[Viaje na Entrevista] Luiz Henrique Batista - Viaje na Leitura

06/08/2014

[Viaje na Entrevista] Luiz Henrique Batista

Olá viajantes!
Vocês conhecem o autor Luiz Henrique Batista? Eu e a Carol fizemos uma resenha dupla do livro "Os Doze Guardiões da Luz" e como queríamos saber mais sobre o autor, entramos em contato com ele e gentilmente ele nos concedeu esta entrevista. Vem conferir!


1. Você lembra se houve um “momento” ou acontecimento que fez com que você se interessasse em escrever?

O pontapé inicial veio de uma professora que elogiou muito um texto que lhe mostrei, o qual acabou premiado em um concurso literário da região. Daí veio outras premiações e com isso comecei a levar a escrita mais a sério.

2. Quando você começou a escrever “Os doze guardiões da luz”, como você encarou o mercado literário nacional?

Esse é um cenário bem assustador para quem está começando porque as dificuldades são muitas e a ajuda é pouca. A falta de informação também é um problema: muita gente quer publicar um livro, mas quase ninguém sabe como. A confiança no meu trabalho foi o que me fez seguir em frente!

3. Como foi que surgiu a ideia para criar personagens baseados nos doze signos do zodíaco? Fale um pouco sobre a pesquisa realizada na caracterização desses personagens.


A ideia surgiu enquanto assistia ao filme “Coração de Tinta – O Livro Mágico”. No filme há um vilão chamado Capricórnio, mas que não tem nada a ver com o signo. Pensei: como seria um vilão baseado nesse signo? Imediatamente visualizei o personagem e quis usá-lo. Percebi, então, que poderia criar um personagem para cada signo, e logo o que era para ser apenas uma história curta tomou as proporções de um livro.

4. Dentro os personagens de “Os doze guardiões da luz”, existe algum que seja o seu favorito? Por quê?

Difícil dizer, pois realmente gosto de todos eles, principalmente por conhecer suas trajetórias e histórias de antes dos acontecimentos de “Os Doze Guardiões da Luz” (algo que pretendo compartilhar com os leitores à medida que a série progride). Alguns deles eram pessoas muito diferentes e quero que os leitores saibam disso.

5. Sabemos que o livro faz parte de uma série, quantos livros serão e quando pretende lançar a continuação?

Não sei ao certo quantos serão. Qualquer coisa entre quatro e sete. Quanto à continuação deste, deverá ser lançada em 2015.

6.  Existe um projeto futuro em andamento? Se sim, poderia falar um pouquinho sobre ele?

Tenho uns rabiscos de coisas que não sairão da gaveta tão cedo. Quero contar histórias de muito antes desse primeiro livro, e de antes da chegada dos Guardiões ao mundo de Gaia. No momento, porém, meu foco é contar a história que já está em andamento.

7.  Você acredita que blogs e sites de literatura ajudam na divulgação de um livro?


Acredito que toda forma de divulgação é válida. Escritores iniciantes têm tão pouco espaço para divulgar seu trabalho que qualquer ajuda é preciosa. O boca a boca ainda é uma forma de divulgação poderosa, mas para as pessoas falarem do seu livro primeiro elas precisam saber que ele existe!

8.  Quais seus autores favoritos? Qual gênero gosta mais de ler?

Leio quase todo tipo de ficção, mas o que mais gosto de ler é fantasia medieval (revelação chocante, eu sei!). Um de meus autores prediletos no gênero é o brasileiro Leonel Caldela, cuja obra me tornou um leitor assíduo e me inspirou a escrever fantasia. Sem seu livro “O Inimigo do Mundo” não haveria “Os Doze Guardiões da Luz”.

9.  Se pudesse mudar o mercado literário nacional, o que faria?


Daria mais ênfase na e valorização da literatura nacional moderna. Ainda é difícil (mesmo com o apoio de uma editora) fazer seu trabalho chegar às mãos dos leitores. Há muitos livros e pouco espaço para divulgação. Felizmente, essa é uma mudança que parece já estar acontecendo, ainda que aos poucos.

10.  Deixe uma mensagem para nossos leitores e para aqueles que desejam ter um livro publicado.

Agradeço a todos os que dedicaram seu tempo à leitura de “Os Doze Guardiões da Luz” e peço apenas um pouco de paciência, pois o melhor ainda está por vir.

Aos aspirantes a escritores, apenas um conselho: escrevam! Livros não se escrevem sozinhos, são frutos de muito trabalho e dedicação. De nada adianta uma ótima ideia e o sonho de ser escritor se você não colocar o esforço necessário para que esse sonho se concretize.
 
 Obrigado Luiz Henrique pela entrevista!
 
 

Espero que tenham a oportunidade de ler o livro! Vocês podem adquirir nas melhoras livrarias, lojas virtuais, ou autografado entrando em contato com o autor:
 




13 comentários

  1. Achei bem interessante, o que mais me fez sentir atraído pelo livro é a ideia de criar um personagem para cada signo... Achei bem interessante, já está na lista dos livros que "DEVO comprar" xD

    Daniel Santos | Cabana Literária
    www.cabanaliteraria.tk

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a entrevista, parabéns!
    Não conhecia o autor ainda e foi bem bacana saber um pouquinho sobre sua trajetória e processo criativo.
    Uma das coisas que achei mais interessantes foi o fato dele "descobrir" a vocação por meio de um elogio de professora (e também ganhar um concurso, o que não é pouca coisa). Quando a validação vem de fora, é um indício bem forte de que realmente há talento!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Entrevista otima!!! Adorei as perguntas, foram inovadoras e super bem respondidas. Aliás, autores nacionais são super atenciosos e isso realmente é um dos aspectos que me faz preferir os livros nacionais. Parabéns pelo trabalho ao autor e ao viaje. Adorei a entrevista e estou louco para ler o livro.

    Bruno Valério

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa entrevista!
    Não conhecia o livro nem o autor, fiquei curiosa com seu livro.
    Achei bacana a ideia de criar as personagens venha do filme Coração de Tinta – O Livro Mágico, que amo livro e filme. <3

    ResponderExcluir
  5. Achei legal a entrevista, eu no colegio amava escrever e sempre tirava boas notas..mas não levei a serio, bom saber que um elogio e alguns premios o incentivaram a continuar a escrever.
    Concordo com ele , hoje um autor consegue lançar o livro mas a divulgação é muito pouca, as editoras lançam mas não investem na propaganda, uma pena,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    Não conhecia o autor e nem o livro,então foi ótimo saber sobre ele.
    Adorei o fato da grande ideia dele surgir quando ele estava assistindo "Coração de tinta"
    pois sou apaixonada por esse filme.E imagino o quanto é difícil ser um escritor iniciante
    nesse imenso mercado literário,mas ainda bem que ele não desistiu e encontrou a ajuda
    necessária resultando nesse lançamento maravilhoso.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu só conheci o livro lendo a resenha aqui no blog, antes nunca tinha nem ouvido falar. E foi a resenha que me deixou com vontade de conhecer o livro.
    Concordo que a literatura nacional não é muito valorizada, mas é bom que isso está mudando um pouco agora :)
    Gostei bastante da entrevista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa entrevista ^^ O autor parece ser mesmo um amor de pessoa!!! Já tinha visto muito sobre esse seu livro, só não fazia ideia de que teria continuações. Me deixou ainda mais entusiasmada para ler. Essas aventuras sempre me deixam contente, e se colocasse uma pitada de romance no meio ia ser meu book do coração!!! =D

    Bjs, e quando puder passa lá no meu blog que tá pra inaugurar.

    MiL Rios||

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia o livro, nem o autor. Mas já gostei do livro por saber que os personagens são inspirados nos doze signos do zodíaco. Mas saber que a série pode ter entre quatro e sete livros já me desanima, não gosto muito de série, ainda mais séries grandes.
    Gostei de conhecer mais do autor na entrevista =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oii, , eu nao conhecia o livro , e nunca tinha ouvido falar do autor , mais confesso que o livro parece ser bem interessante , ja me animei um pouco por os personagens ser inspiados em signos ! parece ser legal , mais estou fugindo de séries por agr , quem sabe até 2015 eu ja esteja livrese de algumas séries ! pois concerteza irei querer conhecer sua obra ! e foi otimo saber mais sobre o autor , te desejo muito sucesso !

    ResponderExcluir
  11. Já "conhecia" o autor de resenhas em outros blogs e gosto disso, de pessoas terem características baseadas em signos... sempre penso em Os Cavaleiros do Zodíaco hahahahaha

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia nem o autor nem o livro , mas simplesmente adorei esse livro, e adorei entrevista que legal que essa coisa de escrever surgiu no colégio, pois geralmente é no colégio que por sermos "obrigados" a ler e fazer trabalhos acabamos perdendo o interesse nisso que na verdade não é ruim e por vezes pode até ser divertido.

    ResponderExcluir
  13. Super legal essa entrevista! É sempre bom conhecer um pouco mais dos autores, especialmente um autor nacional! Sucesso!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!