[Resenha] "Tigana: A Voz da Vingança" - Tigana - Livro 02 - Guy Gavriel Kay - Viaje na Leitura

17/06/2014

[Resenha] "Tigana: A Voz da Vingança" - Tigana - Livro 02 - Guy Gavriel Kay




Sinopse - Numa tentativa de recuperar Tigana, sua terra natal amaldiçoada, o Príncipe Alessan e seus companheiros põem em prática um plano perigoso para unir a Península da Palma contra os reis despóticos Brandin de Ygrath e Alberico de Barbadior. Brandin é maquiavélico e arrogante, mas encontrou em Dianora alguém à sua altura e está hipnotizado por sua beleza e seu charme. Alberico está cada vez mais consumido pela ambição, cego a todas as ciladas a seu redor. Enquanto isso, o grupo de heróis viaja pela Península em busca de alianças que podem virar a batalha a seu favor. Alessan está mais dividido do que nunca, Devin já não é o rapaz ingênuo que era antes, Catriana apenas deseja redenção e Baerd descobre um novo tipo de magia. Conseguirá Tigana vingar a memória de seus mortos? Ninguém pode prever as perdas que sofrerão nem que fim terá esse embate. Sacrifícios serão feitos, segredos antigos serão revelados e, para que alguns vençam, outros terão obrigatoriamente que cair.


Minha opinião - "A voz da vingança" finaliza a disputa pelo poder que iniciou-se em "A lâmina na alma". Como os leitores devem ter percebido na sinopse, o foco principal desse segundo livro acabou sendo os personagens, o que trouxe a história para um patamar mais elevado, tornando essa longa jornada em algo sublime.

O livro possuí 10 capítulos, sendo que os dois primeiros fazem parte da parte 3 do livro "A lâmina na alma" e os demais integram a parte 4 - "O preço do sangue", que é a última da história.

Durante a leitura é possível conhecer o passado de muitos personagens e entender melhor a maneira como eles vêem o mundo. Mas o leitor que espera uma grande briga também não ficará decepcionado. Ela ocorre após muitos planos elaborados e frustrados, muitas disputas pelo lado dos homens, sendo que alguns tem motivos realmente nobres e outros nem tanto.

Um dos pontos que realmente teve destaque no livro foram as personagens femininas: Dianora e Catriana. As duas demonstraram para todos o que é ser um verdadeiro líder, colocando suas necessidades pessoais de lado e sendo capaz de arriscar tudo pela liberdade do povo.


"Ela manteve o olhar firme no dele, escuro e calmo, enquanto finalmente falava as palavras que a colocariam em seu caminho derradeiro, que o colocavam, a ele e a todos eles, os vivos e os mortos, os nomeados e os perdidos, naquele caminho; enquanto, amando-o com seu coração destruído, ela mentia". (p. 206)


Da mesma maneira que o livro anterior, "A voz da vingança" traz ao leitor questões para refletir sobre o comportamento humano, sobre o caráter, lealdade e até mesmo amizade.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excelente. Não há mais o mapa no verso da capa ou da contracapa, e é a única diferença encontrada em relação ao trabalho realizado no livro anterior. A capa é linda, a figura feminina no centro parece ser um adesivo, da mesma forma que o personagem masculino da capa do livro 1.


"Naquele momento, o medo a tocou com uma mão gelada, mas, um segundo depois, já havia sumido. Ela sentiu seu coração acelerado se acalmar, e então diminuir ainda mais. Uma profunda tranquilidade tomou conta dela. Logo depois, não sem seu fardo de tristeza, veio a aceitação. Naquela manhã, tinha saído da saishan procurando aquela certeza". (p. 82)

Série Tigana

  1. A lâmina na alma
  2. A voz da vingança

12 comentários

  1. Oi Carol, tudo bem? Não li nenhum dos livros, mas gostei muito da sua resenha. Inclusive eu estava até com saudades de vir aqui no viaje na leitura.

    Abraços
    Lu
    Apaixonada por Romances Numa oportunidade, passa lá e me visita... Comente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, por aqui está tudo ótimo e com você?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha.... Seja bem-vinda de volta ao Viaje ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Personagens como a Catriana e a Dianora que me fazem ter vontade de ler a cada dia mais. A série parece bem interessante, e que bom que a editora escolheu uma capa bem bonita, ficou muito amor !
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mylane, tudo bem?
      O livro possui personagens femininas fortes e interessantes. A capa combinou bastante com o enredo e ficou muito bonita mesmo..
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  3. Livro bem diferente né?
    Adorei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia, tudo bem?
      É uma duologia bem diferente mesmo, que vale a pena conferir!
      Obrigada pelo comentário..
      Bjkas

      Excluir
  4. É uma das séries que sempre me chama a atenção. Se tiver oportunidade vou lê-la sim. E pela sua resenha a história cresce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem com você?
      Eu gostei bastante da duologia principalmente por isso. O crescimento dos personagens é palpável e torna o enredo muito interessante.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  5. Tenho lido boas resenhas a respeito desta série, e confesso que quando vi a capa do primeiro volume já me interessei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?
      Esse livro é ótimo para os fãs do gênero. Se você curte esse tipo de história, precisa ler rs
      Bjkas

      Excluir
  6. Gostei da resenha, vou ver se consigo o primeiro livro dessa série, pq gostei, achei interessante, a capa desse segundo é mais bonita que o primeiro *-*

    ResponderExcluir
  7. Sempre bom pegar um livro excelente que trata de forma racional sobre o comportamento humano, sobre amizade e afins. Tão bom pegar um livro que nos faz refletir, não apenas ler uma história sem tirar proveito em nossa vida.
    Com certeza leria a série.

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!