[Divulgação] Semana #Loney - O terror psicológico - Viaje na Leitura

18/07/2016

[Divulgação] Semana #Loney - O terror psicológico





Essa semana a Editora Intrínseca está promovendo a Semana #Loney e a proposta é discutir alguns dos temas recorrentes na obra. Hoje iremos comentar sobre o terror psicológico.



Sinopse - Quando os restos mortais de uma criança são descobertos durante uma tempestade de inverno numa extensão da sombria costa da Inglaterra conhecida como Loney, Smith é obrigado a confrontar acontecimentos terríveis e misteriosos ocorridos quarenta anos antes, quando ainda era criança e visitou o lugar.À época, a mãe de Smith arrastou a família para aquela região numa peregrinação de Páscoa com o padre Bernard, cujo antecessor, Wilfred, morrera pouco tempo antes. Cabia ao jovem sacerdote liderar a comunidade até um antigo santuário, onde a obstinada sra. Smith crê que irá encontrar a cura para o filho mais velho, um garoto mudo e com problemas de aprendizagem. O grupo se instala na Moorings, uma casa fria e antiga, repleta de segredos. O clima é hostil, os moradores do lugar, ameaçadores, e uma aura de mistério cerca os desconhecidos ocupantes de Coldbarrow, uma faixa de terra pouco acessível, diariamente alagada na alta da maré. A vida dos irmãos acaba se entrelaçando à dos excêntricos vizinhos com intensidade e complexidade tão imperativas quanto a fé que os levou ao Loney, e o que acontece a partir daí se torna um fardo que Smith carrega pelo resto da vida, a verdade que ele vai sustentar a qualquer preço. Com personagens ricos e idiossincráticos, um cenário sombrio e a sensação de ameaça constante, Loney é uma leitura perturbadora e impossível de largar, que conquistou crítica e público. Uma história de suspense e horror gótico, ricamente inspirada na criação católica do autor, no folclore e na agressiva paisagem do noroeste inglês. 

Terror ou horror psicológico é um gênero de ficção desmembrado do horror. A diferença é que no horror padrão o medo é derivado do sentimento de nojo e repulsa ao sangue e à violência, enquanto no psicológico o temor é gerado a partir da vulnerabilidade da mente humana a alguma situação ou alguma sensação desconfortável psicologicamente, geralmente por uma situação implícita ( Fonte).

"Loney" é uma obra densa e definitivamente está carregada com horror psicológico. Algumas das cenas possuem descrições vívidas que causam grande impacto.

"Chegamos a uma clareia e de fato uma pilha de lenha queimada e cinza branca com restos de algum animal por cima. De início, pensei que ele talvez pudesse estar vivo, pois sua pele parecia estar se movendo, mas quando cheguei mais perto vi que meramente fervilhava de moscas e besouros saqueando sua barriga". (p. 135)

"De dentro de um capuz escuro, um crânio de ovelha polido com cera pendia do pedaço de corda que alguém havia amarrado no galho, seus olhos de bola de sinuca colidindo contra o osso. O restante do corpo, conforme descobrimos quando o padre cutucou-o com um graveto, era feito de sacos de areia e madeira revestidos por um grosseiro cobertor de lã". (p. 135/136)


"A lebre escoiceou com as patas traseiras uma, duas vezes, tentando livrar-se da mandíbulas agarradas à sua nuca, mas, um segundo depois, era um corpo flácido, enquanto o cão rasgava o seu pescoço e mastigava a sua garganta". (p. 246)





Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!