[Resenha] Num piscar de olhos - Teodora Kostova - Viaje na Leitura

05/05/2015

[Resenha] Num piscar de olhos - Teodora Kostova


Sinopse - Stella passou por grandes perdas em sua vida. Lidou com a morte muito jovem e com a saudade da sua melhor amiga, que foi morar na Itália com a mãe. Quando a vida está começando a entrar nos eixos, a notícia de que ela está com câncer a deixa novamente sem chão. Após o doloroso tratamento, os médicos acreditam que Stella está finalmente recuperada e ela decide passar um tempo em Gênova, na Itália, para reencontrar sua prima e melhor amiga, antes de retornar ao médico para fazer o exame que determinará se ela está realmente curada. O que ela não imaginava é que a Itália vai lhe dar uma nova razão para viver.
Max se apaixona por Stella à primeira vista, mas conquistá-la não será fácil, já que há muita coisa que pode mantê-los separados para sempre. Após muita luta, Max finalmente vence sua resistência e conquista seu lugar ao lado da mulher que ama. 
Mas será que Max e Stella serão fortes o suficiente para lutar não só por seu amor, mas também por suas vidas?



No epílogo temos as explicações sobre a família de Stella. Em um dia normal na família, a jovem Stella Quinn de apenas 14 anos de idade está esperando seu pai, seu irmão mais velho, o Eric e seu tio voltarem de um jogo. Sua mãe, Hellen e sua tia Nikki estão em casa depois de um longo dia de compras bem divertido. E Num piscar de olhos... tudo mudou...  Um grave acidente de carro destrói essas duas famílias. Nikki, amiga de décadas de Hellen, não suporta mais ficar em Londres e leva sua filha Lisa para a Itália poucas semanas depois. Novamente, a vida de Stella e Hellen mudam num piscar de olhos. Mas as duas são fortes e determinadas e juntas, continuam superando os obstáculos. Quando Stella faz 18 anos idade é diagnosticada com câncer de fígado e por dez meses ela passa por inúmeras cirurgias, tratamentos e quimioterapia. Após a terceira cirurgia, Stella decide irá passar o verão em Gênova, com sua prima Lisa e aproveitar a vida. Ela quer ir para um local onde desconhecem sua história para curtir um romance de verão. E assim essa linda história tem início....

O local: Gênova foi descrita como um local paradisíaco e desafio a qualquer leitor que finalizar essa obra, não ficar com vontade de ir visitar o local. As cores, aromas e sabores saltam das páginas. A simpatia do povo, a beleza da população, o amor pela vida. Tudo isso e muito mais é apresentado de forma apaixonante. A arquitetura local, a história, seus vinhos. Somos arrebatados por tudo.

Os personagens:
Stella é uma jovem de 19 anos muito madura devido as circunstâncias. Bonita, inteligente e leal, tudo que ela quer é viver. A sua generosidade e preocupação pelo próximo é tocante. O passado deixou marcas profundas, como o medo de andar de carro e dirigir, mas também o medo de perder mais alguém. 

"Você tem que amar algo ou alguém; não importa se é romântico ou não, mas se você não tem nada que ame em sua vida, então você está perdido. Danificado... Você precisa ter um sonho, caso contrário, o que te fará seguir em frente? Sem um sonho, é como você estivesse andando constantemente em um túnel escuro e sem luz no final dele. E você precisa de sorte, é claro, porque sem ela, as coisas não dão certo, por mais que você tente". (p. 288)

Massimo ou Max tem 22 anos de idade e é o melhor amigo de Lisa. É sedutor, extremamente sexy e protetor. Seu sonho é ser arquiteto e para isso tem dois empregos, inclusive de salva-vidas na praia. Quando ele ama é para valer. Não existem meio-termos. Ele é intenso e arrebatador.

"Uma buzina soou à distância e, quando Stella voltou-se para o mar para olhar o enorme navio que tinha produzido o som, seu olhar ficou preso em uma cena tão bonita que a pitoresca praia empalideceu em comparação. Um salva-vidas estava emergindo da água, seu calção laranja grudava em suas pernas e água pingava e escorria por ele todo. Ele balançou a cabeça para se livrar de parte da água em seu cabelo e Stella sentiu como se tudo começasse a se mover em câmera lenta - pequenas gotas de água deslizavam do pescoço em direção ao seu peito largo e braços musculosos, passando pela tatuagem desenhada em seu ombro direito, e continuava até embaixo, seguindo por seu peito e no abdome tanquinho, finalmente se perdendo na sua cintura. Parte de outra tatuagem estava aparecendo na parte de cima, do lado esquerdo do seu quadril, o resto do desenho escondido. Sua pele dourada e bronzeada brilhava ao sol e ele movia-se com tanta graça que uma pantera poderia ser considerada desajeitada ao lado dele". (p. 23/24)

Lissa é prima de Stella. As duas não se veem desde a morte de seus pais. Atualmente estuda História da Arte na Universidade de Gênova, além de trabalhar em uma galeria e ainda dar aulas. Ama o que faz, é uma artista de coração e muito talentosa. Também é muito protetora com aqueles que ama, principalmente com sua prima, pois sabe de sua condição. É divertida, mas tem os seus momentos sombrios, graças a um grande segredo.

Gia é a irmã de Max e faz parte do grupo. É uma chef talentosa e educada, porém não é tão carismática. Ela tem uma história interessante junto com outro personagem do livro (torcendo para que a Teodora Kostova escreva outros livros e torne isso uma série!)

Beppe é o amigo de infância de Max. Totalmente irresistível para as mulheres, só precisa sorrir ou dançar que tem uma fila delas querendo sua atenção. É divertido, adora provocar o Max e sabe exatamente que botões apertar. Por trás da fachada de festeiro, é um homem de conteúdo e complexo.

Enredo/ Trama/ Narrativa e História: O desenrolar dos acontecimentos é linear e conciso. Foi bem desenvolvido e as cenas são claras. A história é emocionante, pois ao alterar a perspectiva da narração entre Max e Stella, o leitor consegue compreender seus temores e sentimentos. O leitor por sua vez, desde o epílogo, retêm informações que um ou outro personagem em determinado momento não faz ideia e ficamos com vontade de contar ou auxiliá-los para evitar prováveis mágoas.

A escrita da autora: é fluida, leve e direta. Não há excessos de adjetivos ou características, de forma que até mesmo as descrições dos locais, alimentos e sabores são claros.

A autora ainda nos apresenta um prólogo muito especial, pois tem uma passagem de tempo de mais de uma década e em primeira pessoa.

Revisão/ Diagramação/Layout e Capa: A editora arrasou no trabalho. O fundo é acinzentado, o rodapé é diferente e existe detalhes no meio do texto. A capa é linda e ao mesmo tempo consegue passar muita profundidade.

"Num piscar de olhos" é uma linda história de amor, superação e segundas chances.

"Eu não quero ser capaz de me apaixonar, porque tenho medo que meu coração seja quebrado de uma maneira ou de outra". (p. 91)

Edição: 1
Editora: Charme
ISBN: 9788568056110
Ano: 2015
Páginas: 396
Skoob: aqui
Avaliação: 5/5 S2


9 comentários

  1. Oi, Carol!
    Num piscar de olhos parece ser apaixonante, gosto de histórias com narrativas fluída e direta, nada de enrolação! A capa é linda, e o primeiro trecho que você colocou também, é tão cheio de sabedoria! Gosto de protagonistas decididos como o Max, que não tem meio-termo, intensos! Os personagens secundários parecem ser interessantes!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oieeeee,
    O livro parece ser legal, confesso que no começo da resenha fiquei confuso com o nomes dos personagens, demorei para saber quem é quem kkkkk
    A capa é bem chamativa, e a história interessante.
    posso sim ler esse livro qualquer dia desses

    ResponderExcluir
  3. Primeiro tenho que dizer que essa resenha foi muito bem escrita. O que mostra que realmente você adorou o livro.Quanto a história achei muito boa, e o fato de a personagem ter Cancer deixou a história mais sutil e mais complexa ao mesmo tempo. hehehe
    Gostei da história e torço e pelo Max e pela Stella.

    ResponderExcluir
  4. Além da história me dá a impressão de que o leitor irá começar a leitura e não conseguirá parar de ler, o que eu gostem também foram dos personagens, pois eles parecem ser apaixonantes! A resenha ficou ótima! ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro livros onde a personagem faz alguma viagem >.<
    Gostei muito da resenha, a história parece ser muito boa mesmo e eu amei esse trecho da pág 288 <3 O livro já entrou para minha listinha! haha
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  6. Carol!
    Nossa! Quanto sofrimento... fiquei até triste, acredita?
    Agora o fato do livro ser ambientado em Gênova muito me agradou, porque descendo de italianos e tenho a maior vontade de conhecer, nem que pelos livros, todos os locais italianos.
    Semaninha cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A capa é lindíssima, mas não curto sick-lit. As histórias podem ser lindas, sobre superação, amor e tudo o mais, mas eu não gosto. Doenças terminais, curáveis ou não curáveis... Chego a achar mórbido.

    ResponderExcluir
  8. Hello Carol!
    Adoro um romance e esse pelos pontos positivos da sua resenha me parece que é muito bom. Achei a capa bonita, adoro qdo os detalhes fica em vermelho.
    Até hoje nao li nenhum livro que o lugar tenha sido Gênova, acho que vou gostar.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  9. deve ser um historia muito bem escrita e bem emocionante, adorei os quotes, a resenha, o livro, a capa resumindo gostei de tudo,por isso nem resta duvidas que eu vou ler ainda mais um livro ambientado na italia.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!