leitores na estante do PEGAÍ

 As obras recebidas são catalogadas para que seu caminho nas mãos dos leitores seja acompanhado. E se o livro estiver “velhinho”, com as páginas caindo, não tem problema, ele é restaurado. Todas as doações recebidas são disponibilizadas, gratuitamente, para a população com o único pedido de que eles sejam devolvidos, assim outras pessoas podem desfrutar da mesma leitura. 

Voluntária Bruna Meller Schmidt


 

Voluntária Elaine Mayer


“Eu sempre quis fazer algo assim dentro da universidade, ter um local onde os acadêmicos pudessem deixar livros lidos e pegar outros. Então, em 2013, eu assisti uma reportagem sobre um grupo de motoboys que estava distribuindo livros em praças de São Paulo e pensei: se eles conseguem fazer isso, por que nós não podemos fazer também? Contei para alguns amigos o que tinha em mente e fui estimulado a iniciar o projeto”, conta Cerutti.



A maneira encontrada para transformar esse desejo em realidade foi criar a “Pegada Cultural”, um evento itinerante que ocorre sempre em locais públicos e com grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus, feiras, parques, supermercados e escolas. Aproximadamente 200 títulos, dos mais diversos gêneros literários, são disponibilizados em cada “Pegada”. Estes eventos são divulgados através da Fan Page do projeto no Facebook (www.facebook.com/ProjetoPegai). Além disso, algumas estantes fixas estão espalhadas em locais estratégicos da cidade.

Voluntários do PEGAÍ acompanham a estante nas “Pegadas” com o objetivo de explicar aos leitores como funciona o projeto, motivar a doação de livros e estimular a leitura. Hoje, o projeto tem o apoio de 72 voluntários, pessoas que disponibilizam um pouco do seu tempo para essa ação social. 

Voluntária Maria Angélica Dantas


Os leitores não precisam fazer cadastro algum para poder pegar o livro e ler, e a devolução pode ser feita em vários pontos de coleta espalhados pela cidade de Ponta Grossa.

Fazer com que os leitores entendam a necessidade de devolver os livros ainda é o principal desafio do projeto, mas que foi assumido por todos os envolvidos porque acreditam nessa iniciativa. “Espero plantar uma sementinha nas pessoas. A leitura é muito prazerosa, cria uma sociedade mais crítica, questionadora”, assinala o idealizador do projeto.

Desde julho de 2013, mais de 12 mil livros já foram entregues para os leitores em 42 “Pegadas Culturais”. Destes, 260 foram restaurados e 630 devolvidos depois de lidos.

O PEGAÍ - LEITURA GRÁTIS conta com a parceria de: Supermercados Tozetto, Gráfica i-Print, Gráfica Planeta, Gráfica Santana, Gráfica Inpag, Carbonar - Comunicação Visual, M2 Fotolitos, Maco Brindes, Livrarias Curitiba, Tolemax, Rádio Jovem Pan, Rádio T, Rádio Santana, Rádio MZ, Rádio Mix, Princesa FM, TV Educativa, TV Vila Velha, TV Guará, Jornal da Manhã, Expresso Princesa dos Campos, Viação Campos Gerais, KMM Informática, Linuxponta, Rotary Vila Velha, UQMarca, Ruraltécnica, WinPonta Informática, Adega Viva, Invicto Publicidade e Propaganda, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Produtora Zero Z.



Estantes Permanentes:


  • Supermercados Tozetto – Filiais: Jardim Carvalho, Oficinas e Uvaranas.
  • Correios - Agência Centro;
  • Ponto de Venda da Viação Campos Gerais - Terminal Central da cidade de Ponta Grossa;
  • Agência do Trabalhador;


Pontos de Coleta (doação e devolução de livros):

  • 2o Cartório de Protestos e Títulos - Cartório Carneiro; Agência do Trabalhador; 
  •  
  • Bibliotecas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Campi Central e Uvaranas, e Bloco L no Campus Uvaranas;
  • Correios - Agência Centro;
  • CREA-PR - Ponta Grossa;
  • Delegacia da Polícia Federal;
  • Padaria Brioche;
  • Padaria Deguste;
  • Ponto de Venda da Viação Campos Gerais - Terminal Central da cidade de Ponta Grossa;
  • Sesi Ponta Grossa;
  • Supermercados Tozetto – Matriz: Vila Estrela; e Filiais: Jardim Carvalho, Oficinas, Uvaranas.
Visite o site do Projeto: http://pegai.info/
Curta a Página no Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoPegai


Quer doar para esse projeto?

Envie para:

Projeto Pegaí - Leitura Grátis
Ac.: Idomar A Cerutti
Rua Comendador Miró, 1399
Centro
84010-160
Ponta Grossa PR

7 comentários

  1. oii, tudo bem?
    adorei o projeto. Devia ter mais ações de incentivo assim, são muito importantes.
    Bom sabe que aceita doações de qualquer lugar. Vou ver alguns que tenho em casa, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Beleza de projeto que merece ser copiado para outras cidades. Vou divulgar no blog.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Olha só que projeto bacana!!
    Acho que é uma ideia muito boa e fico na torcida para que se espalhe para outras cidades!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Que projeto mais legal! Bom saber que as pessoas ainda se importam em disseminar a cultura. Espero que as pessoas sejam honestas ao pegar os livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana esse projeto, espero que outras cidades tbm adotem pra ajudar a incentivar a leitura, as pessoas que pegam os livros tem que ajudar e devolver né, pq tem gente ruim nesse mundo que gosta de aproveitar da bondade das outras pessoas, é incrivel como tem gente cara de pau ¬¬

    ResponderExcluir
  6. Adorei o incentivo, um grande projeto. Se eu pudesse também seria voluntária, uma pena que é tão longe.
    Mas achei o trabalho digno de elogios e admiração.

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir
  7. Mas gostei que vocês ofertam a possibilidade de enviar livros.
    Parabéns mesmo pelo belíssimo trabalho

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!