[Viaje na Entrevista] Ana Ferrarezzi - Viaje na Leitura

23/05/2016

[Viaje na Entrevista] Ana Ferrarezzi





Conheçam na entrevista de hoje a autora Ana Ferrarezzi, autora de O Velho Vestido de Noiva, Alma Gêmea, Imprevisibilidade e outros livros.

1.Quem é Ana Ferrarezzi?

Sou Psicologa, Artista Plástica, Escritora. Também sou amante das artes, manifestações culturais e, principalmente, do folclore brasileiro.

2. Como surgiu seu primeiro livro? E os demais? Sempre quis escrever?

Comecei a escrever sem qualquer intenção de publicar um livro. No entanto, as histórias foram crescendo, ganhando espaço, ganhando importância e decidi publicar os livros porque não senti que havia outra opção. Eles já haviam ganhado vida e não poderiam ficar engavetados.
Meu primeiro livro escrito não foi o primeiro livro publicado. O primeiro livro que escrevi foi “Entre o Sol e a Lua” da Série Esmeralda. Como o livro contém muita informação folclórica e, como o romance é bem fantasioso, tive mais trabalho para terminá-lo pois demandou muito mais atenção aos detalhes.
O livro O Velho Vestido de Noiva, Alma Gêmea e Imprevisibilidade escrevi rapidamente. Levaram em média 3 meses para terminar, cada um.

3. Você escreve todos os dias?

Dependendo da inspiração, escrevo ou pinto. Quando não há inspiração, me afundo em leitura.


4. Em relação ao mercado literário, acredita que os autores nacionais tenham mais dificuldades em apresentar seus manuscritos? O que poderia facilitar na seleção dos originais?

É lógico que há editoras fechadas, aquelas que não recebem manuscritos de autores iniciantes, mas em geral, não há tanta dificuldade quando o material é envolvente e a narrativa é gostosa de se ler. O grande problema não é publicar. Na minha opinião é exigido que o autor invista em seu trabalho para que ele tenha alguma chance de se destacar em meio a tantos livros publicados mundialmente. O autor não deve esperar qualquer lucro inicial no primeiro ano. Ele deve trilhar uma meta a longo prazo e não se desmotivar com as barreiras que certamente encontrará no meio do caminho. Há também diversos concursos literários que visam ajudar e são uma ótima alternativa do autor iniciante mostrar suas ideias, sua criatividade e sua técnica.

5. Publicar um livro exige muito do escritor? Para você, quais as qualidades que um escritor(a) deve ter para ingressar no mercado literário?

Publicar exige tanto que as vezes me vejo perguntando o que me leva a permanecer trilhando esse caminho. É uma carreira difícil, com muita concorrência, muitas críticas, muito investimento de tempo. Não é uma carreira fácil.
Acredito que um escritor deve publicar somente quando ama o seu projeto. Não deve, a princípio, visar o lucro. Se ele não consegue se envolver completamente com o seu projeto, ninguém irá.
Ele deve ser o maior crítico de seu trabalho. Mais ainda, deve procurar críticos que sejam duros. Na grande maioria, os amigos não são bons candidatos para esse trabalho porque ficam com medo de ofender. O autor deve procurar profissionais e deve ter uma habilidade enorme em lidar com frustração. Ele tem que ter em mente que o livro é um produto que será oferecido ao mercado e deve ser tratado com profissionalismo.
Por fim, Seu livro será lido, será valorizado, mas pode (ou não!) se tornar um “best seller”. Com o tempo, se não houver notícias sobre o livros, ele deixa de existir para o mercado. É necessário que o autor esteja preparado para sempre investir muito tempo e recursos para manter o livro vivo no mercado.

6. Você acredita que blogs e sites de literatura ajudam na divulgação de um livro?

Eles se mostraram essenciais para divulgação do meu trabalho.

7. Quais seus autores favoritos? Qual gênero você lê mais?

Gosto de ler romances históricos, dramáticos e fantasia. Leio muito. Geralmente não sou muito fiel a um autor. Prefiro comprar um livro quando a sinopse me agrada, mas posso citar alguns autores fabulosos como Raquel de Queiroz, Loretta Chase, Bella Andre, Vladimir Nabokov, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade, dentre muitos outros...

8. Quais seus livros favoritos? E por quê?

Nesse momento estou fascinada pela obra de Raquel de Queiroz “O Quinze”. Também posso eleger a obra de Loretta Chase “O Príncipe dos Canalhas” e a obra de Anthony Burgenss “Laranja Mecânica”. Também não sou fiel a obras. Hoje, estou elegendo essas obras como favoritas. Amanhã serão outras.
No entanto, gosto de livros com personalidade. Não consigo terminar um livro quando a história não me envolve e quando a narrativa não está bem escrita.

9. Como vive atualmente e como o hábito de escrever se encaixa na sua rotina?

Sou escritora, mas ainda não tenho condições de viver da minha escrita. Por isso tenho uma carreira em paralelo. Tendo a ver o hábito de escrever como um hobby. Pois isso escrevo a noite, aos finais de semana, nos tempos livres.

10. Fale um pouco sobre seu próximo projeto.

Em breve será lançado o primeiro livro da Série Esmeralda. Inspirado nas diversas lendas e nos contos brasileiros e na mitologia Guarani, a série narra o romance entre Jaci e Guaraci, entidades da Lua e do sol, que se reencontram após 500 anos separados. Uma história fascinante que dá vida a personagens folclóricos conhecidos como o Saci, Cuca, Boto e Icamiabas. E também dá vida a personagens ainda pouco conhecidos como Tau, Kerana, os Sete Monstros Lendários, Mairata, dentre outros.
A série tem, a princípio, quatro volumes e promete encantar aqueles que gostam de ler romances de amor intenso que misturam a fantasia e a ficção científica.
Nesse momento estou trabalhando com outros dois livros. Não posso contar muito sobre eles, mas segue uma dica:
Um deles é a continuidade do livro "O Velho Vestido de Noiva". Um romance realista, cujo enredo é denso que une luta luta em aceitar o seu passado, as suas escolhas e aquilo que não se pode mudar. Um livro que traz temas fortes como de prostituição, luta contra o vício das drogas, e fantasias que alimentam e que intoxicam a alma
O outro romance é do estilo fantasia. O que acontece quando o Corpo Seco, uma entidade folclórica presa na árvore chamada Ubundo se apaixona e decide fazer com que todos os desejos de sua amada se tornem realidade? Um enredo divertido, surpreendente. Aqueles que leram o Livro Alma Gêmea certamente ficaram interessados em ler esse novo livro!

Mais sobre a autora:


ANA FERRAREZZI nasceu recentemente, no Rio de Janeiro, aos 40 anos. Ela é psicóloga, artista plástica e escritora, tudo ao mesmo tempo. Ora alimenta-se da beleza retratada por detrás das artes, ora inspira-se nos folclores e nos contos. De uma forma única, Ana os mistura e constrói algo novo e intrigante. Ela possui um estilo interessante. Seus enredos são envolventes, bem-humorados e capazes de transportar o leitor a um mundo completamente novo.



Os livros da autora estão à venda nas livrarias físicas, onlines e também em seu site, com descontos e brindes!



Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!