[Resenha] As leis de sucesso dos Pilotos de Guerra - Robinson Farinazzo - Viaje na Leitura

25/06/2016

[Resenha] As leis de sucesso dos Pilotos de Guerra - Robinson Farinazzo




Sinopse

O trabalho executado na aviação de combate desenvolve preciosas lições no tocante a análise de riscos, planejamento, recrutamento e treinamento de pessoal, organização corporativa, liderança de impacto, gestão de projetos e boa governança. 
Conheça este seleto grupo de profissionais e traga estes ensinamentos para seus negócios e sua vida!

Onde Comprar?

Amazon | Saraiva | Clube dos Autores
 
Minha opinião:

As leis de sucesso dos Pilotos de Guerra é o primeiro livro de não-ficção que leio sobre aviação, que além de parafrasear momentos impactantes da nossa história e da história da aviação, traz reflexões originais, advindas de experiências reais e do progresso da aviação.


No primeiro capítulo, Robinson Farinazzo parafraseia a história da Primeira Guerra Mundial, um feito na verdade, quando um impetuoso piloto de guerra quebra regras violando três leis que ele mesmo criara:
  1. Não persiga alguém sobre as linhas inimigas
  2. Não voe baixo e,
  3. Não voe sozinho (sem cobertura do piloto de ala).
Através desse primeiro marco histórico, o autor explana a lei nº1 dos pilotos de combate: Nunca trabalhe contra você mesmo. A partir desta lei, ensinamento fundamental dessa obra, devemos aprender a evitar a autossabotagem, um erro que ao ser negligenciado pode destruir todos os outros projetos, ainda neste mesmo tópico, Farinazzo cita três atitudes que devemos evitar, que com certeza evitaria o pouso fatídico de Richthofen naquela época.

Em diversos contextos, o autor introduz o leitor às leis que comparadas e extraídas das experiências boas e ruins da aviação, fazem muito sentido, lições essas que ficarão para sempre na memória do leitor. 

"E há uma máxima muito conhecida (e sábia) na aviação militar que diz o seguinte: no combate aéreo, aquilo que você não vê irá matá-lo."
"Nenhuma inovação permaneceu estática e intocada de forma permanente, pois se você não tirar o melhor dela ou aperfeiçoa-la o concorrente o fará e ficará em vantagem sobre seu produto."
Periodicamente, devemos rever nossas estratégias perante a vida, repensar nossas atitudes e ver o que tem funcionado e o que deve ou não ser retirado de nossas vidas, algumas vezes devemos inovar, seguir em frente, em outras, será necessário retroceder, para então avançar.

Lei número 20: Por mais que nos apaixonemos por um projeto, é necessário a serenidade de reconhecer o ponto em que o mesmo começou a perder sua eficácia tecnológica e precisa ser substituído por outro.
Destaquei essa lei, porque o autor menciona isso em várias formas (aviões, TVs), tecnologia em geral que também precisa ser substituída e melhorada com o tempo, essa lucidez, permite-nos enxergar além dos tempos, adquirir novas competências e habilidades em todos os campos e setores de nossa existência.

Poderia discorrer mais sobre a obra, mas poderia dar spoilers e a leitura, cabe ao leitor desvendar sozinho. Posso afirmar apenas minhas impressões:

A narrativa é fluente, concisa e coerente, como as histórias são diversas e em diferentes contextos não é nem um pouco cansativa. Acreditei que não iria me empolgar muito por ser um livro diferente do que estou acostumada a ler, no entanto, deparei-me com uma história original, repleta de ensinamentos valiosos e que a partir de agora fazem parte do meu repertório, fiquei extasiada com tão incrível e inteligente leitura! Que tal incluir em sua vida as leis de sucesso dos pilotos de guerra? Recomendo!





Acesse as redes do autor e saiba mais sobre seu livro:


Um comentário

  1. Oi, Thaís.
    Eu não costumo ler não-ficção. Na verdade não leio livros de não-ficção, porque leio bastante jornal! rs...
    O livro parece muito bem feito e com certeza, quem curte o gênero, terá uma ótima leitura!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!