14/03/2016
[Resenha] Loucas de Pedra: As loucuras que elas fazem e eles adoram - Emílio Boechat
SinopseMulheres são os alvos preferidos de assaltos em faróis, sequestros relâmpagos e revendedoras da Jequiti. LOUCAS DE PEDRA é uma coletânea de textos de humor escritos entre 1991 e 2015 pelo dramaturgo Emilio Boechat (autor das comédias CAMILA BAKER, EU ERA TUDO PRA ELA & ELA ME DEIXOU, O SOL ESTÁ QUENTE & A ÁGUA ESTÁ ÓTIMA, TUDO DE MIM e LULUZINHAS entre outras; além de já ter escrito para TV novelas como OS MUTANTES, BELA A FEIA, REBELDE, PECADO MORTAL e OS DEZ MANDAMENTOS). Em todos os textos as mulheres são protagonistas de situações cotidianas capazes de deixar qualquer uma delas louca da vida. Com uma pitada de absurdo e exagero e um final sempre surpreendente, problemas bem femininos são abordados de uma maneira original, inteligente, leve e divertida. Tem a mulher que vive fazendo plásticas; a que está sempre adiando o dia de começar a malhar; a que pensa que seu filho é uma estrela de TV; a que sonha em roubar o emprego da chefe; a que se preocupa demais com a segurança da filha; a que adora o Clube das Mulheres; a que afirma ter sido presa por um crime que não cometeu; entre tantas personagens engraçadas, mas nada frágeis.
Onde comprar?
Roteirista da novela e do filme Os Dez Mandamentos (TV Record), Emílio Boechat presenteou-nos com uma coletânea fantástica: Loucas de Pedra.
A coletânea possui um enredo contemporâneo com vários temas abordados, narrado em sua maior parte em diálogos, os leitores conhecerão personagens cativantes, engraçados, marcantes e muito loucos. São mulheres modernas e despojadas de cultura, são conversas sobre o cotidiano, assuntos sobre o existencialismo, cenas que envolvem o leitor em diversas perspectivas.
O bom humor é constante nos textos desse livro, parece claramente que estamos assistindo a uma novela:
"Nos especializamos em dietas. Lançam uma nova, corremos para experimentar. Já fiz todas.Na dieta das fases da lua, eu só comia quando a lua mudava de fase. Na da banana, só comia banana. Na dieta dos dias ímpares, só comia nos dias ímpares. Na dieta do alfabeto, só comia o que começava com a letra do alfabeto daquele dia. É claro que nos dias do w, x, y e z a gente passava fome mesmo. Também fiz a dieta das sopas, a dieta das proteínas, a dos carboidratos etc., etc., etc. Todas as dietas têm algo em comum: você passa fome, acaba comendo muito mais depois que termina e no final, está pesando mais do que quando começou a dieta." (Sobre dietas e Matemática)
Alguns textos possuem temas mais complexos e polêmicos, ainda assim, é quase impossível não rir das situações, como quando duas freiras confabulavam no leito de um moribundo, assuntos nada apaziguadores. E Lucrécia que está de saída para a academia e se depara com um contratempo? E, será que podemos discordar?
"Tá certo que, por outro lado, algumas popozudas estão investindo em escrever biografias. É claro que há os que preferissem que elas continuassem tirando a roupa pelo bem da literatura."
Algumas dessas mulheres são terrivelmente exageradas, o leitor tem a nítida sensação de estar assistindo a um espetáculo, aliás, o livro daria ótimas peças. Todos os textos são narrados com desenvoltura e extrema habilidade, os que possuem diálogos, tem também as sensações entre parênteses, sentimo-nos como se estivéssemos vislumbrando os acontecimentos.
Leve, engraçado e espetacular, uma obra escrita com maestria e desenvoltura, neste livro você encontrará mulheres de todas as espécies: com "Mania de Grandeza", tem as "Hippies", tem também "mãe de artista mirim", "mãe super protetora", aquelas que preferem passar o dia na "Clínica de Estética", "Na Academia", fora as "Mulheres à beira de um ataque na praia" I e II. Se você quer saber mais "Sobre a Balança", "Sobre mulheres dirigirem mal", "Sobre trocar de roupa", "Sobre o medo", "Sobre o mercado de trabalho", "Sobre você não estar gorda e sim gostosa", "Sobre trabalhos curiosos", "Sobre listas", "Sobre cachorros", "Sobre mulher objeto", "Sobre o reinado das anoréxicas", "Sobre Dietas e Matemáticas", "Sobre Sexo", saber a história da "Agnes e Dominique contra a Seita do Dragão Branco", que fim levou "Thelma e Louise", se compadecer da que teve que lidar com "A Volta do marido Pródigo", conhecer "Escrava Isaura Sado Masô" e refletir com "Lilian e a Medicina Ayurveda - ou você é o que você come". Em suma, 27 histórias que te farão rir e concordar com muitas delas.
Recomendo a leitura para o público-alvo feminino acima de 16 anos, e também aos homens que querem compreender o universo complexo desse ser.
Demonstrando que tem vocação e aptidão, Emílio Boechat conquistou-me com sua escrita, leve, fluída e intrigante. Recomendadíssimo!
Conheça o autor:
Não deixe de acompanhar a Página no facebook.
Conheça o autor:

Oi, Thaís.
ResponderExcluirO livro pareceu bastante interessante e fiquei curiosa para conhecer essas mulheres. Gosto muito de livros que abordam os problemas femininos de uma forma mais bem humorada, o que me pareceu ser o caso.
O engraçado é que você colocou o extenso currículo do autor e eu percebi que não conheço absolutamente nenhum desses programas ou novelas. Bom, mentira minha, já ouvi falar da tal novela dos Mandamentos, mas saber que o autor do livro foi o roteirista, acabou me desanimando a ler o livro, sei lá porque...
Beijos
Camis - Leitora Compulsiva
Oi Camis,
ExcluirO livro é divertidíssimo e nos descreve muito bem, de uma maneira ousada, digamos assim. Eu não vejo TV há anos, mas assisti aos episódios de Os Dez Mandamentos no Netflix e gostei muito, nem parecia uma novela, o autor do livro tem essa habilidade, de escrever como se estivéssemos vivenciando cada cena!
Beijos!
Oi Tha,
ResponderExcluirNão sabia que o roteirista da Novela Os dez mandamentos escreveu um livro tão engraçado, a premissa parece ser bem divertida, a novela era a minha predileta.
Bjs
Hey!
ResponderExcluirThais, eu amo livros assim, com vários textos. Eu não conhecia o autor, confesso, mas fiquei encantada com a premissa do livro. Sua resenha me deixou instigadas em conhecer as histórias dessas mulheres.
Um beijo enorme! <3
Cheiro de Livro Nacional
Oi Dai,
ExcluirQuando ler me diga o que achou!
bjs
Olá,
ResponderExcluirNão sabia, para mim é uma novidade e amei!!
Adoro histórias leves e engraçadas, gostei bastante de saber que parece que estamos assistindo uma novela.
Vou colocar na minha lista e obrigada pela dica.
beijosss
Thaís,
ResponderExcluirNormalmente não me interesso por contos ou coletãnea de textos, mas confesso que sua resenha me conquistou, pela intensidade presente nos textos e o toque de humor. Obrigada pela sugestão de leitura!
beijos!
Anna
Olá Anna,
ExcluirQue bom que curtiu, depois que ler me diz o que achou!
Bjss