[Resenha] Escolhas - Cristina Valori - Viaje na Leitura

07/09/2015

[Resenha] Escolhas - Cristina Valori


SinopseQuem determina o que é certo ou errado? Como saber qual caminho seguir? O que nos garante a certeza de ter feito a escolha correta? Será que a razão deve prevalecer ou seguir o coração é sempre o melhor? Você conseguiria viver sabendo que as suas decisões podem mudar tudo? Por que o destino as vezes nos testa? Para Fabiana nada poderia mudar a sua história. Ela sempre teve esta certeza, até que a vida provou que nem sempre é fácil decidir qual rumo tomar. Que o seu coração é quem comanda e a guiará para a decisão correta. Em um sábado como outro qualquer, Fabiana se vê diante de uma situação que mudará a sua estrutura, deixando-a com dúvidas sobre a sua, perfeita, vida. Ela será obrigada a fazer a sua escolha, quando o destino exige uma decisão. Como não se entregar ao verdadeiro amor? Como viver sem se sentir culpada? E por quê? Porque ela estava sendo testada daquela forma? Essas e outras perguntas começaram a fazer parte do seu dia a dia, desde o momento que resolveu seguir os seus sentimentos.
E você? Faria o que? Seguiria o seu coração?



A história se passa em São Paulo e é narrada em primeira pessoa, inicialmente apenas por Fabiana, mas após a página 125 temos capítulos narrados por Gustavo e por seu marido.

Fabiana é uma mulher de 30 anos, mãe de três filhos, casada com um homem amoroso e que tem tudo o que se pode imaginar para ser feliz. Porém, um dia, ela vai acompanhada do marido, da cunhada e do cunhado realizar uma nova tatuagem e ao se deparar com Gustavo, o tatuador, tem o que chamamos de amor à primeira vista. E é recíproco, pois Gustavo deixa claro o interesse em Fabiana.

A trama, a partir desse momento, gira em torno das escolhas feita por Fabiana, que fica dividida entre abandonar a sua família e investir nesse novo amor ou manter-se fiel e comprometida com sua família.

Particularmente, por causa da temática, Fabiana não me conquistou. A maneira como ela lidou com esse amor à primeira vista e suas Escolhas não me fizeram sentir empatia pela protagonista. 
Isso não significa que o livro é ruim. Pelo contrário, ele é muito bom. A autora utilizou a narrativa em primeira pessoa para aproximar o leitor dos sentimentos dos personagens, suas dúvidas e ações. É uma trama muito bem estruturada, com um enredo bem desenvolvido e que consegue emocionar o leitor. 

Um detalhe muito interessante que a autora inseriu na obra é o fato de que só conhecemos o nome do marido de Fabiana bem mais pra frente na leitura. Inicialmente, por conta de seus sentimentos (culpa, arrependimento e compaixão), ele é chamado de meu marido por Fabiana. 

Outro detalhe que chama a atenção no livro é o fato de que toda a jornada de Fabiana é acompanhada de uma trilha sonora (Aerosmith!) e letras de música, que vão indicando seu estado emocional e seus sentimentos.


Fabiana é uma mulher que se encontra em uma situação complicada. É receosa, mas percebo que seus principais receios são relacionados por conta do que os demais irão achar de sua atitude. Essa preocupação extrema com a opinião de seus pais e irmãos, deixa a impressão de que ela não é muito decidida. Suas escolhas tem um peso muito grande na vida dos demais e sua indecisão é frustrante em muitos momentos. 

Gustavo é extremamente passional. Do momento em que coloca os olhos em Fabiana age totalmente guiado pelo coração e tem uma história pessoal também complicada
O marido é um homem extremamente apaixonado pela Fabiana e seus filhos. É o tipo de homem que as mulheres desejam, pois tenta, sempre que possível demonstrar seus sentimentos e mimar aqueles que ama.

Como toda boa história de amor, "Escolhas" traz personagens complexos e imperfeitos. Alguns são guiados pelo coração, outros pela razão, mas no final das contas todos percebem que seus atos impactam a vida daqueles que estão a sua volta.

Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora realizou um ótimo trabalho. A fonte tem um ótimo tamanho, a diagramação está simples mas muito bonita. Foram encontrados dois errinhos (nas páginas 129 e 167), mas nada que interferisse na compreensão do texto.


Edição: 1
Editora: Qualis editora
ISBN: 9788568839003
Ano: 2015
Páginas: 254
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5 


6 comentários

  1. Carol!
    Um triângulo amoroso e com protagonista em dúvida, a meu ver é um livro comum... não que não goste deles, ao contrário, mas é que ando querendo coisas novas, leituras mais eletrizantes.
    “O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      Entendo bem o que quis dizer. Às vezes é bom alternarmos o tema das nossas leituras ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi, Carol!
    Não leiria Escolhas porque além da história possuir triângulo amoroso, algo que não curto, não gosto de protagonistas indecisas, sem falar que a trama não me convenceu.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, tudo bem?
      Quem sabe os próximos posts tragam livros que despertem o seu interesse?
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  3. O livro parece até ter uma história bacana e um romance bonito, mas a questão da originalidade fica devendo. E com tantos livros que eu quero comprar, esse não me chamou tanto a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, tudo bem?
      Entendo bem o que quer dizer...
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!