[Semana da Amizade] Resenha - Plutão - R.J. Palácio - Viaje na Leitura

20/07/2015

[Semana da Amizade] Resenha - Plutão - R.J. Palácio

"Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades, valem um esforcinho a mais"
Sinopse
O romance Extraordinário, que conta a história de Auggie, um garotinho de feições incomuns que enfrenta muitos desafios por causa de sua aparência, tem encantado leitores do mundo inteiro desde seu lançamento, em 2012. Na sequência desse best-seller adorável, a autora R. J. Palacio lançou o e-book O capítulo do Julian, no qual o leitor teve a oportunidade de conhecer melhor o menino que liderou a cruzada de bullying contra Auggie. Agora, Palacio mostra um pouco mais de outro personagem em um novo e-book exclusivo: Plutão, que traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman.
Alternando entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos, Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

“Uma história rara, com o poder de abrir os olhos — e o coração." Publishers Weekly
Exclusivo em E-book | Compre On-line



Hoje em dia, amigos estão escassos. Amigos verdadeiros estão quase extintos. O dia da amizade é comemorado no dia 20 de Julho, mas acredito que ele venha para reforçar aquilo que não devemos jamais esquecer: valorizar o nosso amigo(a). Devemos tê-lo em todos os momentos, bons e ruins, cultivar a amizade com palavras de otimismo, incentivo e esperança.

Vocês conhecem a história do livro Extraordinário de R.J. Palácio certo? Plutão, também do mesmo autor, foi lançado recentemente pela editora Intrínseca apenas na versão digital, é um conto pequeno e reflexivo, todos devem ler!

"Às vezes, as amizades são difíceis."

Plutão é o conto de Chris, amigo de infância de Auggie, o menino extraordinário. O leitor irá compreender pela visão de um garoto na pré-adolescência as dificuldades em se ter um amigo diferente, por que nem sempre as pessoas são compreensivas, e na maioria das vezes, elas são cruéis.

A história é bem intensa, os sentimentos de Chris são bastante típicos de garotos da sua idade, quando ainda não sabe o que querem e não valorizam os conselhos dos pais.

Sempre esquecido, pede para a mãe que volte à casa e traga à escola, seu exercício de matemática, seu trombone e um short para a educação física. Mas, a mãe não aparece. Ele perde as tarefas importantes, perde notas e também que, a vida nem sempre nos dará novas oportunidades, porém, ele teve sorte.

É um conto sucinto, narrado com precisão e com mensagens através dos acontecimentos dentro do contexto. Chris tem a oportunidade de recomeçar, principalmente a amizade com Auggie que há muito fora esquecida. Durante a leitura, lembrei-me de momentos da minha infância, das amizades formadas pelas mães, como da mãe de Auggie e Christopher, o quanto a amizade significa, o quanto ela tem valor e muitos só percebem quando não possuem o amigo mais, ou somente fala com ele quando mais precisa, e ainda assim aquele amigo verdadeiro, como Auggie foi, aguenta o desaforo e reata o laço da união.

Mais do que uma simples história, Plutão enfatiza valores há muito esquecidos, não existe dinheiro que compre uma verdadeira amizade, os verdadeiros amigos você conhece nos momentos mais difíceis, amigos verdadeiros não abandonam, não deixam a distância e nem as diferenças separá-los. Eu recomendo muitíssimo a leitura! Uma reflexão valiosa para o dia da amizade e para os demais dias do ano!

Obrigada aos meus amigos, por me aturarem, por serem meus amigos!













2 comentários

  1. Vou querer ler o conto, mas preciso ler extraordinário primeiro, valeu a dica Thais!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da história e dos valores que nela foram abordados. Eu tinha lido a resenha e preferi só comentar quando tivesse lido o livro... pois bem. Li o extraordinario e plutão na mesma semana pelo kindle. gostei da leitura. Super recomendo para todas as idades.Leitura rápida e super fluida.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!