[Resenha] Aconteceu no Século Vinte - Daniel de Carvalho - Viaje na Leitura

20/11/2015

[Resenha] Aconteceu no Século Vinte - Daniel de Carvalho


SinopseVocê vai conhecer a história de um jovem que repentinamente perdeu tudo que possuía de bom na vida.Chegou à miséria absoluta e,mais que tudo,perdeu a identificação com a sociedade! E você acompanhará sua intensa busca pela recuperação da felicidade perdida.Nessa busca,três histórias se intercalam,parecendo inicialmente nada terem em comum.Mas aos poucos,você perceberá as fortes relações entre elas até um final surpreendente e emocionante! Jeremias nasceu em São Paulo em 1940.Viveu a infância e a juventude imensamente feliz junto à família.Os costumes daquela época são relembrados com muita nostalgia e romantismo. Tornelli, um jovem de boa formação, perde sua família em um acidente aéreo e fica sozinho no mundo.Sem aptidões para tocar os negócios de seu pai, acaba perdendo todos os bens da família.Surgem doenças nervosas que o impedem de continuar trabalhando.Aos poucos,ele cede ao álcool e às drogas que o transformam num mendigo.Um sacerdote e um neurologista se empenham em recuperá-lo para uma nova vida.Ramalho sobe o rio Moa,no Acre,e vai lecionar numa estranha aldeia isolada nas selvas,a qual lhe reserva muitas surpresas e aventuras.Na viagem,ele conhece uma jovem da qual não consegue esquecer-se.

Daniel de Carvalho conseguiu criar uma obra que despertam inúmeros sentimentos no leitor. Essa foi a sensação que tive ao finalizar a leitura de "Aconteceu no Século Vinte".

Conforme a sinopse explica, a trama gira em torno de três perspectivas diferentes, divididas em 66 capítulos. Inicialmente somos levados para a cidade de São Paulo - Janeiro de 1970, onde um estranho cambaleante em meio a uma tempestade terrível é dado como morto, porém, em uma reviravolta impressionante, descobre-se que ele tem uma condição médica que faz com que ele pareça morto. Só que o desconhecido tem uma história pessoal complexa e com a ajuda de um médico e um padre, ele começa a se recuperar.

Também em São Paulo, só que no ano de 1945, somos apresentados a uma família: os pais Edmundo e dona Julieta e as crianças Alaíde, de 10 anos, e Jeremias, de 5. O leitor acompanha as traquinagens de Jeremias, as amizades com os garotos da rua, a euforia familiar com o primeiro rádio e os pequenos momentos que significam tanto em uma vida.

E somos transportados também para o Acre de 1973, através do professor Ramalho, um homem que tem tantos segredos no seu passado e procura uma forma de se redimir, indo até a Aldeia da Mata, um local isolado, para ensinar. 

São tantas aventuras, tantas lembranças que a obra torna-se um lembrete das preciosidades da vida. Dos sorrisos, das borboletas no estômago, das amizades, das perdas, da dor e da superação.

A primeira vista o livro pode assustar um pouco por conta do número de páginas, mas o leitor pode se tranquilizar. A obra é fluida e o avançar das páginas ocorre de forma despercebida.

A escrita do autor é embalada pela forma como ele enxerga as interações humanas. Os romances, que começam com um sorriso, um aceno e declarações. Os atos mais simples que desempenham um grande impacto nas vidas alheias.

"Aconteceu no Século Vinte" é um romance, mas também um testemunho de uma vida cheia de altos e baixos. Da força que o ser humano tem em se reerguer várias vezes e nunca desistir. É uma obra que fala dos verdadeiros laços de amizade, da lealdade e da generosidade das pessoas.

Edição: 1
Editora: Baraúna
ISBN: 9788579231353
Ano: 2010
Páginas: 714
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5

Onde comprar: clique aqui


Um comentário

  1. Carol!
    Livros assim me fazem embarcar em uma reavaliação pessoal da vida.
    Sem contar que imagino poderemos encontrar um cenário bem naturalista e conhecer um pouco sobre o norte do nosso país.
    Fiquei interessadíssima na leitura desse livro.
    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!