[Resenha] Ronda da noite - Patrick Modiano - Viaje na Leitura

17/04/2015

[Resenha] Ronda da noite - Patrick Modiano



SinopseResponsável por trazer para o Brasil, na década de 1980, a obra do francês Patrick Modiano, a Rocco volta a oferecer ao leitor brasileiro três dos mais emblemáticos romances do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2014, que voltam às prateleiras em nova e sofisticada edição. Inspirado na história real de dois colaboracionistas, Henri Lafont e Pierre Bonny, Ronda da noite acompanha a arriscada trajetória de um narrador-protagonista que trabalha simultaneamente para a Resistência e a Gestapo, na sombria Paris ocupada pelos nazistas, e coloca uma questão crucial: como se tornar traidor, como não ser? A nova edição traz posfácio assinado pelo escritor Flávio Izhaki.






É incrível como alguns autores conseguem em poucas palavras colocar tanta força e significado em seu texto. "Ronda da Noite" faz parte da chamada “Trilogia da Ocupação”, composta ainda pelos romances La Place de l’Étoile (1968) e Les Boulevards de Ceinture (1972). A história se passa na França durante a Segunda Guerra Mundial, onde um jovem narrador anônimo conta como é a sua vida de agente duplo. Ser informante da Gestapo da Resistência. Segundo o narrador, ele se vê encurralado nesse papel e começa a divagar sobre sua culpa e tenta apaziguá-la ao ter dois protegidos: Coco Lacour e Esmeralda.
Durante toda a leitura, temos uma visão bem caricaturada dos personagens. O senhor Philibert, o Khédive e tantos outros, apresentam características exaltadas, como seus gostos caros e dispendiosos, as orgias e a falta de preocupação com o sofrimento da população.
Essas caricaturas representam uma boa parte da sociedade da época, o que leva ao leitor a uma grande reflexão da condição humana.

"O disco para. Eles se espalham sobre os divãs, as almofadas, as poltronas. Méthode abre uma garrafa de conhaque. Os irmãos Chapochinikoff saem da sala e reaparecem, com bandejas carregadas de copos. Lussatz enche-os até a boca. "Brindemos, caros amigos", propões Hayakawa." (p. 12)


Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788532501578
Ano: 2014
Páginas: 128
Skoob: aqui
Avaliação: 5/5

Para auxiliar na compreensão: A Gestapo foi criada em 26 de abril de 1933, na Prússia, a partir da Polícia Secreta Prussiana. No início, era apenas um ramo da polícia prussiana, conhecida como "Departamente 1A da Policial do Estado Prussiano". A Gestapo era a garantia do completo domínio da população pelo Partido nazistaEla foi a polícia política da Alemanha nazista; criada em 26 de abril de 1933 por Hermann Göring e reorganizada em 1936 por Reinhard Heydrich, passou sob o controle de Heinrich Himmler em 1934Esta polícia funcionava sem tribunal, decidindo ela mesma as sanções que deviam ser aplicadas. Tornou-se célebre primeiramente na Alemanha, e depois em toda a Europa ocupada, pelo terror implacável de seus métodos. A Gestapo representou o arbítrio e o horror das forças nazistas. A sua sede ficava na rua Prinz-Albrechtstrasse, em Berlim - onde há um museu sobre a sua história. Um dos métodos de atuação de seus membros era disfarçando-se de operários e indo "trabalhar" nas fábricas; lá, eles aguçavam os outros operários para uma revolta contra o governo, a polícia secreta passava uma lista onde os operários que estavam a favor assinavam seus nomes. Durante a noite os operários que assinavam a lista recebiam uma visita de alguns policiais fardados e com um botton de um crânio e uma águia de ferro no quepe. No dia seguinte o operário era substituído por outro, pois ninguém mais o via. A Gestapo também era famosa pelo jogo de "gato e rato" que fazia com todos aqueles que julgava suspeitos. Em outras palavras, jamais prendia alguém imediatamente; mas estimulava suas supostas atitudes subversivas, para pegar não somente um suspeito mas, se possível, todos aqueles que com ele tivessem ligação. Fonte: aqui











6 comentários

  1. Carol!
    Os livros ambientados durante as guerras sempre chamam minha atenção por uma época que não vivemos, mas sabemos dos horrores, principalmente na 2ª guerra onde a Gestapo cometeu barbaridades.
    O livro chamou demais minha atenção e sua análise me deixou curiosa pela leitura.
    Bom final de semana!
    “O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.” (Alexandre Herculano).
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      É uma leitura rápida, porém de conteúdo denso e complexo. As caricaturas descritas, a maneira como o ambiente é apresentado, tudo isso e muito mais permite ao leitor uma profunda reflexão.
      Bjkas

      Excluir
  2. Tenho me interessado pelos livros sobre a Segunda Guerra Mundial! Ainda não conhecia esse.... Fiquei curiosa...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi K, tudo bem?
      Espero que venha nos contar sua opinião sobre o livro caso resolva realizar a leitura.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi, Carol!
    Não costumo ler história inspirada na vida real, nenhuma até hoje despertou meu interesse... Não gostei dá sinopse desse livro, acho que é porque o livro não faz meu estilo de leitura.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, tudo bem?
      Quem sabe os próximos livros apresentados por aqui não despertem mais a sua atenção?
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!